Com uma caminhada também podemos chegar lá!

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Sobre o verão e os esportes, eles tem tudo a ver.
Referenciar o que podemos fazer dentro deste período pareceu fácil na coluna passada, mas agora vamos nos dedicar a fazer você abrir mão de ficar em casa e sair pra se dispor a cuidar um pouco mais de sua saúde de maneira lúdica e divertida.
Dentro das possibilidades pra se iniciar a prática de atividades físicas no seu cotidiano é sempre possível ouvir sobre as caminhadas. Estas sempre são recomendadas por profissionais de Educação Física, Médicos, Fisioterapeuta… Mas porque esse consenso?

A caminhada nos traz inúmeros benefícios e isso por ser um exercício que faz parte do nosso cotidiano, não como exercício e sim com a nossa principal forma de deslocamento.
Quando se dispuser a fazer uma caminhada como exercício é necessário alguns cuidados básicos pra sua segurança e conforto.

Utilizar calçados confortáveis e adequados pro seu tipo de pisada além de roupas leves pra iniciar a caminhada, isto vai te trazer além do conforto a certeza do cuidado aos pés que são o alicerce do nosso corpo. Evitar horários quentes e mesmo com esse cuidado usar filtro solar, boné, óculos escuros com proteção UVA e UVB. Levar consigo água pra se hidratar durante a caminhada e realizar alongamentos antes e após executar o caminhar estimulando melhor a circulação sanguínea.

Entre os benefícios da caminhada podemos citar o combate ao sedentarismo, obesidade, o auxílio direto na perda de peso; A redução do inchaço principalmente nos membros inferiores, bastante comuns nas mulheres; melhora da circulação sanguínea; Fortalecimento de toda a musculatura do corpo, mas não substitui outros exercícios como a musculação; previne ansiedade e estresse, de e pra isso existe vários estudos apresentados em artigos científicos que comprovam; promove melhoras na postura corporal com a regularidade; previne complicações cardiovasculares como o infarto e a hipertensão.

Além de todos estes benefícios que a caminhada nos promove, um dos grandes diferenciais é que ela pode ser praticada em qualquer lugar como praças, ruas, clubes, academias, praia e espaços diversos. Durante a caminhada é possível se intensificar o esforço através do movimento mais rápido dos braços e pernas, aumentando o fluxo sanguíneo do corpo e também promover a contração voluntária dos músculos do abdômen para também enfatizar o fortalecimento deste.

Então, qual a desculpa pra não caminhar?
Tem alguma dúvida?
Precisa de uma força pra iniciar?
As informações iniciais estão todas aqui, mas a coluna fica aberta pra quem quiser tirar dúvidas, fazer colocações e ainda estimular mais pessoas a começarem a cuidar melhor de sua saúde.

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Franklin Soares

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