Jonas Esticado e Limão com Mel são atrações da Festa da Padroeira de Baraúna neste fim de semana

A Prefeitura de Baraúna está promovendo mais uma edição da tradicional Festa da Padroeira Nossa Senhora das Graças. Com um amplo investimento da gestão municipal, os festejos foram iniciados no último sábado (18) e seguem até o próximo dia 26, com diversas atrações, entre elas show com o cantor de renome nacional Jonas Esticado, mobilizando a população local e movimentando também a economia da cidade. Para viabilizar a realização da Festa da Padroeira, a Prefeitura garantiu toda a estrutura do evento, contratação de artistas, organização dos espaços, em um investimento que reafirma o compromisso da gestão com o calendário cultural da cidade. A programação dos festejos já contou, nos últimos dias, com atividades como abertura oficial, Feira de Artesanato e Empreendedorismo, apresentações culturais de dança e orquestra formada por grupos da própria cidade, além de desfile de moda com a participação de lojas instaladas no município. Nesta quinta-feira (23), a programação tem sequência, com o concurso “A Mais Bela Voz Infantojuvenil”, no palco grande, a partir das 21h30. Na sexta (24), acontece o “Show de Talentos – Adultos”. A atividade será realizada também no palco grande, a partir das 21h30. Encerrando a Festa da Padroeira 2023, o cantor João Neto Pegadão, a banda Limão com Mel e o artista Jonas Esticado sobem ao palco no domingo (26), com shows que se iniciam às 22h, prometendo atrair um grande público à Praça da Matriz. “A festa tem sido alvo de atenção especial da nossa gestão, com melhorias expressivas na infraestrutura, no som, nas atrações musicais e em cada detalhe que tem tornado esses dias memoráveis para todos. Reconhecemos, profundamente, a importância deste evento para a tradição local e para a economia de Baraúna”, frisou a prefeita Divanize Oliveira.
Prefeitura lança segunda fase do “Mossoró Realiza” na próxima segunda-feira

A Prefeitura Municipal de Mossoró realizará na próxima segunda-feira (27), a partir das 16h30, o lançamento da segunda fase do programa “Mossoró Realiza”. O evento acontecerá na Rua Benício Filho, no grande Alto de São Manoel. Na segunda etapa do programa, serão anunciadas cerca de 20 obras na cidade e zona rural de Mossoró, envolvendo as áreas da educação, infraestrutura e mobilidade urbana. As obras contemplam diversos bairros e comunidades rurais. “Será mais um grande momento para apresentar a população mais obras que beneficiarão o povo de Mossoró. É investimento, é benefício chegando para o nosso povo”, pontuou o prefeito Allyson Bezerra. Mossoró Realiza O Mossoró Realiza é o maior programa de metas e investimentos da história de Mossoró. Só na primeira fase, foram anunciados mais de R$ 63 milhões de investimentos em obras de asfalto em ruas e avenidas da cidade; construção de 10 UBSs rurais; construção de Centro Comercial e Memorial Covid-19.
Comissão rejeita aumento de ICMS no RN e Isolda contestará decisão no plenário

A Comissão de Fiscalização e Finanças (CFF) da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) rejeitou nesta quarta-feira (22) o projeto que visa manter a alíquota-modal do imposto estadual ICMS em 20% por tempo indeterminado a partir do ano que vem, por maioria de votos. A favor do aumento, a deputada Isolda Dantas (PT) informou que entrará com um recurso para que o projeto seja discutido no Plenário da Casa. De acordo com o projeto discutido na Comissão, a ideia do governo é suprimir o prazo final de vigência da alíquota-modal do ICMS em 20%. Pelo projeto aprovado em dezembro do ano passado, que majorou a alíquota de 18% para 20%, o aumento se estenderia apenas até 31 de dezembro do corrente ano. Pela lei em vigor atualmente, caso esse projeto não seja aprovado em plenário, o imposto voltará para o patamar de 18% a partir do dia 1º de janeiro de 2024. Na reunião da comissão, o relator do projeto e presidente da CFF, deputado Coronel Azevedo (PL), votou pela rejeição do projeto no colegiado. Após o voto do relator, acompanharam o posicionamento pela rejeição da matéria os deputados José Dias (PSDB), Luiz Eduardo (SDD), Tomba Farias (PSDB) e Nelter Queiroz (PSDB). Por outro lado, votaram contra o relatório do Coronel Azevedo os deputados George Soares (PV) e Isolda Dantas (PT), ficando registrado o placar final de 5 x 2 pela rejeição do projeto. Após o resultado da votação, o presidente da CFF afirmou que o parecer da Comissão seria terminativo, portanto cabendo ao presidente da Assembleia, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), arquivar a proposta de maneira definitiva. No entanto, a deputada Isolda Dantas (PT) adiantou que entrará com um recurso para que o projeto seja discutido no Plenário da Casa. De acordo com o Regimento Interno da ALRN, caso a matéria seja rejeitada terminativamente pelas Comissões, “poderá ser apresentado um recurso até o término da Ordem do Dia da sessão ordinária seguinte para que a proposição seja submetida à decisão do Plenário”. O recurso deve ser interposto por documento dirigido ao Presidente da Assembleia, sendo subscrito por, no mínimo, três deputados. Recebido o recurso, o Presidente o submeterá ao Plenário na mesma sessão. “Já adianto aqui um recurso para que essa matéria siga tramitando e que a gente possa discutir esse projeto no Plenário em razão da importância que esse projeto tem e que, na nossa compreensão, quando tem voto divergente na comissão, ela não é terminativa em nenhuma comissão. Então já fica o meu recurso registrado”, disse a deputada Isolda Dantas.
17ª Cavalgada da Luz ocorre neste sábado e integra Festa de Santa Luzia

