Carnaval e alimentação, será que dá?

nutrição

POR Celina Avelino

09/02/2018


“Nutri, mas preciso de descanso”

“Nutri é só para espairecer”

“Nutri só depois do carnaval eu volto”

E é com esses argumentos que começo a coluna de hoje, simples, rápida e básica. Devido a produção do mês que vem cheias de surpresas pra vocês... Gente mas venhamos e convenhamos, todos curtem o carnaval e uma pouca porcentagem aproveita com moderação (espero que meus pacientes estejam inclusos nessa porcentagem viu rs) Bom, então ai vai dicas para equilibrar a rotina cansativa de festas/noites sem dormir/ e etc.


1. Beba bastante água

O álcool desidrata, por isso, cada fim de bebida, tome bastante água. Se quiser uma ajudinha a mais, coloca gelo na bebida que da uma boa ajuda.




2. Alimente-se antes e após a bebedeira

Melhorará os sintomas da ressaca e te manterá com mais energia e um pouco mais saciado para evitar também o descontrole na hora da diversão




3. Água de coco

Ideal para te hidratar mais um pouco além da água normal. 




4. Invista em alimentos que ajudam a minimizar/curar a ressaca

Alimentos ricos em potássio, como água tônica, água de coco, laranja, banana, uva..




5. Invista em SUCOS DETOX 




Vamos entender o pq? Se eu fosse você já prepararia as garrafinhas e deixava prontinhas na geladeira. Misturar a água de coco com couve folha, pepino, é hidratante também, levando as vitaminas do complexo B, que ajudam aos neurônios funcionarem melhor, ou seja, mais atividade e menos enjoos.

Mas posso fazer como? Aproveita e coloca aquelas folhas que você não comeria diariamente, como couve folha, rúcula, quer função? As melhores funções e suas funções são: manter a pele limpa, sedosa, hidratar junto a água de coco mantendo as funções vitais em bom funcionamento, ajuda a detoxificar o organismo das impurezas e ainda controlar o peso.

Vamos as funções de cada um? Hahaha


1. COUVE




Função hepato protetora, que aparentemente pelo excesso da bebida, estará um pouco debilitada recebendo muita toxina do álcool. 


2. LIMÃO

Ajuda a oxidar a couve e disponibiliza melhor principalmente minerais como ferro, mas lembrando, caso esteja com muita azia, deixa o limão somente para outro momento e utilizar ele mesmo para sentir o cheiro da casca para amenizar os enjoos.




3. MARACUJÁ/ABACAXI/BANANA Ou fruta da sua preferência

O maracujá é rico em Vitamina C, potássio, assim como a banana, o abacaxi,  então você poderá escolher essas frutas tranquilinhas.




4. Gengibre

Como todos conhecem, o gengibre é uma raiz, sendo assim, rica em muitos nutrientes, tendo ações como anti-inflamatórias, antisséptica, ajudando então a recuperar as crises de garganta depois de tanta bebida e nos gritos dos festejos.




5. Aguá de coco novamente

Rico em potássio, sais minerais, adoçando também com um pouco de açúcar.

Curtam com moderação, pois entenda que cada corpo é um corpo, não extrapole, e se puder controlar na alimentação, OTIMO. Caso não, entre em equilíbrio, curta com muita moderação, previna-se e fique atento. Bom festejo e até breve né?


Celina Avelino – Nutricionista – CRN 20650

Pós graduanda em Nutrição Esportiva e Estética

Instagram - @papodanutricionista

Facebook – Papo da Nutricionista

E-mail – [email protected]


Comentários

Celina Avelino

Celina Avelino, 23 anos, mossoroense, formada em Nutrição pela Universidade Potiguar (UNP) e colunista de Nutrição no Portal Mossoró Notícias.