Dicas para conservação de excelência dos seus produtos de alumínio

gastronomia

POR Flâvio Magalhães

21/02/2018


Alguma vez você já se perguntou como conservar melhor as suas panelas? Pois com as dicas de conservação a seguir você vai poder aproveitar os seus Alumínios por muito mais tempo!

Todos nós sabemos que com o tempo, as nossas coisas, sejam elas roupas, calçados ou qualquer tipo de objeto que possuímos sofrem um desgaste natural independente do estado de conservação.

Porém, quando se trata de panelas de Alumínio, com alguns cuidados especiais e algumas dicas de conservação vindo de quem realmente entende de alumínio, esses desgastes podem ser reduzidos drasticamente. Confira:

O segredo da conservação é começar com o básico.

A limpeza é um dos mais simples e eficientes métodos de conservação.


LIMPEZA:


O alumínio utilizado nos produtos pela maioria das pessoas nem sempre é de excelente procedência e alta qualidade. E com isso, como conservar panelas acaba sendo um assunto não muito fácil. Cuidados básicos como a limpeza e lavagem dos produtos, podem estender muito sua vida útil.

Para isso, sempre lave os panelas periodicamente e principalmente após sua utilização, com água corrente e detergente neutro. 

Evite fazer o uso de produtos químicos com água fervente, pois essa prática agride profundamente o material.

Evite usar produtos abrasivos que prometem dar brilho na parte interna da panela. Quando fazemos isso soltamos a camada de proteção natural do alumínio que esta la.

Ao fazer isso, você evita que resíduos e umidade possam a longo prazo, atacar o material.

Caso a limpeza realmente necessite de algum tipo de solvente, misture-o com água e aplique na área a ser limpa tomando cuidado utilizando luvas e até mascaras.

Tome cuidado ao fazer uso deste tipo de produto caso a superfície seja pintada ou tenha um acabamento diferenciado. Isso pode comprometer a aparência e retirar o terflon por exemplo.

Conservação: Lugares úmidos, que recebam luz solar excessiva ou que tenham temperatura muito diferente da ambiente são prejudiciais. Por isso, guarde-os em lugares acessíveis, mas que estejam em boas condições de conservação. Com ao abrigo do sol, sem a presença de umidade, em temperatura ambiente e com circulação de ar.


MANUTENÇÃO: 


Tentar fazer a manutenção das panelas por conta própria definitivamente não é um jeito de como conservar panelas. Teve algum problema? Procure um técnico que seja especialista para resolver. Substituir peças por panelas de outros tipos pode ser muito ruim até para a segurança de quem usa.

Neste caso, o melhor a fazer é entrar em contato com Altamir no Mercado Central responsável pela Freitas Panelas.

Nunca tente realizar o reparo ou manutenção com graxa ou óleo, isso pode comprometer ainda mais o material. Esses produtos químicos liberam ácidos que agridem, mancham o alumínio e depois contaminam sua comida.

Procure na sua cidade um representante de alguém que trabalhe com Panelas de Aço Inox Cirúrgico, isso vai garantir mais saúde para você e sua Família. 

Compartilhe essas dicas com seus amigos e familiares.


DICA DO OVO


Hoje vamos substituir a receita por uma dica muito importante para quem adora comer hoje cozido.

Não deixe cozinhar mais do que 10 minutos. A intenção de comer um ovo dessa maneira é aproveitar o máximo da proteína. Então cronometro na mão e vamos da mais atenção a esse pequeno detalhe.


CONTATOS DO CHEF


PERSONAL CHEF EM DOMICILIO

CATERING

- Casamentos

- Aniversários

- Batizados

- Churrascos

- Feijoadas ao estilo Carioca

- Noites Temáticas. 


EVENTOS CORPORATIVOS EM FINGER FOOD

CONSULTORIA EM A&B

- Renovação e Inovação de Cardápios

- Treinamentos em Boas Práticas e Controle Higiênico Sanitário 

- Gestão de Compras, Produção e Estoque


Instagram: FLAVIO MAGALHAES GASTRONOMIA

Telefones: 084 9 8869-7300 whatsapp

                  084 9 9640-0540 (TIM)


Comentários

Flâvio Magalhães

Flávio Magalhães, 30 anos, carioca, formado em Gastronomia pela Universidade Potiguar (UNP) e colunista de Gastronomia no Portal Mossoró Notícias.