Ovos: mitos e verdades

nutrição

POR Celina Avelino

20/05/2018

O mistério do ovo nunca é resolvido né? Pois vamos esclarecer um pouco sobre ele tadinho, que foi tão excluído da alimentação por ser acusado de aumentar o colesterol, que nós sabemos que o que causa isso é o excesso de carboidrato e de alimentos ruins que você coloca para dentro do seu corpo, CERTO?

 


Ovo é uma excelente fonte de proteína!


VERDADE


Além de ser fonte de vitaminas e minerais, encontramos uma boa quantidade de proteína de alto valor biológico no ovo, incluindo o colágeno, essencial para a pele, sendo um aminoácido essencial em proporções adequadas sugeridos conforme sua nutri e sua disponibilidade, sua absorção é ótima, e por conter diversos aminoácidos é uma proteína completa.


OVO ENGORDA!


MITO


Nenhum alimento sozinho engorda, existem alimentos calóricos e menos calóricos, com mais fibras e antioxidante que outros. Ovo não engorda, ajuda no ganho da massa muscular devido a sua quantidade de proteínas.


NÃO SE DEVE GUARDAR OS OVOS NA PORTA DA GELADEIRA!


VERDADE


Na porta é o local onde tem mais oscilação de temperatura (abre e fecha) e o ovo não pode ficar nessa oscilação frequentemente, uma vez colocado na geladeira, deixe lá entre as ultimas prateleiras.


A GEMA TEM GORDURA E A CLARA NÃO!


Em partes hahaha


A gema contém vitaminas como A, D e E, vitaminas do complexo B, fósforo e selênio, lecitina e gorduras (boas). Já a clara, terá uma concentração maior e quantidade de aminoácidos  de um alto valor biológico. Além disso, SE COMPLETAM.


QUAl DEVO ESCOLHER?


OVOS CAIPIRA – PROCURE SABER SEMPRE A DATA


TEMPO DE COZIMENTO?



 

Celina Avelino – Nutricionista – CRN 20650

Pós graduanda em Nutrição Esportiva e Estética

Instagram - @papodanutricionista

Facebook – Papo da Nutricionista

E-mail – [email protected]


Comentários

Celina Avelino

Celina Avelino, 23 anos, mossoroense, formada em Nutrição pela Universidade Potiguar (UNP) e colunista de Nutrição no Portal Mossoró Notícias.