10 maneiras inteligentes de reaproveitar restos de alimento

Colunas

Com o reaproveitamento de alimentos você pode economizar até 20% do seu orçamento mensal e ainda ajuda o planeta.

Segundo dados do Instituto Akatu, o Brasil é o quarto maior produtor de alimentos do mundo. A triste notícia é que um terço dos alimentos produzidos é jogado fora. Diariamente 39 mil toneladas de alimentos são destinados para o lixo, quantidade suficiente para alimentar cerca de 19 milhões de brasileiros com as três principais refeições diárias (café da manhã, almoço e jantar).

Pensando em evitar o desperdício, é necessário buscar alternativas para o reaproveitamento dos alimentos que sobram das refeições. Para te ajudar nessa tarefa, a estudante de nutrição Yolanda Lopes da Silva preparou 10 maneiras inteligentes para você reutilizar os restos de alimento. O legal é que com o reaproveitamento você pode economizar até 20% do seu orçamento mensal:

  • Tomate: Sabe as pontas do tomate que você tira e joga fora? Se batidas com um pouco de água e extrato de tomate você tem um belo molho. Para isso você precisa higienizar bem o tomate antes de cortar, retirar as pontas, guardar em um saquinho e congelar. Para utilizar não é necessário descongelar, somente bater no liquidificador;
  • Arroz: As sobras de arroz podem virar um bolinho, lasanha de arroz, arroz de forno ou risoto;
  • Feijão: Sobrou feijão? Que tal fazer um delicioso Tutu? Outras opções são: Feijão Tropeiro e Sopa de Feijão;
  • Frango: Pode ser desfiado e reutilizado em tortas, pizzas, risoto;
  • Leite: O leite talhado pode render um delicioso doce de leite;
  • Pão duro: Você pode batê-lo no liquidificador e preparar uma farinha de rosca. Torradas e Bolinhos de Carne feitos com pão também ficam deliciosos!
  • Carne e Ovos: Uma farofa fresquinha pode ser preparada com as sobras de carnes e ovos;
  • Cascas: As cascas de melão, melancia, abacaxi, jabuticaba, banana e laranja podem virar uma deliciosa geleia. Confira uma receita no final da matéria;
  • Sementes: As sementes das frutas e legumes também podem ser reaproveitadas. Ao triturá-las no liquidificador e misturá-las com linhaça é possível fazer uma farofa rica em fibras, vitaminas e minerais. Outra opção é torrá-las no forno e usá-las como lanches rápidos, nutritivos e saudáveis durante o dia;
  • Compostagem: Outra coisa que você pode fazer com as cascas, sementes, borra de café e chás e cascas de ovos é a compostagem, uma técnica de fabricação de adubo orgânico, ecologicamente correta e totalmente econômica.

Além do reaproveitamento, uma dica importante é você cozinhar e se servir apenas com a quantidade necessária para seu consumo evitando que os restos do prato acabem indo para o lixo. E busque sempre comer na janta ou no outro dia o que sobrou nas panelas da refeição.

Na hora das compras também é preciso cuidado. Compre apenas a quantidade necessária para o consumo evitando que alimentos estraguem na geladeira ou despensa. Verifique a data de validade de cada produto para não comprar uma grande quantidade de um alimento que está próximo de vencer.

Fonte: https://www.dicasdemulher.com.br/10-maneiras-inteligentes-de-reaproveitar-restos-de-alimento/

RECEITA DA SEMANA

A COZINHA DE FLAVIO MAGALHÃES

Seguindo a temática da coluna de hoje temos uma receita que mudará muito o seu desperdício no café da manhã.

Confiram a receita e tirem suas dúvidas perguntando qualquer coisa!

Doce de casca de melão

Ingredientes:

  • Casca de um melão médio
  • 1 pauzinho de canela
  • 2 cravos
  • Açúcar
  • Água

Lavar e cortar em pedaços a casca do melão (a parte amarela e a branca) e cozinhá-las com água suficiente para cobrir os pedaços de casca totalmente.

Cozinhe até que a parte branca se desfaça.

Coe em pano limpo, fino, espremendo bem para tirar todo o suco.

Para cada copo de suco obtido, acrescentar um copo de açúcar.

Acrescente a canela e os cravos e leve novamente ao fogo para ferver até chegar ao ponto desejado.

Guarde na Geladeira por 60 dias.

CHILLLI GASTRONOMIA – MARKETNG, FOTOGRAFIA E CONSULTORIA.

Essa nova empresa que tem como os sócios eu, o fotografo Kildery Alves e o design Matheus Rodrigues iniciou suas atividades na última segunda feira e já fechamos contratos com a Panificadora 2001, a Ideal Frutas, a Filé e Complementos, XeroBom Restaurante, a U7 lanches e a CH pescados em Icapui.

Sabe aquele temperinho que estava faltando na sua empresa?

INAUGURAÇÃO DO FIC FRIO NOVA BETÂNIA

Como estávamos prevendo a inauguração será no dia 7 de Dezembro a partir das 17:00. A loja fará um Open House na segunda dia 4 de Dezembro somente para convidados com cardápio aberto.

PROJETO FINA CARNE

Ainda no mês de Dezembro teremos a abertura de uma casa especializada em carnes nobres no Nova Betania. Fiquem de olho nas nossas postagens que anunciaremos a data.

CEIA DE NATAL, ANO NOVO E CONFRATERNIZAÇÕES

Ainda temos algumas datas abertas para o serviço de Personal Chef em Domicilio com Cardápios Exclusivos incluindo Intolerantes a Lactose, glúten e tantos outros. Esse serviço é todo personalizado e profissionalizado com pessoal extremamente treinados por mim. Nossa equipe conta com barmans, Cozinheiros, Auxiliares, Segurança, Recepcionista e eu como seu Chef exclusivo por 1 dia.

Contatos do Chef

Instagram: FLAVIO MAGALHAES GASTRONOMIA

Telefones: 084 9 8869-7300 whatsapp

084 9 9640-0540

Comentários

comentários

Flávio Magalhães

Flávio Magalhães

instagramSiga-nos @mossoronoticias