Aspargo: quais seus benefícios? É diurético?

nutrição

POR Celina Avelino

03/05/2018

Sei que gostam bastante quando falo em calorias, e em valor calórico, o aspargo tem sua vez, em torno de 20 kcal a cada 100g, rico em nutrientes como a vitamina A, B, C, E e K e alguns minerais como magnésio, ferro, manganês e potássio. Lembrando que estou citando apenas alguns, sendo assim, importantíssimo para nossa imunidade, visão, pele, paladar e diversas funções do nosso organismo.



Antioxidante e anti-inflamatória, ela está com tudo, além de conter fotoquímicos como flavonoides, luteína, carotenos e outros que desempenha esse papel. 

Contém glutationa (tripeptídeo com 3 aminoácidos) com poder antioxidante no organismo. Podemos citar também a asparagina, aminoácido com ação diurética, resultando na redução do inchaço, que pode está correlacionado com a retenção liquida ou o excesso do álcool. Comemorem né? Como é antioxidante e diurético, ajuda a eliminar o excesso de bebida alcoólica do final de semana, potencializando o sistema imunológico e te levantando mais rápido da famosa ressaca. 

Rico em fibras, como a inulina, auxilia ao bom funcionamento do intestino, redução do colesterol e ainda incentivam o crescimento de bactérias boas. É um ótimo alimento para as grávidas consumirem, pois contém também o ácido fólico que não pode faltar na alimentação.
Pode ser consumido da sua forma crua, agregando valor as preparações típicas em casa como arroz, ou em saladas cruas e sucos detox.


Celina Avelino – Nutricionista – CRN 20650

Pós graduanda em Nutrição Esportiva e Estética
Instagram - @papodanutricionista
Facebook – Papo da Nutricionista

Comentários

Celina Avelino

Celina Avelino, 23 anos, mossoroense, formada em Nutrição pela Universidade Potiguar (UNP) e colunista de Nutrição no Portal Mossoró Notícias.