Tipos de Jamón, o presunto espanhol

gastronomia

POR Flâvio Magalhães

21/06/2018

O presunto espanhol é famoso no mundo inteiro pelo seu sabor singular. Além de ser apreciado pelo mundo e reconhecido como iguaria espanhola, o jamón é definitivamente um dos produtos prediletos da gastronomia ibérica para os espanhóis. Os presuntos encontrados na Espanha são distinguem-se em dois tipos: o jamón ibérico e o jamón serrano.

Estes dois tipos de presunto espanhol derivam do porco ao qual são feitos. Enquanto o jamón ibérico é feito a partir do porco pata negra, o jamón serrano é feito do porco branco. No que se distinguem em sabor em relação aos outros tipos de presunto do mundo, a iguaria espanhola se dá pelo modo como são criados os animais e o sabor então é influenciado pelo tipo de pastagem onde podem mover-se livremente, alimentação e o tempo em que é curado.



Existe ainda classificação para os presuntos espanhóis e isto é determinado pela quantidade de bolota que comem. Para explicar, a bolota é um fruto d e árvores da família do carvalho, que existem em abundância em Portugal e na parte oeste da Espanha. Ao comer bolotas, a carne do porco vai ganhando sabor diferenciado e com isto, classificações diferentes.


Fonte: Cultura Espanhola

CONTATOS DO CHEF
- PERSONAL CHEF EM DOMICILIO
- CATERING
- Casamentos
- Aniversários
- Batizados
- Churrascos
- Feijoadas ao estilo Carioca
- Noites Temáticas.
-EVENTOS CORPORATIVOS EM FINGER FOOD
-CONSULTORIA EM A&B
- Renovação e Inovação de Cardápios
- Treinamentos em Boas Práticas e Controle Higiênico Sanitário
- Gestão de Compras, Produção e Estoque
Instagram: FLÁVIO MAGALHÃES GASTRONOMIA
Telefones: 084 9 8869-7300 whatsapp
084 9 9640-0540 (TIM)

Comentários

Flâvio Magalhães

Flávio Magalhães, 30 anos, carioca, formado em Gastronomia pela Universidade Potiguar (UNP) e colunista de Gastronomia no Portal Mossoró Notícias.