Valesca Mayssa realiza sonho de jovem baterista durante show no Mossoró Sal & Luz

Durante seu show no Mossoró Sal & Luz, a cantora Valesca Mayssa atendeu ao pedido especial de um garoto da plateia que segurava um cartaz com os dizeres: “Mayssa, realiza meu sonho. Sou baterista, me deixe tocar uma música com você.” Sensibilizada, Valesca chamou o menino ao palco e realizou o sonho dele de tocar ao seu lado. O jovem baterista emocionou o público ao demonstrar talento e carisma, arrancando aplausos da multidão. A cantora compartilhou o registro do momento em suas redes sociais: “Você arrebentou”, escreveu. Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Mossoró Notícias (@portalmossoronoticias)
Morre a cantora Preta Gil aos 50 anos

A cantora Preta Gil morreu neste domingo (20), aos 50 anos, após lutar contra um câncer no intestino diagnosticado em janeiro de 2023. Filha de Gilberto Gil, Preta foi uma das figuras mais marcantes da música e da cultura brasileira nas últimas décadas. Feminista, ativista contra o racismo, a gordofobia e em defesa dos direitos da comunidade LGBT+, a artista usava sua voz e presença pública para promover causas sociais. Preta deixa um filho, Francisco, e uma neta, Sol. Ao longo da carreira, lançou seis álbuns e comandava o tradicional Bloco da Preta, no Carnaval do Rio. Também atuava no mercado publicitário com a agência Mynd.
Fátima Bezerra discursa para plateia quase vazia em Cruzeta

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), esteve neste domingo (20) no município de Cruzeta, na região Seridó, onde cumpriu agenda durante a 65ª edição da tradicional Festa da Colheita. O que chamou a atenção durante a passagem da chefe do Executivo estadual foi a baixa presença de público em frente ao palco no momento do seu discurso. Imagens do evento mostram que havia mais pessoas sobre o palco do que assistindo à fala da governadora na plateia. Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Mossoró Notícias (@portalmossoronoticias)
Ceará registra foco de gripe aviária em criação doméstica

O Ceará registrou o primeiro caso de gripe aviária do tipo H5N1 em aves domésticas. O registro ocorreu numa criação de subsistência, em que as aves são produzidas para consumo próprio, em Quixeramobim, no sertão central do estado. Por meio de nota, a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri) informou que a propriedade foi isolada e que as aves foram mortas na manhã desta sexta-feira (18). A criação passará pelo protocolo de saneamento previsto pelo Plano Nacional de Contingência de Influenza Aviária, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Embora o caso só tenha sido divulgado neste sábado (19), o Laboratório Federal de Defesa Agropecuário (LFDA), em Campinas (SP), confirmou a ocorrência de H5N1 após analisar amostras encaminhadas no último dia 8. A Adagri também investiga as propriedades num raio de 10 quilômetros do foco para verificar o possível vínculo com outras criações. A agência reforça que o consumo de carne de aves e ovos armazenados em casa ou em pontos de venda é seguro, porque a doença não é transmitida por meio do consumo. O órgão reitera que há nenhuma restrição quanto ao consumo. Estatísticas Desde 2023, o Brasil registra focos de gripe aviária em criações domésticas. De lá para cá, foram detectados 181 casos de influenza aviária, sendo 172 casos em aves silvestres, oito em aves de subsistência e um em aves comerciais, todos controlados. O único caso em granja comercial foi registrado em Montenegro (RS) em maio. Após a desinfecção do local e o cumprimento de 28 dias sem novos registros em criações comerciais, o Ministério da Agricultura e Pecuária declarou o Brasil livre da gripe aviária em 18 de junho, o que permitiu a retomada das exportações de frango. No mês passado, o país registrou focos domésticos de H5N1 em Goiás e no Mato Grosso do Sul. Também houve um foco de gripe aviária silvestre no zoológico de Brasília.