Conheça os principais tipos de queijo e seus sabores

gastronomia

POR Flâvio Magalhães

13/06/2018

Os queijos são fontes de proteínas de alto valor biológicovitaminas e minerais. Isso sem falar do cálcio que, apesar de ter a quantidade bastante variada em cada um dos tipos do produto, é um mineral essencial para a manutenção dos ossos e dentes.

Por conta de suas propriedades nutricionais, os queijos são indicados em todas as fases da vida. Porém, seu consumo deve ser sempre controlado, já que diversas variedades possuem alto teor de gordura. Normalmente, quanto mais amarelo o queijo, maior é seu valor calórico.

Confira, a seguir, as principais versões, lembrando que para aproveitar os benefícios, a palavra de ordem é moderação, sendo uma 1 fatia por vez e poucas vezes na semana, ok?

1. MUSSARELA

Queijo original da Itália, é o mais fabricado e consumido no Brasil. Produzido a partir do leite de vaca, possui sabor suavemente ácido e salgado. É o mais utilizado no preparo de sanduíches, lanches e pizzas.

2. PRATO

Foi trazido para Minas Gerais por dinamarqueses, recebendo adaptações ao leite local. Possui textura macia e sabor leve.

3. PROVOLONE

Também originário da Itália, suas peças são amarradas com cordas e secam penduradas. Posteriormente, são defumadas até atingirem a cor desejada. Famoso como petisco, concentra gosto um pouco picante.

4. CHEDDAR

De origem inglesa, tem um peculiar tom alaranjado, textura pastosa e leve sabor ácido. No Brasil é mais utilizado fundido e depois transformado em fatias. Derrete facilmente.

5. GORGONZOLA

Seu processo de maturação é feito com o fungo Penicillium Roqueforti, por isso apresenta fendas azulesverdeadas. Possui massa úmida, pastosa e sabor bastante amargo.

6. BRIE

Queijo francês de massa macia e quebradiça. É maturado externamente pelo fungo Penicillium Candidun, que confere cor esbranquiçada à casca.

7. EMENTAL

Famoso queijo suíço, com furos característicos e brilhantes. Ideal para o preparo de fondues, concentra gosto levemente doce e aroma frutado.

8. REINO

Inspirado no queijo Edam, de origem holandesa, é importado de Portugal para o Brasil. Queijo firme, seco e forte, de consumo mais popular no Nordeste e Rio de Janeiro.

9. PARMESÃO

Usado popularmente no país como queijo ralado, tem textura seca e granular. Original da Itália, possui sabor levemente picante.

10. QUEIJO DE MINAS

Um dos queijos mais populares do Brasil, é originalmente feito através da coagulação do leite com ácido láctico ou fermento. Bastante úmido, de sabor suave e um pouco ácido.

(Associação Brasileira das Indústrias de Queijo) (www.abiq.com.br)

CONTATOS DO CHEF

·         PERSONAL CHEF EM DOMICILIO

·         CATERING

- Casamentos

- Aniversários

- Batizados

- Churrascos

- Feijoadas ao estilo Carioca

- Noites Temáticas.

·         EVENTOS CORPORATIVOS EM FINGER FOOD

·         CONSULTORIA EM A&B

- Renovação e Inovação de Cardápios

- Treinamentos em Boas Práticas e Controle Higiênico Sanitário

- Gestão de Compras, Produção e Estoque

 

Instagram: FLÁVIO MAGALHÃES GASTRONOMIA

Telefones: 084 9 8869-7300 whatsapp

                  084 9 9640-0540 (TIM)

Comentários

Flâvio Magalhães

Flávio Magalhães, 30 anos, carioca, formado em Gastronomia pela Universidade Potiguar (UNP) e colunista de Gastronomia no Portal Mossoró Notícias.