Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Show de Henrique e Juliano arrecada 4 toneladas de alimentos e beneficia instituições de Mossoró

Mais de quatro toneladas de alimentos arrecadados por meio do ingresso vip social do show da dupla Henrique e Juliano, realizado na última sexta-feira (29) em Mossoró, foram doadas nesta segunda-feira (1º) a seis instituições da cidade. A entrega foi feita pelos empresários Anderson Buxexa (Buxexa Produções), Alvanilson Carlos (Leão Produções) e Karume Nascimento (KN Produções), responsáveis pela organização do evento que reuniu milhares de pessoas na cidade. As instituições beneficiadas foram ALBEM, Liga Contra o Câncer de Mossoró, Irmã Hellen, Instituto Amantino Câmara e APAE. O gesto reforça o caráter social do evento, que além de promover entretenimento, contribuiu para ajudar famílias e projetos assistidos por essas entidades.

Homem é preso após fotografar partes íntimas de mulher dentro da Defensoria Pública de Mossoró

Um homem foi preso em flagrante nesta segunda-feira (1º), suspeito de fotografar partes íntimas de uma mulher dentro da Defensoria Pública de Mossoró, no Oeste potiguar. As informações são do TCM Notícia. De acordo com relatos, a vítima aguardava atendimento no órgão quando percebeu o comportamento suspeito do homem, que também estava na sala de espera. Ao notar a atitude dele, o segurança do prédio foi acionado e, após ouvir a vítima, solicitou o celular do suspeito. No aparelho, foram encontradas fotos que comprovaram a ação. Diante da situação, o segurança e a vítima acionaram a Polícia Militar, que foi até a Defensoria e efetuou a prisão do homem em flagrante. Ele foi encaminhado à Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM), onde foi autuado pelo crime de importunação sexual. Após os procedimentos, o suspeito foi transferido para o sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça.

Mossoró e mais sete cidades recebem mutirão de coleta de lixo eletrônico

A campanha “RN Mais Limpo”, uma das maiores iniciativas ambientais de economia circular de eletrônicos do Brasil, inicia em setembro uma nova fase, com itinerância por oito municípios do interior do Rio Grande do Norte. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância do descarte correto de resíduos eletrônicos e ampliar o acesso da população a pontos de coleta. A ação é uma realização da Natal Reciclagem, IDEMA, CAERN e Circular Brain, empresa responsável pelo ecossistema de reciclagem. A iniciativa acontece de setembro a novembro de 2025, com passagem por Monte das Gameleiras, Nova Cruz, Carnaubais, Baraúna, Bom Jesus, Mossoró, Assú e Nísia Floresta. “Para que tenhamos um grande resultado, todas as pessoas precisam ser envolvidas. A conscientização e a facilitação do descarte são os melhores caminhos para promover um ambiente mais saudável, além de fazer todo esse material circular e gerar renda”, destacou Lívia Santarelli, gerente de Campanhas Ambientais da Circular Brain. Durante o mutirão, serão recolhidos diversos tipos de eletroeletrônicos, como celulares, notebooks, cabos, carregadores, secadores de cabelo, mouses e outros itens. Também será possível descartar aparelhos de grande porte, como geladeiras, fogões elétricos e máquinas de lavar. No entanto, pilhas, baterias, toners, lâmpadas e TVs de tubo não serão aceitos devido ao risco de contaminação. Segundo a ONU, o Rio Grande do Norte gera 39 mil toneladas de resíduos eletrônicos por ano, o que representa 11,4 kg por pessoa, mas apenas 3% de todo esse material é reciclado no Brasil. A expectativa da campanha é ampliar significativamente esse número no estado. “Estamos guardando recursos naturais dentro das nossas casas que poderiam ser reaproveitados. Uma pequena ação como essa, de descarte correto, pode reduzir os prejuízos ambientais para toda a sociedade”, completou Lívia. A campanha conta com o patrocínio do Sistema de Logística Reversa da Circulare, que mantém mais de 17 mil pontos de coleta espalhados pelo país e também oferece retiradas domiciliares para eletrônicos com mais de 30 kg, como geladeiras e máquinas de lavar. Os pontos de coleta no RN ficarão instalados nas prefeituras, escolas municipais e secretarias de meio ambiente de cada cidade participante.