A 17ª Cavalgada da Luz ocorrerá neste sábado (25), com saída às 16h da Capela de São Pedro, conjunto Liberdade I. Antes do início do percurso, às 15h, será dada a bênção aos cavaleiros, amazonas e animais pelo padre Flávio Augusto Forte Melo. Esse evento integra a programação da Festa de Santa Luzia 2023. Os participantes vão percorrer quase 10 quilômetros pelas ruas de Mossoró, acompanhados do andor e da imagem peregrina de Santa Luzia, padroeira da Diocese. A animação será por conta dos poetas Lalauzinho de Lalau, Manoel Marinho, dentre outros. O trajeto contempla ainda o conjunto Vingt Rosado, bairro Alto da Conceição, avenidas Coelho Neto e Rio Branco, além de parada na Estação das Artes Elizeu Ventania. O destino final será o Parque de Exposições Armando Buá (Feira do Bode), onde ocorrerá apresentação de cantores e bandas de forró, como Alex do Acordeon e Forró Azunhado. Segundo estimativas da organização, cerca de 150 animais devem participar desta edição da cavalgada, que reunirá em média 500 pessoas. A participação é gratuita, com orientação para a compra da camiseta do evento, que já está disponível na Lojinha de Santa Luzia e também estará à venda durante a Cavalgada da Luz. Vale lembrar que todo o trajeto é acompanhado pelas polícias de trânsito, conforme esquema de segurança já traçado pela Paróquia de Santa Luzia e pelas forças de segurança. “A Cavalgada da Luz é sempre um encontro muito bonito dos devotos da nossa padroeira. É um momento descontraído, mas também de muita demonstração de fé e devoção. Temos certeza que essa será uma das maiores edições, do jeito que Santa Luzia merece”, disse padre Flávio Augusto, pároco da Catedral e coordenador-geral da Festa de Santa Luzia. Estação Natal Neste ano, a 17ª Cavalgada da Luz estará integrada à programação do Estação Natal, promovida pela Prefeitura de Mossoró. No sábado (25), durante abertura da decoração natalina pelo Município, os cavaleiros, amazonas e animais vão ter uma rápida parada na Estação das Artes Elizeu Ventania, para participar do Estação Natal. Neste momento, o padre Flávio Augusto, que participará de todo o trajeto, vai compor o dispositivo do evento da Prefeitura para um discurso religioso. Em seguida, a cavalgada segue até o Parque de Exposições Armando Buá. A Festa de Santa Luzia ocorrerá de 1 a 13 de dezembro, com o tema “Luz na Missão”.
Sinergia entre cadeias produtivas domina abertura do Mossoró Oil & Gas

A harmonia entre as indústrias do petróleo e gás e das energias renováveis será o grande vetor do desenvolvimento das respectivas cadeias produtivas no Rio Grande do Norte e no Brasil. A visão, considerada uma tendência, é de especialistas e autoridades que participam do Mossoró Mossró Oil & Gas Expo (Moge). A iniciativa do Sebrae no Rio Grande do Norte e Redepetro RN, teve abertura oficial realizada na tarde desta terça-feira (21), no Expocenter da Universidade Federal Rural do Semi-Ãrido (Ufersa), em Mossoró. O evento segue até a próxima quinta-feira (23). Diretor técnico da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Daniel Vieira atribuiu a sinergia ao crescimento simultâneo dos dois setores: de um lado, a retomada do setor onshore (em terra) e iminência do offshore (em mar); de outro, à posição de destaque do Estado em energias renováveis. “O Rio Grande do Norte consegue ser, ao mesmo tempo, potência em petróleo e gás e energias eólica e solar. E a expectativa é de crescimento mútuo dos dois setores, com imensuráveis impactos econômicos e sociais”, ressaltou Vieira. Observação semelhante fez o superintendente do Sebrae RN, José Ferreira de Melo Neto, em sua fala na cerimônia de abertura da feira, maior do segmento no Brasil. “Mossoró representa a síntese da transição energética, com o reaquecimento do petróleo num estado que detém a maior produção de energia eólica do país. Estamos fazendo transição com excelência”, exaltou. Força do onshore Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-RN, Itamar Manso Maciel também participou da abertura do Mossoró Oil & Gas. Para ele, o evento representa a força da cadeia produtiva do petróleo e gás do Rio Grande do Norte. “Vemos aqui uma verdadeira demonstração do quanto representa a cadeia produtiva do petróleo e gás onshore de Mossoró e de todo o Rio Grande do Norte. Um setor forte, robusto, que gera negócios e movimenta a economia potiguar”, pontua. Apesar da menção às energias renováveis, o destaque do Moge é o setor de petróleo e gás. Segundo o presidente da Redepetro RN, Gutemberg Dias, o crescimento do evento, que passou do público de setenta pessoas para três mil inscritos, reflete a pujança do setor. “Chegamos à oitava edição, consolidado como o maior evento do onshore brasileiro. Isso reflete a força da indústria de petróleo e gás. Agradeço a todos os parceiros. Estou encerrando meu ciclo como presidente da Redepetro, grato e satisfeito por fazermos um evento que já ganha conotação internacional”, disse.
Câmara aprova por unanimidade projetos sobre concursos do município

