Como não cair em tentação com tantas tentações no supermercado?

nutrição

POR Celina Avelino

25/01/2018


Boa Noiteeee! Verão no finalzinho e horas das compras para voltar com tudo na dieta e nos treinos não é? Então vamos começar o assunto sério. Muitas pessoas batem sempre na tecla sobre as tentações no supermercado, que as primeiras sessões deles sempre são os alimentos tentadores e gostosos para poder depois vim e chegar aos alimentos naturais e saudáveis escolhidos pela nutri não é mesmo? Bom, vou começar dizendo que nada é fácil, vai chegar a lanchonete e vai ser primeiro os sandubão, refrigerante para depois vim o natural e os sucos ou vitaminas, então tudo vai ser escolha.


Quem nunca se sentiu enganados ao ler os rótulos que falam “não contém açúcar” e quando vê os ingredientes que a nutri ajudou a ler tem lá, o açúcar... Que dó! O que não podemos fazer é nos deixar levar pelo marketing de embalagens lindas cheias de frutinhas falando que é de frutas e quando vai olhar os ingredientes cheios de aditivos e aromas artificiais “aroma de coco ou frutas ou morango ou coco...” e assim por diante né?

O que podem fazer nesse caso? Vamos lá, há muito tempo queria falar sobre esse tema, mas ele é tão complexo que poderia até dividir em varias etapas e falar varias vezes que sempre vai ter o que falar e um ponto a fazer e vou esses meses fazer uma grande maratona em meu instagram (www.instagram.com/papodanutricionista) sobre esse tema sugiro que me sigam para acompanhar com mais detalhamento.

Vamos às dicas primordiais e que não devem jamais ser esquecidas;


1 - PESQUISE OS PREÇOS DE VÁRIOS SUPERMERCADOS


COMO ASSIM? Sabe aqueles papeis grandes com propaganda de comida, valores que ninguém gosta de receber ou pegar? Eles são o primeiro passo para uma boa feira da dieta. Nunca escolha só um supermercado para comprar todos os alimentos, pois sempre que o preço subir, você vai falar “ah ta muito caro seguir dieta” ...aquela velha mania de por a culpa nos outros ou em valores por preguiça. Então vamos jogar a preguiça de lado e partir para as compras.


 


Como essa lista de preços vai me ajudar nutri? Simples, além da economia necessária nessa crise, você pode escolher os melhores alimentos e aqueles que se incluem ditos como saudáveis no melhor precinho e ainda sobrar reservas para o fim do mês para compensar em outra conta, guardar na poupança ou comprar roupas novas para acompanhar os resultados maravilhosos por fazer novas escolhas.


2 - FAÇA UMA LISTA DE COMPRAS PREVIAS


 


Sim gente, nada de “chegar lá eu lembro” esse pensamento faz com que você sempre caia em tentações no momento da compra. Listar os alimentos que sua nutricionista indicou ou aqueles que você quer colocar no seu dia a dia (seja qual for o objetivo) você precisa sim de um norte, para primeiro escolher os alimentos que você vai levar para depois pensar beeem na hora de colocar aqueles alimentos cheios de açúcar e careeeerrimo né?


3 - COMECE PELAS FRUTAS E VERDURAS


Nutri, mas frutas engordam? Gente, não entra nem o comentário dessa pergunta né? O que engorda vai ser aquelas bolachinhas água e sal no lanche da tarde ou aquela batatinha só uma vez (no dia rsrs)... As frutas é uma fonte de carboidrato excelente para quem começa uma mudança de hábito, pois são ricas em nutrientes, os quais poderiam não está sendo introduzido de forma adequada diariamente no dia a dia, sem contar que esses nutrientes ajudam no aspecto da pele, melhorando sua textura, melhora o intestino, tornando regular o que não era regular, trazendo melhorias a saúde dentaria, dos olhos e órgãos.


 


Assim como as verduras, ricas em proteínas vegetais, fibras e excelentes antioxidantes naturais (prefiram sempre os orgânicos) sem desculpas de mais caro, lembre-se das dicas acima, e ainda mais, melhor pagar um pouco alto para melhorar a saúde do que pagar caríssimo para tentar reparar a saúde prejudicada ao longo dos anos por não ter o cuidado devido.




4 - AS PROTEÍNAS NÃO PODEM FALTAR NA LISTA


Prefira as fontes de proteínas magras e que da para adicionar nas preparações do dia a dia, como ovos, queijos (o mais branquinho possível), carne mais magra possível, sem gorduras aparente, a carne de patinho é um grande amigo nessas horas, carne de soja, peito ou filé do peito de frango.





5 - NÃO COLOCAR ALIMENTOS RICOS EM AÇÚCARES OU GORDURAS VEGETAIS


Mas como assim nutriii? Todos contem isso L” não esqueçam as dicas acima e das dicas já mencionada nas demais colunas, o que a nutri sempre fala? Alimentos industrializados não são permitidos, eles são ricos em carboidratos (açúcar invertido, maltodextina, malte, dextrose..) eles são tão açúcares quanto o açúcar normal, e quando vem um desses ingredientes, sempre vem mais na mesma embalagem do produto, nunca é somente 1.


 

E se escolherem por algum motivo, procure ler os ingredientes para saber o que você está comendo, não se importe somente com o sabor, pois o sabor vem dos aromatizantes, corantes e demais venenos que a indústria coloca para você consumir. Cuide da sua saúde, preste atenção no que você consome, só quem pode cuidar da sua saúde é você.


Espero que tenha gostado dessa dica primordial para começar a mudança de hábito. Um ano novo exige MUDANÇAS não somente da mente, mas da alma, da saúde e da vida. Sempre procure um profissional Nutricionista capacitado para prescrever sua dieta de acordo com suas necessidades e objetivo. Para toda atividade física também procure um profissional.


Celina Avelino – Nutricionista CRN 20850

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Celina Avelino

Celina Avelino, 23 anos, mossoroense, formada em Nutrição pela Universidade Potiguar (UNP) e colunista de Nutrição no Portal Mossoró Notícias.