Bandido morre e outro fica gravemente ferido após confronto com a PM em Mossoró

Um bandido morreu e outro ficou gravemente ferido após uma troca de tiros com a Polícia Militar na noite desta quarta-feira (10), no bairro Santo Antônio, em Mossoró. Segundo a PM, os criminosos haviam realizado um arrastão contra uma família no bairro Abolição I. Após serem acionados, os policiais iniciaram perseguição e os bandidos perderam o controle do carro roubado, colidindo contra um poste no final da rua Seis de Janeiro. Na sequência, houve confronto armado. Os dois foram baleados e socorridos pelos militares para o Hospital Regional Tarcísio Maia. Daniel Derick de Freitas Lima não resistiu aos ferimentos e morreu. Já o comparsa, identificado apenas como Maycon, deu entrada na unidade hospitalar em estado grave. Com a dupla, a polícia apreendeu duas armas de fogo utilizadas na ação criminosa. Alguns pertences roubados foram recuperados.
Fux vota por absolver Bolsonaro de todos os crimes no STF

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, votou nesta quarta-feira (10) pela absolvição do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de todas as acusações apresentadas pela Procuradoria-Geral da República. O julgamento ocorre na Primeira Turma da Corte e já tem dois votos pela condenação e um pela absolvição. Bolsonaro responde por cinco crimes: organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado contra o patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes e Flávio Dino votaram pela condenação do ex-presidente. Agora, com o voto de Fux pela absolvição, o placar está em 2 a 1. Ainda faltam votar os ministros Cármen Lúcia e Cristiano Zanin, presidente da Primeira Turma. A maioria será formada com três votos. Durante seu voto, Fux afirmou que não cabe a nenhum ministro se comportar como “inquisidor”, retomando crítica feita pela defesa do general Augusto Heleno contra Alexandre de Moraes. Para o magistrado, não é juridicamente válido responsabilizar Bolsonaro pelos ataques de 8 de janeiro com base apenas em discursos e entrevistas concedidos durante seu mandato. Segundo o ministro, não há provas de dolo ou de ligação direta entre o ex-presidente e atos como a operação da Polícia Rodoviária Federal durante as eleições de 2022, que teria dificultado o acesso de eleitores de Luiz Inácio Lula da Silva aos locais de votação. Fux também rejeitou a tese de que a defesa do voto impresso representaria uma narrativa subversiva. Ele destacou que Bolsonaro tinha, segundo sua visão, uma postura de boa-fé, voltada a aperfeiçoar o sistema eletrônico de votação. Ao analisar minutas de caráter golpista apreendidas pela PGR, o ministro classificou os textos como “meras cogitações”, sem elementos que demonstrassem início de execução de tentativa de golpe. Ele reforçou que medidas como estado de sítio dependem de autorização do Congresso Nacional, o que tornaria contraditória a ideia de abolição do Estado Democrático de Direito com a participação ativa de parlamentares. “Todos estes elementos conduzem à inescapável conclusão de que não há provas suficientes para imputar ao réu Jair Messias Bolsonaro a tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado por violência ou grave ameaça contra o patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado”, concluiu Fux.
Bolsonaro recebe autorização de Moraes para procedimento médico em Brasília

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, autorizou nesta quarta-feira (10) que o ex-presidente Jair Bolsonaro realize um procedimento médico no próximo domingo (14), no Hospital DF Star, em Brasília. Com a decisão, Bolsonaro, que cumpre prisão domiciliar, poderá deixar sua residência escoltado pela Polícia Penal para comparecer ao hospital. Após o procedimento, que será realizado na pele, o ex-presidente deverá apresentar um atestado de saúde em até 48 horas. “Defiro o deslocamento de Jair Messias Bolsonaro, mediante escolta policial a ser realizada pela Polícia Penal do Distrito Federal, para que o requerente possa realizar o procedimento médico requerido”, determinou o ministro. Em 4 de agosto, Moraes havia decretado a prisão domiciliar de Bolsonaro e restringido visitas à sua casa, mantendo o monitoramento eletrônico por tornozeleira. A medida foi tomada após o ministro identificar que o ex-presidente utilizou redes sociais de seus filhos para contornar a proibição de acessar plataformas digitais, inclusive por meio de terceiros.
Câmara de Mossoró reforça campanha ‘Setembro Amarelo’ com ações de conscientização

A Câmara Municipal de Mossoró (CMM) amanheceu, nesta quarta-feira (10), no Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, com um laço amarelo gigante em sua fachada, em alusão à campanha “Setembro Amarelo”. O prédio do Legislativo também está iluminado com a cor amarela, iluminação que permanecerá até o fim do mês como forma de alertar a população sobre a importância do cuidado com a saúde mental. Desde o início de setembro, a Câmara vem promovendo ações de conscientização, como campanhas digitais nas redes sociais, distribuição de cartazes, bottons, frases motivacionais, broches e laços do Setembro Amarelo. Para o presidente da Câmara, vereador Genilson Alves (União Brasil), a iniciativa tem como objetivo chamar a atenção da comunidade para a valorização da vida. “Falar sobre saúde mental é salvar vidas. A Câmara cumpre seu papel ao abraçar essa causa. Precisamos mostrar à população que ninguém está sozinho,” destacou. Como parte da programação, o setor de Saúde, Assistência e Segurança do Trabalho da Câmara promoverá uma palestra no plenário, na segunda-feira (22), às 10h, em alusão ao mês de combate ao suicídio. A atividade é voltada aos servidores da Casa e aberta ao público.
Defesa diz que Bolsonaro está “chateado” e aposta em voto de Fux no STF