Procuradoria de Mossoró reforça pedido à Justiça para retomada do concurso da Educação

A Procuradoria-Geral do Município de Mossoró informou nesta segunda-feira (1º) que protocolou um novo pedido à Justiça solicitando a retomada do concurso público da Educação, realizado em 2024 e atualmente suspenso por decisão judicial. O certame foi interrompido após ações protocoladas por uma candidata e pelo Ministério Público, que questionaram os procedimentos adotados pelo IDECAN, banca organizadora do concurso. De acordo com a Procuradoria, desde agosto do ano passado o município vem adotando todas as medidas possíveis para garantir a continuidade do certame. Em 21 de agosto de 2024, foi apresentada contestação à ação judicial. Em novembro, o órgão ingressou com pedido de reconsideração da liminar que suspendeu o concurso. Já em janeiro deste ano, foi interposto recurso contra a sentença, solicitando a liberação do certame, e, em março, o município comunicou o cumprimento da decisão e reforçou o pedido para que o processo seletivo pudesse seguir. Agora, com o novo requerimento protocolado nesta segunda-feira, a Procuradoria busca acelerar a análise judicial e garantir que nenhum candidato seja prejudicado. O órgão também reafirmou que todo o concurso foi conduzido com “total lisura e transparência” e que permanece atuando junto ao IDECAN e ao Poder Judiciário para viabilizar a retomada do processo e a convocação dos aprovados.

Potiguar quebra recorde e vence maratona internacional em Florianópolis

A atleta potiguar Ana Catarina Amâncio, natural de Currais Novos, conquistou neste domingo (31) o título da Maratona Internacional de Florianópolis e estabeleceu um novo recorde da prova. A corredora completou os 42 km da categoria geral feminino em 2h48min17s, garantindo o lugar mais alto do pódio e o troféu de campeã da edição 2025. Logo atrás de Ana Catarina, chegaram Vaniclea Moura dos Santos, com 2h48min35s, Aline Prudencio de Freitas, com 2h51min06s, Janaína Santana, com 2h51min20s, e Daiana Justino dos Santos, com 2h54min18s, completando o grupo das cinco primeiras colocadas. O resultado reforça a fase vitoriosa da atleta seridoense, que vem se destacando no cenário nacional. Em abril deste ano, Ana Catarina já havia alcançado a quinta colocação geral na Maratona de Porto Alegre, com o tempo de 2h49min, sendo a segunda melhor brasileira da competição.

Projeto Caravana Desenvolve RN começa por Caicó e vai percorrer 12 cidades

A cidade de Caicó foi confirmada como ponto de partida da Caravana Desenvolve RN, projeto promovido pela Fundação Índigo, ligada ao União Brasil. A estreia ocorrerá no próximo dia 6 de setembro, às 14h30, no município seridoense. A iniciativa percorrerá 12 cidades-polo de todas as regiões do Rio Grande do Norte com o objetivo de debater o futuro do estado, promovendo diálogos com a população, lideranças locais e colocando o desenvolvimento regional no centro da agenda pública. Cada encontro contará com palestrantes convidados, painéis temáticos e a participação de prefeitos, vereadores, lideranças comunitárias, juventudes e representantes da sociedade civil. O foco será destacar as vocações e os potenciais de cada território, buscando construir soluções a partir da escuta das demandas locais. O projeto busca fortalecer a interação entre governo, sociedade e representantes políticos, criando oportunidades para que os moradores contribuam diretamente nas discussões sobre políticas públicas e estratégias de crescimento para o Rio Grande do Norte.

