TAPIOCA X RAP10, qual a melhor escolha?

nutrição

POR Celina Avelino

22/02/2018


Olá pessoal, continuando com os temas sugerido por vocês.. O que acham? Trocar a tapioca por rap10 saudável? Vamos da uma olhada.

Todos conhecem esse produto, está em quase todos os supermercados da cidade, e sim ele é bem conhecido e utilizado por algumas pessoas como substitutos saudável de algum alimento. Super prático é claro, a pergunta sempre é, "é saudável?" Vou comentar a minha opinião sobre este produto.




Temos as 3 linhas, tradicional, integral e light. Em valores calóricos, e olhando o rotulo (colocarei a imagem obtida da internet) podemos comentar:




Vamos observar logo o maior número, Sódio, uma quantidade exagerada e exorbitante de sódio, que para vocês terem noção que Rap 10 – Fit tem a mesma quantidade de sódio em 2 fatias de Pão de Forma Light (253mg) de acordo com a tabela nutricional TACO. Então já começa ser negativo deste ponto. E olha só, a versão fit tem menos calorias e mais fibras do que a versão integral - e na hora de uma boa escolha de alimentos industrializados, dê sempre preferência aos alimentos ricos em fibras – então vale a pena considerar o Rap Fit 10.


Vamos pra lista de ingredientes desses alimentos?


Rap 10 Integral – Ingredientes


Farinha de trigo integral, farinha de trigo fortificada com ferro e ácido fólico, gordura vegetal, glúten, fibra de trigo, sal, vinagre, conservadores: propionato de cálcio e sorbato de potássio, emulsificante mono-diglicerídeos de ácidos graxos, fermentos químicos: bicarbonato de sódio, fosfato de alumínio e sódio e fosfato monocálcico e regulador de acidez: ácido fumárico. CONTÉM GLÚTEN.


Rap 10 Fit – Ingredientes


Farinha de trigo fortificada com ferro e ácido fólico, fibra de trigo, sal, gordura vegetal, vinagre, amido de milho, emulsificantes: estearoil-2-lactil lactato de cálcio e mono-diglicerídeos de ácidos graxos, conservadores: propionato de cálcio e sorbato de potássio, fermentos químicos: bicarbonato de sódio, fosfato de alumínio e sódio e fosfato monocálcico e regulador de acidez: ácido fumárico. CONTÉM GLÚTEN.

Podendo concluir que é um alimento industrializando, no qual possui MUITO aditivos químicos nas suas formulas podendo ser prejudicial e não causar um emagrecimento desejável, e são ricos em gorduras, sódio e contém glúten. Meus pacientes me conhece, só passo alimento NATURAL, então não posso considerar um produto industrializado saudável não é? ENTRETANTO, TODA VIA, se em casa tiver pão francês e um Rap 10, vamos optar pelo Rap 10 para praticidade e evitar o consumo do pão que é pobre em fibras. Entretanto, quando tiver mais tempo e querer algo saudável, vamos optar pela tapioca ok?


Motivo pelo qual opto pela tapioca:


A tapioca é feita a partir da goma de mandioca de tapioca: no qual deve se fazer uma melhor escolha com o menos de sódio possível, pois a vários por ai com uma quantidade absurda de sódio

Podemos agregar valor em sua preparação: ou seja, colocar fontes de fibras como linhaça, chia ou aveia quando se está preparando, tornando-a saudável e favorecendo nosso organismo, diminuindo a absorção do açúcar e baixando os níveis de colesterol e glicose. Sem contar que, ainda ajuda no melhor transito intestinal.

O recheio dela pode ser proteica com: ovos mexido (sem nada), frango desfiado, carne de patinho com recheios de cenoura ralada e onde sua criatividade for.

Sendo LIVRE de aditivos químicos que agridem o corpo, que pode ser um causador de agente tóxico causando queda de cabelo e entre outros fatores.




Então agora faça a sua escolha, já te dei dicas e espero que realmente busque uma vida mais saudável, já que o objetivo é esse, procurar alimentos o mais próximo do natural possível. Mas claro, não condeno, pode ser uma opção saudável no momento, mas que não torne um hábito. Procure um profissional para te ajudar a chegar melhor no seu objetivo.



Comentários

Celina Avelino

Celina Avelino, 23 anos, mossoroense, formada em Nutrição pela Universidade Potiguar (UNP) e colunista de Nutrição no Portal Mossoró Notícias.