O Tiro de Guerra 07-010 está comemorando o seu 116º ano de permanência na cidade de Mossoró. A formatura da 116ª turma ocorreu na manhã desta segunda-feira (10), com presença de autoridades locais. A unidade teve origem no dia 7 de novembro de 1909, em reuniões nas instalações do Colégio Diocesano Santa Luzia. Na oportunidade, houve a aprovação de um clube com fins militares, sendo denominado “Sociedade Brasileira do Tiro Mossoroense”.
O Tiro de Guerra de Mossoró já capacitou mais de 11,2 mil atiradores, atuando no município em diversas frentes junto ao Executivo municipal. A instituição participa ativamente nas campanhas de combate às arboviroses e nas ações preventivas à inundação e desastres naturais em conjunto com a Defesa Civil. Além de contribuir com a formação de jovens para o progresso e desenvolvimento da cidade.
Conforme Termo de Cooperação firmado entre o Município e o Exército Brasileiro, por meio da 7ª Região Militar, a Prefeitura de Mossoró é responsável pela manutenção das instalações do TG, e o Exército fornece os instrutores e material militar para a instrução. Leandro Castelo Fernandes, comandante-chefe do Tiro de Guerra, falou sobre mais um aniversário que a instituição centenária completa, salientando a importância que o TG tem com os mossoroenses.
“É uma data muito importante para nós do Exército Brasileiro. Afinal de contas, é um compromisso assumido da Prefeitura de Mossoró com o Exército Brasileiro há 116 anos, que é estar presente formando cidadãos, patriotas, pessoas melhores que com toda sua formação militar possam de alguma forma contribuir com a sociedade mossoroense. Sempre que possível, somos requisitados pela Prefeitura e também alguns órgãos pelo apoio dos nossos atiradores para se fazerem presente em campanhas e ações”.
Titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito, Walmary Costa destacou a importância do Tiro de Guerra para a sociedade mossoroense. “O Tiro de Guerra está completando 116 anos de existência. É uma instituição bastante importante para a cidade de Mossoró na formação de jovens, como também no apoio a ações desenvolvidas no nosso município”, disse.
A solenidade contou com apresentação da fanfarra do Tiro de Guerra de Mossoró, hasteamento da Bandeira do Brasil e entregas de certificado para atiradores que se destacaram em 2025.








