Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Vigilância Sanitária realiza fiscalização em lojas do Estação Shopping

Foto: Divulgação

Neste sábado (25), a equipe de plantão da Vigilância Sanitária realizou mais uma ação de fiscalização para verificação do cumprimento das normas e medidas de prevenção da Covid-19.  Desta vez, os fiscais visitaram as lojas do Estação Shopping, também conhecido como Shopping Popular, que funciona na esquina da Avenida Alberto Maranhão, com a Rua Dr. João Marcelino. O funcionamento do centro comercial está prevista o plano gradual de abertura do comércio em Mossoró, no entanto os lojistas do local devem cumprir uma série de medidas de segurança para reduzir o risco de transmissão e contaminação com o novo coronavírus. adSenseBoxX Um dos fiscais da Vigilância Sanitária presentes na ação, Miguel Borges, explica que a equipe está visitando os estabelecimentos que reabriram na última semana, como box e galerias, orientando os lojistas e clientes sobre como deve ser o funcionamento desses locais. “Entre as exigências está o uso imprescindível do álcool 70%, tanto para clientes como para funcionários, limitação de 1 pessoa a cada 5m² em cada loja, utilização da máscara ininterruptamente ao longo de todo horário de funcionamento ou permanência no local, evitar aglomerações, continuar realizando vendas através de meios eletrônicos como internet e telefone, para tentar evitar a circulação de pessoas”. Miguel Borges afirma que algumas irregularidades foram verificadas, mas com as orientações os donos dos estabelecimentos estão se adequando. “Estamos diariamente fazendo esse tipo de fiscalização, e vai continuar em outros estabelecimentos e locais da cidade. Ontem estivemos no Shopping Liberdade visitando todas as lojas, para que a população em geral se conscientize que este é um momento de evitar sair de casa, e caso seja realmente necessário sair tomar todos os cuidados indicados, para que possamos sair dessa pandemia”, ressalta.

Prefeitura anuncia reabertura gradual de igrejas e templos religiosos

Foto: Arquivo/MN

A Prefeitura de Mossoró anuncia a reabertura gradual de igrejas e templos religiosos para o próximo dia 29 de julho. De acordo com o Decreto 5.744, esses locais devem seguir regras definidas em protocolo municipal que estabelece diretrizes como distanciamento entre fiéis e ocupação interna. De acordo com o Art. 3º “fica a Secretaria Municipal de Saúde autorizada a adotar as medidas necessárias para cumprimento e fiscalização do presente Decreto e resolver os casos omissos, inclusive com a adoção de protocolos estabelecidos pelas autoridades e normas estaduais”, cita. O protocolo estabelece que devem ser adotadas e preservadas medidas que garantam o afastamento físico mínimo entre as pessoas de 1,5m (metro e meio). Além disso, foi definido um cronograma de reabertura do espaço destinado ao público com ocupação máxima de 30% da capacidade durante os meses de julho e agosto; 50% em setembro; 75% em outubro e 100% a partir de novembro. Ou seja, os templos só poderão ser ocupados totalmente a partir do penúltimo mês do ano. adSenseBoxX As determinações incluem o uso obrigatório de máscaras, cadeiras de uso individualizado e marcações de bancos coletivos, disponibilização de álcool em gel, restrição a cumprimentos e confraternizações, controle de fluxo de entrada e saída, afixação de cartazes, além de agendamentos de atendimentos individuais, entre outras medidas. O descumprimento das regras poderá incidir em aplicação de sanções ao responsável direto, conforme previsto no Decreto 5.676. As diretrizes foram definidas pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19 com a sugestão de líderes religiosos. As medidas podem sofrer descontinuidade caso ocorra avanço da pandemia na cidade.

Bolsonaro diz que novo teste para covid-19 deu negativo

Foto: Marcello Casal

Após quase três semanas com caso confirmado de covid-19, o presidente Jair Bolsonaro afirmou neste sábado (25) que o resultado de um novo teste deu negativo. A informação foi compartilhada em uma rede social. “RT-PCR para Sars-Cov 2: negativo. Bom dia a todos”, postou. O presidente fez referência ao RT-PCR, que é o principal teste diagnóstico para identificar a presença ativa do vírus da covid-19 no organismo. adSenseBoxX Bolsonaro tem 65 anos e está em tratamento desde o último dia 7, quando teve o diagnóstico positivo para o novo coronavírus. Desde então, ele segue em isolamento no Palácio da Alvorada, onde tem se reunido com ministros por videoconferência. O último exame feito por Bolsonaro, na quarta-feira (22), ainda indicava resultado positivo para a covid-19.

Mossoró Notícias © Todos os Direitos Reservados.