Como escolher a melhor faca para sua cozinha

gastronomia

POR Flâvio Magalhães

05/04/2018

Nesta postagem falaremos um pouco sobre facas, o que deve ser levado em conta na hora da compra? O modelo do cabo ou da lâmina? E o material de fabricação será que influencia? Descubra a melhor faca para sua cozinha e que irá facilitar o seu dia a dia.



Qual tipo de faca você precisa?


Observe qual a sua principal utilização das facas na cozinha. Facas para cortar carnes e legumes são diferentes. Ou ainda você utiliza faca para desossar ou fatiar carnes? E a faca de pão será que é diferente? Confira cada modelo a seguir e descubra qual é o ideal para você:


Faca para Desossar: Possui lâmina fina e pontiaguda, pode também ser utilizada para descascar frutas e vegetais.


Faca para Fatiar: A lâmina é longa e ponta arredondada, possui ranhuras que facilitam o corte preciso e garante fatias finíssimas.


Faca do Chef: Possui lâmina larga, comprida e lisa. É utilizada para cortar quase todos os tipos de alimentos, por isso é a mais comum na cozinha. Uma marca referência na fabricação de facas neste modelo é a Zwilling, produto eficiente e de altíssima qualidade.



Faca do Chef Zwilling


Faca para legumes: é mais curta e possui serrilhas que facilitam o corte. A Kyocera oferece este modelo em várias cores, ideais para combinar com a sua cozinha.



Faca de Legumes Kyocera


Faca de pão: possui a lâmina longa e serrilhas maiores, para não danificar o alimento durante o corte. Pode também ser utilizada para cortar alimentos duros, como chocolate em barra. Indicamos para este modelo as facas da marca Global, possuem excelente desempenho.



Observe o punho


O punho deve ser firme e fácil de limpar. Observe se todas as partes estão bem unidas, acúmulos de resíduos podem facilitar a proliferação de bactérias indesejadas. Normalmente o cabo é feito de plástico, resinas endurecidas e outros materiais resistentes. As facas da Zwilling e da Kyocera possuem cabos de plástico com altíssima resistência e lâmina de aço Inox, são ideais para quem busca uma faca com qualidade e durabilidade.


Pegue cada faca na mão antes de comprar, é fundamental que ela se ajuste perfeitamente para evitar desconfortos e possíveis acidentes. Lembrando que, a melhor faca, que é confortável a uma pessoa pode não ser para outra, busque observar quem irá utilizar na maioria das vezes.


Qual é a melhor forma de armazenar?


Um bloco de facas seria o ideal: as facas ficam organizadas, as lâminas protegidas e evita acidentes. O modelo lançamento da marca VAIK ® possui design moderno que além de guardar suas facas com segurança garante um belíssimo artigo de decoração.


Não recomenda-se o armazenamento das facas dentro de gavetas de forma desorganizadas. Os suportes magnéticos também não são indicados por oferecerem riscos às crianças. Não adianta investir em um conjunto completo de facas da melhor qualidade e deixá-las estragar por guardar de forma incorreta, pense nisso.


FONTE: https://blog.casadicor.com/melhor-faca-para-cozinha/


NOTA: FLÁVIO MAGALHÃES GASTRONOMIA

Desde o mês passado o Chef Flavio Magalhaes que atuava nas cozinhas da cidade como Flavio Magalhães Chef Executivo passou para a atuar como a representação da empresa Flavio Magalhaes Gastronomia vinculada a Onion Consultores, ampliando mais ainda a área de atuação nas consultorias no Rio Grande do Norte.


CONTATOS DO CHEF


·         PERSONAL CHEF EM DOMICILIO


·         CATERING

- Casamentos

- Aniversários

- Batizados

- Churrascos

- Feijoadas ao estilo Carioca

- Noites Temáticas.


·         EVENTOS CORPORATIVOS EM FINGER FOOD


·         CONSULTORIA EM A&B


- Renovação e Inovação de Cardápios

- Treinamentos em Boas Práticas e Controle Higiênico Sanitário

- Gestão de Compras, Produção e Estoque

 

Instagram: FLÁVIO MAGALHÃES GASTRONOMIA

Telefones: 084 9 8869-7300 whatsapp

                  084 9 9640-0540 (TIM)

Comentários

Flâvio Magalhães

Flávio Magalhães, 30 anos, carioca, formado em Gastronomia pela Universidade Potiguar (UNP) e colunista de Gastronomia no Portal Mossoró Notícias.