TPM - Alimentos que ajudam a combater os sintomas

nutrição

POR Celina Avelino

30/03/2018

Ola pessoal, sei o quanto vocês adoram uma coluna rápida e de facil leitura e compreensão, então vamos ao mal de nós mulheres, simmm, a coluna é exclusiva para ELAS, que sofremos mensamente com ela.

Lá vem ela, junto com ela, dores nas pernas, dores nas mamas, instabilidade emocional (não sabemos se rir ou choramos ou gritamos), dores na mama, cólica (a terrível sensação de morte), isso pode incomodar bastante durante o ciclo menstrual, então vamos algumas dicas FÁCEIS e PRATICAS de serem seguidas antes e durante esses dias. Já pegou papel e caneta? Anotando...

Como a ALIMENTAÇÃO pode ajudar? Com diversas formas: 

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1-) Aumentar a ingestão de alimentos que aperfeiçoam a produção de serotonina, grande contribuinte para o bem estar físico e emocional, que podemos citar: chocolate rico em cacau (preferência 75% para cima, mas para quem quer começar na tentativa, mínimo 505 que tal? rs) castanhas, aveia, nozes, banana, tâmaras, arroz integral, batata doce...

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2-) Com relação ao inchaço, chá de hibisco e cavalinha podem ajudar! MUITO cuidado, pois esses fitoterápicos não são indicados para todos, procure SEMPRE um profissional. Já comprou e tomou e não se sentiu bem, PARA.

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3-) Beber muita ÁGUA (sempre batendo nessa tecla) para minimizar a retenção de líquidos característicos do período. A retenção é comum em mulheres que não consomem o mínimo de água (2,5 litros) imagina nesse período.  Se houver dores de cabeça,  água com gengibre, ou com limão, ou com hortelã, são bons aliado nesse momento.

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4-) As vitaminas do complexo B e o magnésio estabilizam as variações hormonais e são essenciais para recriarem os sintomas da TPM. Então, consuma + vegetais verdes escuros MUITO + vegetais escuros, cereais integrais (quinoa, linhaça, flocos de aveia, granola), ovos mexido ou cozido e frutas no período;

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5-) Nesse período EVITE alimentos e produtos inflamatórios, que juntos podem está associado ao desequilíbrio eletrolítico e o aumento  da má circulação, exemplos desses alimentos: muito açúcar (doces pobre em cacau), sal (alimentos enriquecidos, empanados ou embutidos), biscoitos recheados ou muito salgado (bolacha água e sal), aditivos químicos (não contém só em produtos de limpeza, mas pasmem, em alimentos) , embutidos como mortadela, presunto e peito de peru, caldo de carne, salsicha, ketchup, shoyu, refrigerantes e bebidas alcoólicas. 
Não deixe esses sintomas tomarem de conta de você e você achar já normal e que nunca melhora.. MUDE para o seu corpo MUDAR. Mais saúde e mais cuidado, menos doenças. Marque e compartilhe com amigos. 

Celina Avelino – Nutricionista – CRN 20650

Pós graduanda em Nutrição Esportiva e Estética

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Celina Avelino

Celina Avelino, 23 anos, mossoroense, formada em Nutrição pela Universidade Potiguar (UNP) e colunista de Nutrição no Portal Mossoró Notícias.