Juliana Soares, agredida com 61 socos, mostra rosto 30 dias após cirurgia de reconstrução

Juliana Soares, 35 anos, vítima de uma tentativa de feminicídio, publicou neste domingo (31) um vídeo emocionante em seu perfil no TikTok mostrando a evolução de seu rosto após 30 dias da cirurgia de reconstrução facial. A estudante agradeceu o apoio recebido e relatou sua recuperação após o ataque brutal cometido pelo ex-namorado. Juliana foi agredida por Igor Pereira Cabral, 29 anos, que desferiu 61 socos contra ela dentro do elevador do prédio onde mora, na Zona Sul de Natal, no Rio Grande do Norte. O crime aconteceu no fim de julho e chocou o país pela violência. Após o episódio, a vítima precisou passar por procedimentos delicados com um cirurgião buco-maxilo-facial para reconstruir parte da face. No vídeo, ela agradeceu o apoio que vem recebendo e exaltou o trabalho da equipe médica que cuidou dela durante a internação. “30 dias de pós-cirúrgico. Obrigada a todas as manifestações de carinho, solidariedade e homenagens. Abraço e agradecimento especial pelo buco cirurgião maxilar Dr. Kerlison Paulino e todos os residentes do Huol, bem como toda a equipe que, durante o tempo de internação, garantiu um tratamento humanizado. Viva o SUS”, disse. Juliana explicou ainda que o processo de recuperação é longo e que o resultado final da cirurgia só será possível de avaliar após seis meses. “Ainda é muito cedo para avaliar os resultados, ainda tenho edemas e o resultado final só vem mesmo com 6 meses de pós-cirúrgico. Esse vídeo tem como objetivo dizer e mostrar que ‘para quem tem fé, a vida nunca tem fim’”, declarou. Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Mossoró Notícias (@portalmossoronoticias)

Bispo de Goiás pede que Nossa Senhora ‘livre Brasil do comunismo’

Durante uma oração no evento Desperta Brasil, o bispo Dom Adair José Guimarães, da Diocese de Formosa (GO), pediu que Nossa Senhora Aparecida livre o Brasil do comunismo. A fala ocorreu ao lado de Frei Gilson, uma das principais atrações do encontro, que reuniu milhares de fiéis. “Pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida, venha sobre vós a bênção que nos impede de ter fome, guerra, doença e o comunismo”, disse Dom Adair durante o momento de oração. Essa não é a primeira vez que o bispo se posiciona politicamente sobre o tema. Em outubro do ano passado, Dom Adair afirmou que o Brasil vivia uma “ditadura” e era governado por “ímpios”. Na mesma ocasião, ele também havia pedido que o País fosse protegido do comunismo. O evento Desperta Brasil reúne lideranças religiosas e fiéis de diversas regiões, com programação voltada para momentos de oração, música e pregações. A participação de Dom Adair e Frei Gilson atraiu grande público e gerou repercussão nas redes sociais.

Por hora, 14 crianças são internadas por acidentes; saiba como evitar 

Em 2024, 121.933 crianças e adolescentes até 14 anos foram internados no Brasil vítimas de acidentes. Em média, são 334 hospitalizações por dia, o que representa cerca de 14 internações por hora em razão desses episódios. Os dados fazem parte de um levantamento da Aldeias Infantis SOS, organização que lidera um movimento global sobre cuidados de crianças, jovens e famílias. O estudo foi elaborado a partir de informações do DataSUS, do Ministério da Saúde. Quedas lideram internações As quedas são a principal causa de lesões não intencionais de crianças e adolescentes, respondendo por 44% dos casos ou 54.056 internações. Logo em seguida estão queimaduras (19% ou 23.412 casos) e acidentes de trânsito (10% ou 12.196 ocorrências). Outras causas de internação envolvem intoxicações (3%), afogamentos (0,21%), sufocamentos (0,48%) e incidentes com armas de fogo (0,07%). Em relação a 2023, o total de internações de crianças e adolescentes cresceu 2,2%. A maior alta foi nos casos de afogamento, com elevação de 11,8%, seguido de sufocamento (+11,2%) e acidentes de trânsito (+7,8%). Mortes O mesmo estudo também analisa o número de crianças e jovens que morreram em decorrência de acidentes, a partir de dados de 2023. Ao todo, foram registradas 3.398 mortes por acidentes na faixa etária até 14 anos. Isso significa que, a cada dia, nove crianças perdem a vida em acidentes que poderiam ser evitadas em 90% dos casos, de acordo com a organização. O número representa um aumento de 5% em relação a 2022. As principais causas foram sufocamento (30%), acidentes de trânsito (26%) e afogamento (26%). Foi registrado um crescimento de 20% das mortes por armas de fogo. Os óbitos causados por acidentes de trânsito aumentaram 8%, assim como relacionados a afogamentos. As mortes decorrentes de quedas cresceram  6%, e as provocadas por sufocamentos, 3%. No período, caíram apenas as mortes decorrentes de intoxicações (-3%) e queimaduras (-1%). Acidentes por faixa etária A pesquisa aponta que a faixa etária mais atingida por esses acidentes é entre 10 e 14 anos, com 36% das internações, seguida por crianças de 5 a 9 anos (35%) e de 1 a 4 anos (23%). Bebês com menos de 1 ano representam 5% dos registros. De acordo com o estudo, a concentração de casos no intervalo de 5 a 14 anos, que totalizam 71% das internações, pode ser explicada pela maior autonomia de crianças e adolescentes nessa faixa etária. Como circulam mais livremente, também ficam mais expostos. Prevenção A Aldeias Infantis SOS e o Ministério da Saúde recomendam algumas medidas simples que podem evitar acidentes nesta faixa etária. Confira:

