Agradecer e planejar o futuro é essencial

Colunas

Neste último dia de 2017 é importante refletirmos sobre nossos erros em busca de corrigir e que em 2018 possamos colher os frutos deste momento de reflexão e compromisso com nossos objetivos.
Em Mossoró os principais acertos foram a iniciativa de parcerias público privadas para oferecermos exercícios físicos gratuitos a comunidade. Este tipo de atitude onera bem menos os cofres públicos, divulga as marcas e serviços privados levando ao público um momento de mais qualidade ao praticar os exercícios físicos com uma estrutura que outrora não seria capaz em uma iniciativa unilateral. Este tipo de iniciativa foi bem utilizada no Viva Rio Branco com parcerias entre Prefeitura e o Complexo Biofit e suas diversas modalidades como o Fitdance, a Synergy 360, um circuito funcional orientado pelos profissionais de Educação Física.
Os eventos promovidos, embora alguns tenham ficado no papel ou nem entrado neles, ainda vou falar sobre isso. Os eventos que foram realizados na cidade tiveram consistência e trouxeram a notoriedade que algumas modalidades mereciam.

O Juverns merece destaque pelo crescimento em número de escolas que aderiram e qualidade oferecida na competição, muito especificamente na fase estadual em Natal. Por aqui ainda merece um pouco mais de capricho. As diversas provas ciclísticas que acontecem o ano todo na cidade, costumo afirmar que o ciclismo é a modalidade onde mais se compete em nossa cidade mas também tempo o oferecimento de passeios, trilhas, treinos diários no meio ciclístico promovido pelos mais diversos grupos que aqui residem e que fomentam um mercado sempre em ascensão de praticantes que vão se tornando uma verdadeira família. No ciclismo é essencial destacar a Prova Governador Dix-Sept Rosado onde esse ano se conseguiu derrubar o estigma de um prova desorganizada, com largada sem atrasos por ter área de controle e concentração de prova, microchip pra obtenção de resultados, pagamentos dos ciclísticas realizados dentro do prazo, uma prova pra servir de referência e colocar Mossoró na mira dos grandes nomes em 2018.

É possível enxergar as Artes Marciais em todo lugar da cidade com Karatê, Muay Thai, jiu-jitsu, Taekwondo, judô, MMA, Kung Fu, Boxe chinês… São tantas artes que nem consigo citar todas, mas é exatamente por isso que merece destaque e dentro deste mundo mais uma vez o destaque vai para o complexo Biofit que possui um ringue próprio e realizou Lutas que acrescentaram muito a este meio e que é notória a linha crescente de adeptos a estas Artes.
Dentro dos destaques, quero encerrar falando um pouco dos esportes de rua ou ao ar livre, pra fechar com chave de ouro e daí entrar nas críticas e sugestões. Fico muito feliz ao passar nas ruas e notar que as pessoas estão caminhando, correndo, andando de patins, skate, praticando street workout, incluo neste perfil aqueles que vão também as praças pra jogar Basquete, Futsal, Tênis, Vôlei… Em resumo, a alegria que me contagia é por notar a valorização do cuidado com a saúde de maneira natural e muitas vezes espontânea.
Os erros que temos o dever e muitas vezes a obrigação de corrigir são quase que mais do mesmo.

Inicio relatando a falta de uma competição do município no tocante a idade escolar, o conhecido JEMS, é lamentável que o município não pense nas suas crianças como prioridade e as tenha deixado esquecidas em seu segundo ano, como também não houve nenhuma promoção de eventos no tocante às modalidades de quadra pra o público jovem. Não são palavras minhas, mas é bom lembrar que quem investe no esporte economiza na saúde. Que este fato seja considerado pra 2018. Ainda temos que lamentar a interdição do Ginásio Pedro Ciarlini, a falta de manutenção nas quadras da cidade, algumas sem condições de uso e deixando uma lacuna naquelas localidades. Temos que nos organizar e oferecer de maneira mais consistente uma atenção aos praticantes de exercícios físicos da terceira idade. As academias foram instaladas, mas não há orientação e o exercício físico por si só pode não fazer bem, há a necessidade da orientação profissional a estas pessoas que merecem todo nosso cuidado.

Não quero me prolongar nos erros, mas deixo aberto o espaço praqueles que quiserem contribuir com suas sugestões, dicas e ideias pra melhorias na prática dos exercícios físicos em nossa cidade.
Fico por aqui desde já agradecendo a todos que dedicaram um pouco do seu tempo a se cuidar, sim agradeço a vocês por nos trazer a sua saúde a um patamar melhor. Agradeço aqueles que contribuíram pra que os esportes em geral continuassem existindo, há pessoas que carregam alguns esportes nas costas. Pra estas pessoas meu muito obrigado em nome das crianças.

Por fim, agradeço ao Portal Mossoró Noticias a oportunidade de trazer uma visão nova sobre o que se pratica em Mossoró e poder expor nossa realidade em todos os âmbitos dessa prática sem precisar conter palavras ou deixar de mostrar qualquer que seja a realidade. Que 2018 nos traga boas vibrações, muita paz, saúde e a certeza de que nós podemos fazer um mundo melhor se estivermos compromissados a fazer o que é certo e necessário pra isso.

Comentários

comentários

Franklin Soares

Franklin Soares

instagramSiga-nos @mossoronoticias