Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Planos de saúde vão cobrir exames para detecção do novo coronavírus

Foto: Reprodução

Os planos de saúde estão obrigados, a partir de hoje (14), a cobrir exames para detecção do novo coronavírus (SARS-CoV-2), que provoca a covid-19. A decisão, tomada ontem pela diretoria colegiada da Agência Nacional de Saúde Suplementar, prevê a cobertura para a pesquisa de anticorpos IgC ou anticorpos totais e foi publicada hoje no Diário Oficial da União. adSenseBoxX Os exames poderão ser feitos nos pacientes com síndrome gripal ou síndrome respiratória aguda grave (SRAG) a partir do oitavo dia do início dos sintomas e também para crianças ou adolescentes com quadro suspeito de síndrome multissistêmica inflamatória pós-infecção pelo novo coronavírus. Os planos de saúde, no entanto, não estão obrigados a cobrir os testes nos seguintes casos: RT-PCR prévio positivo para Sars-Cov-2; pacientes que já tenham realizado o teste sorológico, com resultado positivo; pacientes que tenham realizado o teste sorológico, com resultado negativo, há menos de uma semana; para testes rápidos; pacientes cuja prescrição tem finalidade de screening, retorno ao trabalho, pré-operatório, controle de cura ou contato próximo/domiciliar com caso confirmado; e para verificação de imunidade pós vacinal.

Homem é encontrado morto dentro de motel em Mossoró

Foto: Fim da Linha

Um homem de 27 anos foi encontrado morto na manhã desta sexta-feira (14), dentro de um motel no bairro Dix Sept Rosado, em Mossoró. Segundo a Polícia Militar, a vítima havia dado entrada no estabelecimento sozinho por volta de meio dia de ontem (13). Ainda de acordo com a polícia, familiares haviam relatado o desaparecimento do homem nas redes sociais após ele não retornar para sua casa no Assentamento Santa Elza, na zona rural de Mossoró. adSenseBoxX Na manhã de hoje, funcionários do motel foram até o quarto e encontraram o cliente desacordado. Uma ambulância do Samu ainda foi acionada, mas ele já estava em óbito. No local não havia sinais de morte violenta. O corpo do homem foi encaminhado ao Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep), onde será necropisiado. A suspeita é de morte natural.

Torcida organizada do Baraúnas arrecada e entrega doações para famílias carentes

Foto: Divulgação/FJB

Na pandemia que escancarou ainda mais a desigualdade social, muitos grupos têm aproveitado o poder da mobilização coletiva para ajudar a aliviar a realidade de pessoas que hoje estão sem trabalhar, frequentemente passando fome ou sem acesso a itens de higiene e proteção. Entre esses grupos está a torcida organizada Fúria Jovem, do Baraúnas. Com ajuda de torcedores e parceiros, a torcida conseguiu arrecadar um bom número de alimentos que foram entregues às famílias carentes de Mossoró. adSenseBoxX Durante a pandemia do covid-19, a torcida já havia realizado outras ações, como a distribuição de lanches para moradores de rua e a doação de sangue para o Hemocentro Mossoró. Mesmo com o time em restruturação após a queda para segunda divisão do estadual, a torcida organizada que completou 15 anos no último dia 31 de julho, segue ativa com o proposito de manter a história da Associação Cultural Esporte Clube Baraúnas e realizar ações como essa, que vai além de das quatro linhas. Ver essa foto no Instagram Agradecemos a todos que colaborou com nossa arrecadação foi um sucesso, ja começamos a distribuição se você souber alguém que estaja passando por dificuldade entrem em contato com nós! . #SomosTorcida #AÚnicaDoInterior Uma publicação compartilhada por Fúria Jovem Baraúnas (de 🏡) (@fjb_ohee) em 12 de Ago, 2020 às 5:55 PDT