STF inicia julgamento de Jair Bolsonaro e aliados nesta terça-feira (2)

O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia nesta terça-feira (2) o julgamento que pode condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete aliados pela suposta trama golpista para tentar reverter o resultado das eleições de 2022. A denúncia, apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), aponta que o grupo teria atuado para organizar uma tentativa de golpe de Estado, envolvendo militares e integrantes do alto escalão do governo anterior. Cerca de dois anos e meio após os atos de 8 de janeiro de 2023, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas, o Supremo se prepara para um julgamento histórico. Caso haja condenação, será a primeira vez, desde a redemocratização, que um ex-presidente da República e generais do Exército poderão ser responsabilizados criminalmente por tentativa de golpe. Para garantir a segurança durante o julgamento, a Corte montou um esquema especial que inclui restrição de circulação nos prédios do STF, uso de drones e varreduras com cães farejadores. A expectativa em torno do caso atraiu forte atenção da imprensa, com 501 pedidos de credenciamento de jornalistas de veículos nacionais e internacionais. Além disso, o Supremo abriu credenciamento para cidadãos e advogados interessados em acompanhar a sessão presencialmente, registrando 3.357 inscrições, embora apenas 1.200 pessoas tenham sido autorizadas devido à limitação de espaço. As sessões ocorrerão nos dias 2, 3, 9, 10 e 12 de setembro, com parte delas no período da manhã e outras estendendo-se também à tarde. O julgamento será conduzido pela Primeira Turma do STF, presidida pelo ministro Cristiano Zanin. O relator do processo, ministro Alexandre de Moraes, fará a leitura do relatório, resumindo as investigações e as etapas percorridas até as alegações finais. Em seguida, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, terá até duas horas para apresentar a acusação, e os advogados dos réus terão até uma hora cada para suas defesas. Os oito acusados, incluindo Bolsonaro, são processados por crimes como organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. No caso do deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), parte das acusações foi suspensa devido à imunidade parlamentar. Após as sustentações, Moraes dará início à votação, que seguirá a ordem dos ministros Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin. A decisão será tomada por maioria simples, ou seja, ao menos três votos dos cinco ministros. Existe a possibilidade de um pedido de vista, o que poderia adiar a conclusão do julgamento, mas, se houver condenação, a prisão dos réus não será imediata. A execução da pena só poderá ocorrer após o julgamento dos recursos. Os acusados que pertencem às Forças Armadas ou ocupam cargos com prerrogativa especial, como delegados da Polícia Federal, poderão cumprir eventual pena em alas reservadas ou dependências militares. O caso é considerado um marco para a Justiça brasileira, já que o núcleo principal da denúncia, que inclui Bolsonaro, será o primeiro a ser julgado, enquanto os demais processos seguem em fase final e devem ir a julgamento ainda neste ano.

Mossoró Notícias © Todos os Direitos Reservados.