O técnico Carlo Ancelotti foi apresentado oficialmente como novo comandante da Seleção Brasileira na tarde desta segunda-feira (26), em um evento bastante prestigiado realizado no hotel Grand Hyatt, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Aos 65 anos, o treinador italiano inicia sua trajetória à frente do Brasil com um elenco mesclando juventude e nomes experientes – e com uma ausência de peso: Neymar não foi convocado.
Em sua primeira convocação, Ancelotti promoveu o retorno de jogadores como Casemiro, Antony e Richarlison, que estavam fora das últimas listas. O técnico também chamou a atenção ao incluir jovens promessas como Estêvão, do Palmeiras, e ao manter jogadores em destaque na Europa, como Vinicius Junior, Bruno Guimarães e Raphinha.
Antes da divulgação da lista, o treinador foi homenageado com mensagens de boas-vindas de diversas personalidades do esporte brasileiro. Os últimos técnicos campeões mundiais com a Seleção, Carlos Alberto Parreira e Luiz Felipe Scolari, também prestaram homenagens a Ancelotti no palco do evento.
Veja a primeira lista de convocados por Ancelotti:
Goleiros:
- Alisson (Liverpool)
- Bento (Al-Nassr)
- Hugo Souza (Corinthians)
Defensores:
- Alex Sandro (Flamengo)
- Alexsandro (Lille)
- Beraldo (PSG)
- Carlos Augusto (Inter de Milão)
- Danilo (Flamengo)
- Léo Ortiz (Flamengo)
- Marquinhos (PSG)
- Vanderson (Monaco)
- Wesley (Flamengo)
Meio-campistas:
- Andreas Pereira (Fulham)
- Andrey Santos (Strasbourg)
- Bruno Guimarães (Newcastle)
- Casemiro (Manchester United)
- Ederson (Atalanta)
- Gerson (Flamengo)
Atacantes:
- Antony (Betis)
- Estêvão (Palmeiras)
- Martinelli (Arsenal)
- Matheus Cunha (Wolverhampton)
- Raphinha (Barcelona)
- Richarlison (Tottenham)
- Vinicius Junior (Real Madrid)
Estreia em junho
Ancelotti comandará a Seleção nos próximos dois jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. O Brasil enfrenta o Equador no dia 5 de junho, no Estádio Monumental de Guayaquil, às 20h (horário de Brasília). Depois, encara o Paraguai no dia 10, na Neo Química Arena, em São Paulo, às 21h45.
Atualmente, o Brasil ocupa a quarta colocação nas Eliminatórias Sul-Americanas, com 21 pontos, atrás de Argentina (31), Uruguai (28) e Colômbia (25).