TSE aprova resoluções com novas datas para o processo eleitoral

Foto: Reprodução

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou os ajustes em suas resoluções com as novas datas dos eventos eleitorais e votações das eleições municipais deste ano. Devido à pandemia da covid-19, o Congresso Nacional aprovou emenda constitucional adiando o pleito para 15 de novembro, em primeiro turno, e o segundo turno para 29 de novembro. Originalmente, as eleições acontecem no mês de outubro. O plenário do TSE aprovou ainda quatro resoluções, que tratam, respectivamente, das regras gerais de caráter temporário; de uma alteração pontual na resolução que dispõe sobre o cronograma do cadastro eleitoral; de mudança na resolução dos atos gerais do processo eleitoral e do novo calendário eleitoral de 2020, que teve 297 marcos temporais definidos. adSenseBoxX Além da data das votações, também foi adiado o período das convenções partidárias, para deliberar sobre escolha de candidatos e coligações, que deverão ser realizadas de 31 de agosto a 16 de setembro. Já o prazo para o registro de candidaturas, que terminaria em 15 de agosto, foi transferido para 26 de setembro. Os partidos terão até as 19h do dia 26 para realizar o procedimento no cartório eleitoral, mas será possível enviar o requerimento, via internet, até as 8h. A propaganda eleitoral, inclusive na internet, será permitida a partir de 27 de setembro, após o fim do prazo de registro de candidatura. Já a diplomação dos candidatos eleitos deverá ocorrer até o dia 18 de dezembro em todo o país. A data da posse, 1º de janeiro de 2021, não sofreu alteração. O TSE também poderá solicitar ao Congresso Nacional a marcação de novas datas de eleições em estados ou municípios em que a situação sanitária coloque em risco os eleitores, mesários e servidores da Justiça Eleitoral. Nesses casos, o prazo final para que essas votações ocorram vai até 27 de dezembro.

Governadora anuncia prorrogação da suspensão das aulas presenciais no RN

Foto: Demis Roussos

A governadora Fátima Bezerra (PT) anunciou a prorrogação da suspensão das aulas presenciais no Rio Grande do Norte por mais 30 dias. Segundo Fátima, a decisão foi tomada “com base em parecer do comitê científico”. “Nossos especialistas apontaram que apesar da melhoria no quadro da pandemia no estado ainda não há, neste momento, condições sanitárias favoráveis para o retorno às aulas. Eles solicitaram mais um prazo para avaliação”, disse a governadora. adSenseBoxX Fátima Bezerra ainda frisou que “o diálogo continua em curso, através do Comitê de Educação, que é liderado pela Secretaria Estadual de Educação, e representantes das escolas públicas e privadas”. O último decreto do governo do estado tratava o dia 17 de agosto como possível data para o retorno das aulas presenciais nas escolas.

Mais de 90% dos mossoroenses valorizam Praça da Convivência, aponta pesquisa da Fecomércio

Foto: Cláudio Roberto

Uma pesquisa de mercado realizada pelo Sistema Fecomércio Rio Grande do Norte sobre a Praça de Convivência de Mossoró, mostra que mais de 90% dos mossoroenses julgam como importante o espaço de lazer presente no Corredor Cultural da capital do Oeste Potiguar. De acordo com o estudo a grande maioria dos mossoroenses (82,5%) concorda com um projeto de revitalização da Praça de Convivência do município. O levantamento feito pelo Departamento de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DEES), da Fecomércio/RN, revela a percepção dos mossoroenses sobre a Praça de Convivência da cidade. adSenseBoxX Outro dado importante apresentado pela pesquisa é que dois terços da população afirmaram frequentar a Praça de Convivência sempre ou quase sempre. O estudo foi realizado entre os dias 3 e 9 de julho deste ano e ouviu 1.001 pessoas, tendo 2% de margem de erro para mais ou menos. O Presidente da Fecomércio/RN, Marcelo Queiroz, explica que a pesquisa ouviu a opinião dos mossoenseses sobre a implementação de um modelo de administração compartilhada com a iniciativa privada para a Praça de Convivência, e a aceitação da população foi bastante positiva. “A pesquisa revela a importância de realizar mais ações que tragam a oportunidade de trazer para aquele ambiente restaurantes que atendam a população da cidade de Mossoró. O estudo traz para a prefeitura a certeza de que está sendo realizado um trabalho com a aceitação dos mossoroenses. Além disso vamos capacitar, através do Senac, capacitar os trabalhadores do local. O Sistema Fecomércio/RN é composto pela Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e pelo Serviço Social do Comércio (Sesc)”, frisa. adSenseBoxX Projeto prevê revitalização da Praça de Convivência e de todo o corredor cultural A Secretária Municipal de Infraestrutura, Kátia Pinto, explica que a Prefeitura de Mossoró já vinha trabalhando no projeto de restauração e recuperação da Praça de Convivência. Segundo Kátia Pinto, no momento a secretaria está concluindo o orçamento do projeto básico e dentro de algumas semanas a licitação será publicada para que seja definida a empresa que realizará a reforma. “É importante a gente frisar que o objetivo é que em torno de seis meses aquele espaço esteja concluído. Simultâneamente, a gente está em contato com o Sebrae, para fazer o modelo do Termo de Referência de como vai ser a gestão da Praça de Convivência. As informações que a Fecomércio/RN nos entregou dará subsídio para o Sebrae para montar a modelagem necessária, que poderá ser uma concessão, um único gestor, ou 24 gestores, todas essas informações servirão para identificar a melhor forma da prefeitura atender as necessidades da população usuária daquele espaço, como mais segurança, mais lazer, atendimento de excelência, e com certeza a questão de uma gastronomia diferenciada”, conclui.

