Qual tipo de carne pode incluir na dieta?

nutrição

POR Celina Avelino

19/04/2018


Uma dúvida frequente é “nutri só passa ovos e frango?” Não é só passar ovos e frango, pensamos não só no seu valor nutricional mais em diversos fatores como: custo benefício, disponibilidade no meio onde vive, facilidade para o dia a dia e por ai afins.

Posso deixar explicito que, o frango e alguns peixes brancos são proteínas magras e de boa opção para os dias, e que o porco é uma proteína gordurosa. Correto? Mas em relação a carne vermelha, o que escolher?


CARNES GORDAS OU GORDUROSAS:



 
1. Cupim
2. Paleta
3. Fraldinha
4. Acém
5. Costela
6. Picanha
7. Alcatra
8. Contra – filé

CARNES MAGRAS:



1. Músculo
2. Carne de Patinho
3. Maminha
4. Lagarto
5. Coxão Mole
6. Coxão Duro
7. Filé Mignon 

Observando a imagem a seguir, podemos ver onde localiza-se cada uma, para ter realmente a noção de onde e que parte localiza-se cada carne:


Claro, MUITA atenção na hora do preparo, lembre-se que utilizar temperos de garrafas, temperos prontos em forma de quadrado, colorau vermelho e outros ricos em sódio, a carne deixa de agregar valor nutricional a sua refeição, tornando-se prejudicial aos seus resultados.
Sempre que for prepara-las, cortar as gorduras aparentes ao máximo possível e temperar com menos sal ou nenhum sal. Hoje em dia, com as diversas opções de condimento natural que da sabor, aroma e uma textura mais palatável aos alimentos, utilize sempre: alho, cebola, coentro, cebolinha, salsa, salsinha... O que você achar melhor, menos temperos industrializados.

Na hora de fazer, prefira cozida, ensopada, assada ou grelhada evitando a fritura. Caso queira fazer um empanado para ou fritar em uma ocasião especial, utilize a Airfryer, que da o efeito sem utilização de óleo, e é um método já para começar uma reeducação alimentar.

Celina Avelino – Nutricionista – CRN 20650
Pós graduanda em Nutrição Esportiva e Estética
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Facebook – Papo da Nutricionista

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Celina Avelino

Celina Avelino, 23 anos, mossoroense, formada em Nutrição pela Universidade Potiguar (UNP) e colunista de Nutrição no Portal Mossoró Notícias.