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) demonstrou expectativa por uma possível divergência no julgamento da ação penal que pode condenar o ex-chefe do Executivo e outros sete réus pelo suposto plano de golpe de Estado. Ao chegar ao STF, o advogado de Bolsonaro, Celso Vilardi, afirmou que aguarda com esperança o posicionamento de Fux. “A gente sempre espera uma divergência. Vamos aguardar o voto do ministro Fux”, disse. “Se eu não tivesse esperança, eu não estaria aqui. Tem uma defesa posta, e a gente acredita que ainda há espaço para isso”, completou. Segundo Vilardi, o ex-presidente está “bastante chateado” com o andamento do julgamento até agora. Os ministros Alexandre de Moraes e Flávio Dino já votaram pela condenação de todos os réus considerados parte do núcleo central da trama golpista. Bolsonaro e os demais acusados respondem a cinco crimes diferentes, segundo a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR): organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União, com considerável prejuízo para a vítima, e deterioração de patrimônio tombado. O julgamento segue nesta quarta-feira, e o voto de Luiz Fux pode definir os próximos rumos do processo, que ainda aguarda as manifestações dos ministros Cristiano Zanin e Cármen Lúcia.
Mossoró terá vacinação antirrábica de sexta a domingo; confira os locais

A Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), dará continuidade à campanha de vacinação contra a raiva neste fim de semana. Entre sexta-feira (12) e domingo (14), serão disponibilizados 15 pontos de imunização para cães e gatos em diferentes bairros da cidade. A iniciativa tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal e prevenir a transmissão da doença, garantindo mais saúde e proteção para os animais e a população. Na sexta-feira (12), a vacinação acontece das 7h30 às 11h, nos seguintes locais: Rua Francisco Pascoal, em frente ao CER, no bairro Santo Antônio; Pousada dos Thermas, na Avenida Petrônio Portela, no Abolição IV, próximo ao Mercadinho Thaisa; Rua Benício Filho, 26, na Ilha de Santa Lúcia, próximo à oficina de Goinha; e na UBS José Holanda, no bairro Dom Jaime Câmara. No sábado (13), das 8h às 12h, os pontos estarão no Arena Park, ao lado do Supermercado Fácil, no Parque Universitário; na Praça Valdecir Ferreira, conhecida como Praça dos Pintos, no Costa e Silva; na Rua Valdemar da Silva Cortez, 33, na casa de dona Filó, em frente ao comércio Pai e Filho, no Alto da Pelonha; na Rua Maria Natividade de Medeiros, 52, na Casa do Paulista, próximo ao Mercantil do Fofinho, no Odete Rosado; na Rua Martins Jr., no Bar da Glória, próximo ao Supermercado Rede 10, no Planalto 13 de Maio; na Praça do Livro, no Santo Antônio; no cruzamento da Rua Afonso Pena com a Rua Marechal Deodoro, na antiga Agripesca, no Paredões; na Rua Venceslau Braz, na Praça da Igreja São José, no Bom Jardim; na Praça ao lado do Supermercado Queiroz, no Santa Delmira; e no Mercantil Economize, na região Santa Delmira/Parque Verde. No domingo (14), a vacinação será realizada das 16h às 20h no Memorial da Resistência, localizado na Avenida Rio Branco. A SMS reforça a importância de que os tutores levem seus animais aos pontos de vacinação, contribuindo para a prevenção da raiva, doença grave que pode ser transmitida para humanos.
Operação contra jogos de azar bloqueia R$ 2 milhões e apreende bens de luxo em Mossoró e Parnamirim

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte deflagrou, nesta quarta-feira (10), a operação “Viúva Negra”, que resultou no bloqueio de cerca de R$ 2 milhões e na apreensão de imóveis, veículos de luxo e outros bens. A ação, coordenada pela Delegacia Especializada na Repressão à Lavagem de Dinheiro (DRLD), tem como alvo um esquema criminoso de exploração de plataformas virtuais de apostas ilegais, amplamente divulgadas em redes sociais por influenciadoras digitais. De acordo com a corporação, o grupo é investigado por jogos de azar, crimes contra a economia popular e lavagem de dinheiro. As medidas foram autorizadas pela Justiça e cumpridas em diferentes cidades, incluindo Parnamirim e Mossoró, onde foram apreendidos quatro imóveis, veículos de médio e alto padrão, além de documentos, aparelhos eletrônicos e ativos financeiros suspeitos. As investigações começaram a partir de relatórios da Delegacia Especializada em Combate à Corrupção (DECCOR) e de informações enviadas pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), que identificaram movimentações bancárias incompatíveis com a renda declarada das investigadas. Segundo a polícia, parte dos bens de luxo, como carros e imóveis, era adquirida com pagamentos em espécie, levantando indícios de lavagem de dinheiro. O esquema operava por meio de jogos digitais de azar, como o popular “jogo do tigrinho”. Nessas plataformas, versões de demonstração simulavam ganhos irreais para atrair apostadores. Influenciadoras digitais investigadas promoviam os sites ilegais em suas redes sociais, usando conteúdos de dança, ostentação de bens de luxo e promessas de sucesso para induzir seguidores a apostar. Segundo a Polícia Civil, os valores arrecadados eram reinvestidos em bens de alto padrão ou transferidos para terceiros por meio de empresas de fachada e plataformas de pagamento, numa tentativa de dificultar o rastreamento financeiro. A operação segue em andamento, e os nomes dos investigados não foram divulgados para não comprometer o sigilo das apurações.
Operações de resgate de animais são intensificadas em Mossoró para prevenir acidentes

A Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito (Sesdem), intensificou as ações de resgate de animais de grande porte soltos em vias públicas da cidade. A iniciativa é realizada em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e tem como objetivo reduzir os riscos de acidentes e preservar vidas. Os animais recolhidos são encaminhados para um abrigo localizado em uma fazenda no município de Apodi, garantindo tanto a segurança viária quanto o bem-estar dos bichos. A medida integra a política de prevenção da gestão municipal, que busca eliminar situações de risco no trânsito. De acordo com o diretor executivo de Mobilidade Urbana, Luís Correia, a operação tem impacto direto na segurança da população. “Salvar vidas, essa é a temática. Animais soltos, sem acompanhamento do proprietário, potencializam muito a ocorrência de sinistros de trânsito. A secretaria, por meio de um convênio com a PRF, realiza uma ação muito importante nas vias urbanas e também em trechos de competência da União. Esse trabalho em conjunto tem possibilitado o recolhimento e, com certeza, tem salvado vidas”, afirmou. As equipes da Sesdem e da PRF realizam operações periódicas em pontos estratégicos da cidade e nas rodovias federais que cortam o município. As ações têm caráter preventivo, evitando que animais soltos representem perigo para motoristas, pedestres e ciclistas. Novas operações estão previstas para as próximas semanas.
Previ Mossoró convoca 12 beneficiários para atualização da prova de vida

O Instituto Municipal de Previdência Social dos Servidores de Mossoró (Previ Mossoró) divulgou nova lista de convocação para beneficiários que ainda não realizaram a atualização da prova de vida, procedimento que pode ser feito totalmente de forma digital. De acordo com a Portaria nº 129, publicada no Diário Oficial de Mossoró, 46 pessoas tinham pendências no início da semana. A nova lista conta agora com apenas 12 nomes: Enaldo dos Santos, Jeane Maria Pereira Oliveira, João Nascimento de Paiva, José Ismael da Silva, Josimar Batista de Oliveira, Maria Auxiliadora de Araújo Moura, Maria da Conceição Silva de Oliveira, Maria José da Silva Gomes, Maria Lúcia Freire de Aquino Costa, Maria Narúbia Almeida, Raimundo Bento da Silva e Terezinha Araújo da Rocha. O Previ reforça que está recebendo os beneficiários para regularização cadastral e manutenção do pagamento dos benefícios, oferecendo atendimento humanizado, especialmente para quem tem dificuldade de locomoção. O não cumprimento da convocação no prazo adicional de 15 dias poderá resultar na suspensão temporária do benefício até a regularização. O instituto funciona na Rua Prudente de Morais, 976, bairro Santo Antônio, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, e o atendimento pode ser agendado pelo número (84) 99655-3186.
Finecap 2025 começa nesta quarta-feira em Pau dos Ferros

A tradicional Finecap 2025 começa nesta quarta-feira (10) e segue até o domingo (14), prometendo movimentar Pau dos Ferros e toda a região do Alto Oeste potiguar. Entre as atrações principais estão Wesley Safadão, Pablo, Solange Almeida, Natanzinho Lima, além de diversos artistas locais, regionais e nacionais. A entrada é gratuita. A expectativa da Prefeitura de Pau dos Ferros é de que mais de 240 mil visitantes passem pela cidade durante os cinco dias de evento, com um impacto econômico estimado em R$ 25 milhões, movimentando a Feira de Negócios e os shows realizados na Praça de Eventos Nossa Senhora da Conceição, em comemoração aos 169 anos de emancipação política do município. Desde o dia 24 de agosto, a cidade já vem vivendo um clima de festa, com a realização da 8ª Cavalgada do Vaqueiro, a 5ª Feirinha da Nossa Gente, que reuniu mais de 100 expositores, a Vitrine Cultural Xanana Diógenes com 34 apresentações artísticas, o tradicional Desfile Cívico do dia 4 de setembro, além de missa e culto em ação de graças pelo aniversário do município. A Feira de Negócios reunirá empresas, instituições e empreendedores, oferecendo um espaço diversificado, com área gourmet e opções gastronômicas variadas. Programação musical da Finecap 2025 Quarta-feira (10) Quinta-feira (11) Sexta-feira (12) Sábado (13) Domingo (14)