Mercado de seguros tem queda de 3,5% no ano devido à pandemia

Foto: Reprodução

A arrecadação do mercado segurador brasileiro no primeiro semestre deste ano somou R$ 121,07 bilhões, queda de 3,5% em comparação ao mesmo período do ano passado. O número exclui o ramo de saúde e o seguro de danos pessoais causados por veículos automotores de via terrestre (Dpvat). A redução não foi maior por causa dos planos de previdência privada VGBL (Vida gerador de benefício livre), admitiu o presidente da Confederação Nacional das Seguradoras (Cnseg), Marcio Coriolano. Com as taxas de juros baixa, os ativos têm volatilidade reduzida, o que torna os planos de previdência mais atrativos, em função de proteção de mais longo prazo que oferecem, indicou o executivo. No ano passado, o setor fechou com aumento da receita de 12,2%. Apesar disso, a expectativa para 2020 era de expansão a taxas menores, mesmo antes da pandemia do novo coronavírus. Em janeiro, as médias de crescimento começaram a baixar mas, no primeiro trimestre, houve aumento de 7,8%, ainda sem o efeito da covid-19, porque as medidas de isolamento social só foram decretadas a partir do fim de março. Marcio Coriolano lembrou que abril foi o pior mês, durante a pandemia, para a economia como um todo, com retração de 21,4% em relação a março, para o mercado de seguros. “Teve um impacto muito forte para o setor segurador”. No mês seguinte, entretanto, o mercado “deu uma reagida”, também principalmente em função dos seguros de previdência VGBL, evoluindo 11,4%. Sem esses planos, teria ocorrido queda de 2,3% em maio. adSenseBoxX Mitigação Os números de junho revelam crescimento substancial de 32,9%, auxiliado pela expansão de 59,6% dos planos VGBL, sem os quais o aumento no mês teria sido reduzido para 18,3%. Na comparação com junho de 2019, a arrecadação foi de 6,7%. O desempenho de junho contribuiu para mitigar a queda experimentada pelo setor segurador no segundo trimestre do ano, de -13,8%. O destaque, em junho, foi para os segmentos de danos e responsabilidade, com alta de 18,5%, notando-se o início do movimento de recuperação no setor de automóveis, depois de longa paralisação. Na comparação semestral, o que se percebeu foi uma tendência para “poupança por precaução”, disse o presidente da Cnseg. “A pandemia despertou nas pessoas a necessidade de precaução, de aversão ao risco”. Os seguros foram demandados de forma diferenciada no primeiro semestre de 2020, comparativamente aos primeiros seis meses do ano passado. Os dados da Cnseg mostram crescimento significativo de ramos de menor ponderação relativa, como o marítimo e aeronáutico (+28,4%), rural (+25,2%) e responsabilidade civil (+19,8%). Na análise dos últimos 12 meses encerrados em junho, foi registrada alta de 6,1%. Marcio Coroliano afirmou que a expectativa para o segundo semestre é de que não haverá taxas de crescimento equivalentes às do ano passado, levando em conta que a circulação não vai voltar de forma plena. Por isso, as taxas daqui para a frente deverão ser menores, abrindo oportunidade para produtos “que cabem no bolso do consumidor”. Ele acredita que o segundo semestre não será fácil. “Será um desafio para a economia como um todo e o setor de seguros não vai escapar desse desafio”. Os seguros de pessoas vão continuar liderando.

Mossoró Notícias © Todos os Direitos Reservados.