A Câmara Municipal de Mossoró, aprovou por unanimidade, os 6 projetos enviados pelo prefeito Allyson Bezerra que darão condição da Prefeitura realizar o concurso. Os projetos são: Projeto de Lei Ordinária do Executivo 73/2023 – Dispõe sobre isenções em concursos públicos realizados no município de Mossoró. Projeto de Lei Complementar do Executivo 25/2023 – Institui a Escola de Gestão Pública de Mossoró. Projeto de Lei Complementar do Executivo 26/2023 – Cria vagas para concurso público no quadro de servidores da Assistência Social do município de Mossoró. Projeto de Lei Complementar do Executivo 27/2023 – Institui Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações dos servidores estatutários do quadro servidores da Educação do município de Mossoró. Projeto de Lei Complementar do Executivo 28/2023 – Cria vagas para concurso público de professores do município de Mossoró. É o Projeto de Lei Complementar do Executivo 29/2023 – Cria cargos e amplia número de vagas no grupo ocupacional da saúde do Município de Mossoró. O líder do governo, vereador Genilson Alves, parabenizou o prefeito Allyson pelo envio de projetos importantes. “Temos é que parabenizar o prefeito Allyson Bezerra e a sua equipe pelo envio à Câmara de projetos tão importantes, que vão permitir a oferta de 500 vagas em concursos públicos em Mossoró. Isso é valorizar o serviço público, é dar mais oportunidade de emprego à população”, elogiou. “Quero agradecer ao vereadores da Câmara que votaram a favor dos projetos e a favor de Mossoró, pois a realização desse concurso irá beneficiar de forma positiva a população, que terá a oportunidade der ser servidor efetivo do nosso município. Com tudo aprovado, vamos agora acelerar mais ainda o processo e finalizar para divulgar banca e fazer acontecer o concurso de Mossoró,” disse Allyson.
Eliminatórias: Brasil perde de 1 a 0 para Argentina no Maracanã

O Brasil chegou à terceira derrota consecutiva nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 após ser superado por 1 a 0 pela Argentina, na noite desta terça-feira (21) no estádio do Maracanã. Com este revés, a seleção brasileira passa a ocupar a 6ª posição da classificação com sete pontos. Para a Argentina, que contou com o craque Lionel Messi no seu 11 inicial, provavelmente em sua última partida oficial no Maracanã, a vitória representou a manutenção da liderança na classificação, com 15 pontos. Voltando a apostar em uma formação com apenas dois homens no meio e quatro atacantes, a equipe comandada pelo técnico Fernando Diniz começou lutando muito e igualando o jogo diante dos atuais campeões mundiais. Com isso, o que se viu na primeira etapa foi uma partida com poucas oportunidades de lado a lado. A melhor delas foi justamente do Brasil, aos 43 minutos, em chute da entrada da área de Gabriel Martinelli. Após o intervalo o confronto continuou parelho, mas a Argentina conseguiu chegar ao gol da vitória em jogada de bola parada. Aos 17 minutos do segundo tempo, Lo Celso cobrou escanteio e Otamendi subiu muito para ganhar no alto e cabecear com precisão. A situação da seleção se complicou de vez aos 36 minutos, quando Joelinton foi expulso após dividir bola com De Paul e o juiz entender que o brasileiro acertou o argentino no rosto em marcação muito contestada. Diante de um panorama tão negativo, parte da torcida brasileira presente começou a expor sua insatisfação ao cantar “time sem vergonha” para uma seleção brasileira que pela primeira vez na história sofreu uma derrota em casa nas Eliminatórias Sul-Americanas.