Lula reafirma a Alcolumbre ser contra qualquer anistia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reforçou ao presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), ser contra qualquer proposta de anistia aos envolvidos na depredação da Praça dos Três Poderes. O petista recebeu o senador e ministros indicados pelo União Brasil no Palácio da Alvorada nesta quarta-feira (3), um dia depois de o partido anunciar que deixará a base aliada do governo federal. Segundo relatos à CNN, Alcolumbre não mencionou a proposta, mas o presidente fez questão de ressaltar que, na visão dele, um perdão aos envolvidos no 8 de janeiro atenta contra a democracia e a soberania. A avaliação no Palácio do Planalto é de que aprovar a proposta seria fortalecer o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e ceder à pressão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Alcolumbre articula a votação de uma proposta que diminui a pena daqueles condenados e presos pelo episódio criminoso, incluindo os que estão detidos no exterior. A iniciativa não inclui Jair Bolsonaro (PL) e tem o apoio de parlamentares de siglas do centrão, como PSD e MDB. O PL, no entanto, defende uma anistia geral e irrestrita, que inclua Bolsonaro. Nem o presidente do Senado Federal nem o presidente da Câmara dos Deputados, contudo, concordam com um perdão geral. O projeto que teria apoio maior seria apenas de redução de pena dos que estiveram presentes na Praça dos Três Poderes. Nos últimos dias, Tarcísio desembarcou em Brasília para tentar viabilizar uma anistia ampla, mas nem mesmo deputados conservadores acreditam em êxito em um projeto que inclua Bolsonaro. Desembarque parcial No encontro, os ministros do União Brasil não informaram suas decisões: se ficarão ou deixarão o governo federal. O presidente, porém, reafirmou que, caso permaneçam, terão de defender o governo federal e articular pautas de interesse do Palácio do Planalto. Uma hipótese aventada é de que os ministros Celso Sabino, do Turismo, e Frederico de Siqueira, das Comunicações, peçam licença temporária da legenda para seguir no governo petista. CNN Brasil
Comunidade Boa Fé recebe nova unidade de saúde equipada para atender população

A Prefeitura de Mossoró realiza, nesta quinta-feira (4), às 17h, a entrega da Unidade Básica de Saúde (UBS) Francisca Maria Soares da Costa, localizada na comunidade Boa Fé, na zona rural do município. A iniciativa reforça o compromisso da gestão com o fortalecimento da rede de saúde, ampliando o acesso da população aos serviços públicos. A nova UBS foi construída para oferecer um espaço moderno, seguro e acessível, totalmente equipado para atender os moradores da região. A unidade conta com uma equipe de profissionais qualificados e estrutura completa para garantir um atendimento humanizado e eficiente. Com área construída de 99,17 m², a unidade dispõe de consultório médico, consultório odontológico, sala de procedimentos, DML (Depósito de Material de Limpeza), banheiros acessíveis, abrigo de resíduos comuns e abrigo de resíduos contaminados. A UBS funciona como a principal porta de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS), oferecendo atendimento primário e integral à população. Entre os serviços disponíveis, estão ações de promoção, prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças, além de vacinação, atenção odontológica e distribuição de medicamentos.
Policial militar e namorada morrem em grave acidente na RN-233

Um grave acidente de trânsito ocorrido na noite desta quarta-feira (3) resultou na morte de um casal na RN-233, no município de Paraú, no Oeste do Rio Grande do Norte. As vítimas foram identificadas como Eudes de Lima Moura, que era 3º Sargento da Polícia Militar, e sua namorada, Luciana Medeiros Dantas. De acordo com informações confirmadas pela Polícia Militar, o casal retornava de compromissos em Mossoró quando o veículo em que estavam se envolveu no acidente. Com o impacto, ambos morreram ainda no local antes da chegada do socorro. Natural de Caicó, Eudes de Lima Moura atuava na Polícia Militar desde 2009 e atualmente estava lotado no Destacamento de Timbaúba dos Batistas, vinculado à 5ª Companhia Independente de Polícia Militar (5ª CIPM). Além da carreira na PM, ele era sócio do Grupo Uniplan, rede de funerárias com atuação em diversas cidades do estado. As circunstâncias que levaram ao acidente ainda serão apuradas pelas autoridades competentes. A Polícia Civil e o Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) foram acionados para realizar os procedimentos no local.
Brasil encara Chile e se despede da torcida brasileira no Maracanã

O Maracanã será palco, na noite desta quinta-feira (4), do último jogo da seleção brasileira masculina de futebol no Brasil em 2025. Pela penúltima rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, o Brasil enfrenta o Chile em clima de festa. Setenta mil ingressos foram colocados à venda, e o evento contará com show de abertura da cantora Ivete Sangalo e homenagem aos campeões mundiais. Aos 90 anos, José Macia, o Pepe, bicampeão em 1958 e 1962, já confirmou presença. Além disso, o jogo marcará a estreia do técnico italiano Carlo Ancelotti à beira do gramado do Maracanã, exatamente 100 dias após assumir o comando da seleção. “Uma experiência nova, muito bonita, minha primeira vez no templo do futebol mundial”, disse o treinador, destacando que espera uma equipe confiante e equilibrada. O Brasil chega à partida classificado para a Copa do Mundo de 2026 e ocupa a terceira colocação na tabela, com 25 pontos. A situação do Chile é oposta: a equipe soma apenas 10 pontos, amarga a lanterna das Eliminatórias e está matematicamente fora do Mundial pela terceira vez consecutiva. A seleção chilena será comandada interinamente por Nicolás Córdova, técnico do Sub-20, após a demissão de Ricardo Gareca. O histórico do confronto entre as equipes mostra amplo favoritismo da seleção brasileira. Em 74 partidas, foram 52 vitórias da amarelinha, 14 empates e apenas oito derrotas. Após três treinos na Granja Comary, Ancelotti deve escalar o Brasil com: Alisson; Wesley, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Douglas Santos; Casemiro e Bruno Guimarães; Raphinha, Gabriel Martinelli, Estevão e João Pedro. A arbitragem será venezuelana, com Alexis Herrera no apito, auxiliado por Lubin Torrealba e Alberto Ponte. Alejandro Velázquez será o quarto árbitro, e Ángel Arteaga ficará no comando do VAR. Após o confronto contra o Chile, o Brasil encerra sua participação no ano com a partida contra a Bolívia, na próxima terça-feira (9), fora de casa.
Criminosos invadem casa e executam dois homens na zona rural de Mossoró

Dois homens foram mortos a tiros na madrugada desta quinta-feira (4), na zona rural de Mossoró. O crime aconteceu dentro de uma residência no Assentamento Oziel Alves, na comunidade da Maísa. As vítimas foram identificadas como Kaio Cesar Alves Vieira, de 35 anos, que era foragido da Justiça, e um homem conhecido apenas como Mardoni. De acordo com as informações, eles estavam dormindo quando criminosos armados arrombaram a porta, invadiram o imóvel e efetuaram vários disparos de escopeta calibre 12. Os corpos foram recolhidos pela equipe do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP). Até o momento, não há informações sobre a motivação do crime e nem sobre a identidade dos suspeitos. Com o duplo homicídio, Mossoró chega a 57 mortes violentas em 2025. A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) ficará responsável pela investigação do caso.