Milhares de apoiadores se reúnem em Copacabana para ato pró-Bolsonaro

Milhares de apoiadores foram à Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro neste domingo (21), para participar de um ato de Jair Bolsonaro (PL). O ex-presidente convocou a manifestação com o lema de defesa da democracia. Os manifestantes começaram a chegar pouco depois das 8h. Bolsonaro saiu do hotel ali perto por volta das 10h10, subiu em um dos caminhões e fez um discurso de cerca de 35 minutos, iniciado às 11h26. Em sua fala, Bolsonaro criticou o atual presidente Lula e os ministros do governo, citou Elon Musk como “mito” e um “homem que preserva a liberdade”, e voltou a defender a anistia para os presos pelos atos de 8 de janeiro – como já havia feito no ato na Avenida Paulista, em São Paulo, no fim de fevereiro. “Quando eu estive com Elon Musk em 2022 começaram a me chamar de 'mito'. Eu falei: 'Não' – aqui, em 2022 – 'temos um mito da liberdade, Elon Musk'”, disse, antes de pedir palmas para o bilionário, que tem usado sua rede social, o X (antigo Twitter), para atacar Moraes por suspender da plataforma contas de apoiadores de Bolsonaro. O protesto foi convocado por Bolsonaro em meio a investigações das quais é alvo por suspeita de participação numa tentativa de golpe de Estado para permanecer no poder. Além de Bolsonaro, discursaram o presidente do PL, Valdemar da Costa Neto; a ex-primeira-dama, Michelle; os pastores Silas Malafaia e Marco Feliciano; a cubana nacionalizada brasileira Zoe Martínez; e os deputados federais Nikolas Ferreira e Gustavo Gayer – que discursou em inglês por um momento.
'Cometa do Diabo' poderá ser visto em todo o Brasil neste domingo (21)

Ao longo das próximas semanas, os entusiastas da astronomia terão a oportunidade de observar um dos cometas mais brilhantes conhecidos pelos cientistas à medida que o 12P/Pons-Brooks se torna cada vez mais visível no céu noturno no Brasil e em todo o Hemisfério Sul. As informações são do G1. Neste momento, o Cometa do Diabo, como é popularmente conhecido este corpo celeste, está se aproximando do nosso planeta (sem risco algum de colisão) e, por isso, poderá ser observado com o auxílio de instrumentos. Segundo o Observatório Nacional, desde o dia 7 de abril, observadores na região Nordeste do Brasil já têm conseguido fazer registros da passagem do cometa, mas é neste domingo (21) que ele se tornará visível em todo o país, quando atingirá a sua máxima aproximação ao Sol. Descoberto em 1812 pelo astrônomo francês Jean-Louis Pons, o 12P/Pons-Brooks ganhou esse apelido “diabólico” devido a uma explosão em julho de 2023, que distorceu sua coma, ou seja a nuvem de poeira e gás que circunda o seu núcleo, em uma forma de chifres. Ainda de acordo com o ON, ainda não é possível saber ao certo se o cometa será visível a olho nu. Além disso, a proximidade do cometa com o Sol no céu pode dificultar observações, especialmente em áreas urbanas com poluição luminosa, como na cidade de São Paulo. Para localizar o 12P/Pons-Brooks no céu, aplicativos de observação de estrelas para celular como o Star Walk 2 ou o Sky Tonight podem ser úteis, já que permitem a identificação de diversos objetos astronômicos, além de cometas. Basta procurar pelo Cometa do Diabo na ferramenta de busca desses apps e apontar o celular para o céu perto do melhor horário de observação.
Ex-vereadora Cícera Nogueira morre aos 87 anos

Neste domingo (21), faleceu a ex-vereadora de Mossoró, Cícera Nogueira, aos 87 anos. Conhecida como Tia Ciça na política, ela exerceu o cargo de vereadora por dois mandatos, sendo o último em 2013. Segundo familiares, Cícera Nogueira foi internada neste sábado devido a complicações respiratórias e veio a falecer na manhã deste domingo. O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, lamentou profundamente a morte da ex-vereadora, destacando: “Cícera Nogueira, ou Tia Cícera, como carinhosamente era chamada, fez história como vereadora de Mossoró. Uma mulher guerreira, cuja trajetória foi marcada pelo seu espírito público e amor pelo povo. Com ou sem mandato, sempre estava próxima da comunidade e estendendo sua mão amiga. Minha solidariedade a todos os familiares e amigos neste momento de dor.”