Como congelar e descongelar alimentos corretamente

gastronomia

POR Flâvio Magalhães

17/01/2018

Ideal para aqueles que não abrem mão de uma boa refeição, congelar e descongelar alimentos é uma prática que vale a pena aprender.

Alimentar-se corretamente na correria do dia a dia não é tarefa fácil, mas, com um pouco de organização e dedicação, é possível realizar esta proeza. Nem sempre conseguimos saborear uma refeição preparada na hora, por isso a opção de congelar alimentos é uma boa pedida.

Além disso, o desperdício se faz presente como um efeito negativo desta falta de tempo, onde, muitas vezes, o alimento chega a estragar na geladeira por não haver tempo hábil para seu preparo.

Em relação ao processo de congelar e descongelar alimentos, dependendo da forma como utilizamos os alimentos antes do preparo ou no preparo de verduras e legumes, pode haver uma perda significativa de nutrientes.

Para evitar que isto ocorra, é necessário seguir algumas técnicas para preservar os nutrientes na hora do preparo e no tempo para o consumo, como preparar os alimentos grelhados, assados, cozidos no vapor, por imersão, o corte e a forma de congelamento e descongelamento.

Como congelar alimentos corretamente

Confira abaixo algumas dicas para congelar os alimentos sem perder seus nutrientes:

1. Prime pela qualidade e limpeza dos seus alimentos

Sempre que possível escolha alimentos de boa qualidade, de preferência orgânicos e realize uma boa limpeza dos mesmos antes de levá-los ao congelador.

2. Tente porcionar os alimentos

Procure separar os alimentos em pequenas porções. O ideal é que, após ser descongelado, o mesmo não retorne ao congelador. Por isso, as porções devem corresponder à necessidade exata daquela refeição.

3Utilize embalagens adequadas

Indica-se colocar o alimento em embalagens adequadas, como potes de plástico, vidro ou sacos plásticos próprios para alimentos congelados. As melhores opções seriam potes com tampa herméticas e sacos com fechamento à vácuo.

4. Identifique-os com uma etiqueta

Mesmo no congelador, o alimento continua tendo uma data de validade, podendo ser armazenado neste local por até três meses. Por isso, é recomendável identificar cada embalagem com uma etiqueta contendo tanto a data de fabricação quanto a data de validade.

Possuir um congelador bem regulado com temperatura constante é essencial para que os alimentos possam ser conservados sem alterações em seu sabor.

5. Faça o branqueamento dos vegetais antes de congelá-los

No caso dos vegetais, buscando não haver perda de suas propriedades nutricionais, recomenda-se branqueá-los, antes de serem levados ao congelador. Para isto, basta mergulhar cerca de 300gr de vegetais em 2,5 litros de água fervente. Deixá-los imersos de 1 a 10 minutos, de acordo com o grau de dureza do alimento. Depois, é necessário resfriá-los em um recipiente com gelo, para só então secá-los e embalá-los.

Após seu preparo, ou mesmo limpeza, porcionar os alimentos o quanto antes e levá-los ao congelador. Quanto mais tempo exposto ao ar os alimentos ficarem, maiores são as chances de contaminação por microrganismos, podendo estragar mais rapidamente.

E para descongelar?

Saber efetuar corretamente o descongelamento dos alimentos é um processo tão importante quanto o seu congelamento, evitando assim o desperdício, a contaminação ou a perda do alimento. Confira a seguir as orientações da profissional:

1.   Descongelar no refrigerador

O ideal é retirar o alimento do congelador, colocá-lo dentro de um recipiente e levá-lo à geladeira por cerca de 12 a 24 horas. Desta forma, o descongelamento é feito de maneira segura, sem grandes riscos de contaminação.

2.   Utilize o micro-ondas para acelerar o processo

Se desejar acelerar o processo de congelamento, Michele orienta colocar o alimento em um saco plástico bem fechado e mergulhá-lo em água quente. Outra possibilidade seria utilizar o forno micro-ondas.

3.   Evite utilizar água corrente para descongelá-los

Ao realizar este feito, juntamente com o gelo, os alimentos congelados irão perder também seus nutrientes e até mesmo o seu sabor.

4.   Pule o processo de descongelamento

Segundo a profissional, existem alguns alimentos como carnes, salsicha, hambúrgueres, sopas e caldos, que podem pular o processo de descongelamento e ir do congelador diretamente para a panela, sem alterações nos seus nutrientes.

Não congele um alimento já descongelado

Uma vez descongelado, o alimento não pode voltar ao freezer, exceto no caso de um produto cru que venha a ser transformado em receita. Daí a importância em porcionar os alimentos de acordo com o que será consumido.

FONTE: https://www.dicasdemulher.com.br/como-congelar-e-descongelar-alimentos/?utm_source=dicasdemulher.com.br&utm_medium=interna&utm_campaign=veja-tambem

TEMPORADA DE TIBAU ABERTA

Ainda temos algumas datas abertas para o serviço de Personal Chef em Domicilio com Cardápios Exclusivos incluindo Intolerantes a Lactose, glúten e tantos outros. Esse serviço é todo personalizado e profissionalizado com pessoal extremamente treinado por mim. Nossa equipe conta com barmans, Cozinheiros, Auxiliares, Segurança, Recepcionista e eu como seu Chef exclusivo por 1 dia ou um final de semana em Tibau.

Contatos do Chef

Instagram: FLAVIO MAGALHAES GASTRONOMIA

Telefones: 084 9 8869-7300 whatsapp

084 9 9640-0540

Comentários

Flâvio Magalhães

Flávio Magalhães, 30 anos, carioca, formado em Gastronomia pela Universidade Potiguar (UNP) e colunista de Gastronomia no Portal Mossoró Notícias.

anuncie