Cuidados na hora de guardar o queijo

gastronomia

POR Flâvio Magalhães

11/07/2018

Nem todos os queijos devem ser guardados da mesma forma. Veja qual queijo tem menos gordura.


Mussarela, queijo prato, queijo branco, parmesão, ricota... A variedade é imensa, mas nem todos os queijos devem ser guardados da mesma forma, como mostrou o Bem Estar desta quinta-feira (7). Convidamos a pesquisadora do Instituto de Tecnologia de Alimentos Darlila Galina para explicar porque alguns queijos não devem ser guardados na geladeira. A nutricionista Tania Rodrigues comentou sobre as calorias de cada queijo.


Todo queijo tem água, alguns mais que os outros. Durante o processo de descongelamento, os cristais de gelo podem mudar a textura do alimento. O queijo fresco, por exemplo, não pode ser congelado, porque tem muita água e ficaria quebradiço demais, perdendo sua característica. A pesquisadora explica que apenas os queijos mussarela, prato e ricota podem ser congelados. O ideal é fatiar ou ralar o queijo. O descongelamento deve ser feito lentamente na geladeira. Não use micro-ondas ou deixe sobre a pia.




Queijo branco: guarde o queijo sem soro. O queijo branco costuma ficar amarelado por fora. A nutricionista explica que isso é sinal de oxidação, que está passando o prazo, mas ainda dá para ser consumido, basta retirar a parte amarelada. Também é importante cheirar o queijo antes de consumir. Quando ele cheira mal, é sinal de que estragou.


Queijo prato e mussarela: se formar uma água no recipiente de plástico onde estão guardadas as fatias, não é sinal de que o produto estragou, mas que a geladeira está numa temperatura alta. Quando o queijo tiver um pedaço mofado, jogue tudo no lixo porque há maior risco de contaminação.


O queijo parmesão é o mais calórico, seguido do prato, mussarela, queijo branco e ricota. A nutricionista lembra que para pessoas que estão somente querendo emagrecer, o queijo amarelo é liberado. A restrição só é mantida para quem tem colesterol alto, cardíacos e hipertensos.

 

FONTE: https://g1.globo.com/bemestar/noticia/queijos-qual-a-maneira-adequada-de-armazenar.ghtml


CONTATOS DO CHEF

·         PERSONAL CHEF EM DOMICILIO

·         CATERING

- Casamentos

- Aniversários

- Batizados

- Churrascos

- Feijoadas ao estilo Carioca

- Noites Temáticas.

·         EVENTOS CORPORATIVOS EM FINGER FOOD

·         CONSULTORIA EM A&B

- Renovação e Inovação de Cardápios

- Treinamentos em Boas Práticas e Controle Higiênico Sanitário

- Gestão de Compras, Produção e Estoque

 

Instagram: FLÁVIO MAGALHÃES GASTRONOMIA

Telefones: 084 9 8869-7300 whatsapp

                  084 9 9640-0540 (TIM)

Comentários

Flâvio Magalhães

Flávio Magalhães, 30 anos, carioca, formado em Gastronomia pela Universidade Potiguar (UNP) e colunista de Gastronomia no Portal Mossoró Notícias.