Rayla Cecília, Évely Yara e Ekarinny Myrela são alunas da Escola Estadual Professor Hermógenes Nogueira, em Mossoró, e foram algumas das estudantes da rede estadual de ensino que foram destaques na 16ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, a Febrace. As estudantes receberam os prêmios “Edusp†e “Destaques da Federação†pelo projeto “Cashew Bottle: garrafa biodegradável produzida através do reaproveitamento de resíduos do cajueiroâ€.
Mas as meninas não foram as únicas a serem premiadas na Feira: as estudantes Kalidja Mariely, Maria Graciele, junto ao orientador Ivanildo Bezerra, vinculados à Escola Estadual Juscelino Kubitschek, em Assú, receberam o Prêmio ABRIC de Excelência em Iniciação Científica, com o projeto GIROGLOVE.
Antes de participar da Feira, os projetos das estudantes também foram credenciados na Feira de Ciências do Semi-Ãrido Potiguar, que é desenvolvida pela Universidade Federal Rural do Semi-Ãrido (UFERSA), em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura do RN (SEEC/RN). Com a credencial, os projetos puderam ser apresentados na Febrace e concorrer aos prêmios.
A premiação aconteceu no dia 16 de março, último dia da feira. A comitiva do Rio Grande do Norte na Febrace contou com a participação de 38 pessoas, entre estudantes, orientadores, técnicos das Direcs e servidores da UFERSA. 7 projetos de escolas da rede estadual de ensino também concorreram.
Foto: Reprodução









