Em meio à cúpula do Brics, que acontece no Rio de Janeiro, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez uma ameaça pública aos países que se alinhem ao bloco. Em publicação feita neste domingo (6) na rede Truth Social, Trump afirmou que irá impor tarifas extras de 10% sobre produtos vindos de países que apoiem as políticas do Brics, grupo atualmente formado por 11 nações, entre elas o Brasil.
“Qualquer país que se alinhe às políticas antiamericanas do Brics será taxado com tarifa extra de 10%. Não haverá exceções a essa política. Obrigado pela atenção em relação a essa questão”, escreveu Trump.
A declaração acontece no mesmo dia em que os líderes do Brics divulgaram o documento final da cúpula, no qual criticam o protecionismo comercial e defendem um sistema multilateral de comércio baseado em regras. “Reiteramos nosso apoio a um sistema multilateral de comércio baseado em regras, aberto, transparente, justo, inclusivo, equitativo, não discriminatório e consensual, com a OMC em seu núcleo”, diz trecho do documento.
Trump, que retornou ao cargo em janeiro deste ano, tem mantido o tom crítico em relação ao Brics e ao que chama de políticas contrárias aos interesses dos Estados Unidos. Logo no início de seu mandato, o republicano já havia anunciado aumento de tarifas sobre produtos importados, o que gerou reações de diversos países.
Além de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, integram o Brics a Arábia Saudita, Irã, Emirados Árabes, Indonésia, Egito e Etiópia. Outros dez países são parceiros do grupo: Bielorrússia, Bolívia, Cazaquistão, Cuba, Malásia, Nigéria, Tailândia, Uganda, Uzbequistão e Vietnã.