5 Motivos que impulsionam a economia de Tibau/RN no veraneio

5 Motivos que impulsionam a economia de Tibau/RN no veraneio

economia e empreendedorismo

POR Vinicius Salgado

09/01/2018

1 – O mossoroense “se muda” para a praia, isso aquece o mercado local;

É inegável que nós, mossoroenses, aguardamos o ano todo por este momento: a chegada do verão. Tanto os jovens, como adultos e idosos curtem esta época de confraternização em família e férias. E isso é um fator positivo para o comércio local da cidade de Tibau.

É natural a subida de preços de utensílios comuns no nosso dia a dia, eles esperam o ano todo para que o mercado esteja a favor deles (comerciantes). Lanchonetes, supermercados, mercadinhos, depósitos, e os demais comércios localizados na cidade, além das barracas de praia, aumentam seu movimento em cerca de 200%, segundo dados da prefeitura de Tibau.

2 – As festas são atrativas para as atividades de vendedores ambulantes;


O impacto de uma festa de verão é bem mais do que se imagina. Quem ganha não são só os organizadores da festa, existe efeitos diretos e indiretos para a cidade. E um desses efeitos diretos é a existência de comércio para os ambulantes.

Carrinhos de cachorro quente, batata frita, açaí, venda de bonés e copos; são exemplos de atividades bem atuantes nos eventos de verão em Tibau. Além disso, muitas empresas aproveitam a folia para divulgar seus trabalhos, como algumas universidades e escolas.

3 – Aumenta o número de empregos para cidade;


Com a ida de vários mossoroenses para a temporada de verão, algumas empresas também tendem a ir para o litoral. É o caso da lanchonete KUNG, no qual fui cliente este fim de semana. E comprovou o que eu esperava, a empresa é de Mossoró, porém, os funcionários, 80% deles, são da cidade de Tibau.

O impacto da geração de emprego nós já sabemos, é forte e eficaz. Aumenta-se a renda da população, consequentemente o seu poder de compra fica mais ativo e isto aquece a economia através do mercado. O comportamento do consumidor aumenta de acordo com sua renda, bem como suas preferências são reveladas de forma diferente.

4 – Aumenta em cerca de 120% o número de reservas em pousadas/hotéis;


O turismo também vem forte para cidade de Tibau. Segundo a secretaria de Turismo da cidade, o número de reservas de pousadas e hotéis aumenta em cerca de 120% em relação aos meses normais.

Isso se deve ao fato do atrativo de verão que a cidade proporciona e também a proximidade de praias paradisíacas como Redonda e Tremembé. As opções de lazer também são bem aconchegantes do setor de hotelaria da cidade.

5 – É a melhor época do ano, devemos aproveitar com responsabilidade;


Todos os mossoroenses e tibauenses tem direito ao lazer de verão, isso é fato. Porém, nenhum direito seu é permitido quando se tira o direito dos outros. É por isso que existe a polícia ambiental, que controla os efeitos sonoros de sons automotivos e paredões, para que não incomode os demais.

Além disso, devemos ter responsabilidade com a cidade, evitar jogar lixos nas ruas e praias, pois, há um perigo imenso de pessoas se cortarem com vidros, por exemplo. Para uns, o lazer é estar com os amigos e curtir uma balada na praia, para outros, o lazer é o descanso de curtir a brisa que a praia nos proporciona.

Então, precisamos de respeito de ambos os lados, para que possamos curtir em paz, sem confusão e aproveitar este momento maravilhoso para o lazer e para a economia também.

Bom veraneio a todos, curtam bastante. Att, Vinícius.

Comentários

thermas nl2
Biofit nl2
modus nl2