Você está cuidando da sua tábua de corte corretamente?

gastronomia

POR Flâvio Magalhães

14/02/2018


Muito se fala em contaminação alimentar, mas não basta somente ter cuidados com a temperatura e o local armazenado se onde você produz está super contaminado. Hoje a dica é bem pequena porem muito valiosa. Separamos para você essa orientação que creio eu deveria ser ensinado em todos os canais de mídia.

Em peças de madeira, usadas para manipular alimentos, devemos evitar: verniz, pinturas com poliuretanos, seladoras, nitroceluloses, goma-laca e etc… Estes produtos somente darão aspecto bonito, mas do ponto de vista de manipulação de alimentos, não é uma boa prática, pois podem contaminar os alimentos.

Muito cuidado ao comprar uma tabua de madeira. Certifique-se que ela tenha recebido um tratamento antimicrobiana chamado de Microban. 

Se tem um item que corre o risco de juntar bactérias ao longo do tempo, é a tábua de corte. Seja ela de madeira ou de plástico, seu uso pode ser considerado até anti-higiênico. Isso acontece por que, graças aos cortes da faca, a superfície fica porosa e os alimentos podem entrar nessas ranhuras, aumentando a proliferação de bactérias. Para isso não acontecer, é essencial que a tábua seja higienizada imediatamente após o seu uso. Nada de deixar lá na pia, não. Use água quente e sabão para retirar todas as sujeirinhas e não guarde antes de estar bem seca. Outro truque valioso para fazer a limpeza da tábua é usar a mistura de uma colher de hipoclorito de sódio 2,5% (a famosa água sanitária) em um litro de água. Dica: o produto tem distribuição gratuita nos postos de saúde e é ótimo para higienizar alimentos também.

Após ler essa orientação vamos colocar a mão na massa. Assim que estiver em casa ou com um tempinho pegue suas tabuas e comece a higieniza-las. Não gasta mais do 15 minutos e pode fazer diferencia na sua vida.


CONTATOS DO CHEF

PERSONAL CHEF EM DOMICILIO

CATERING


- Casamentos

- Aniversários

- Batizados

- Churrascos

- Feijoadas ao estilo Carioca

- Noites Temáticas. 


EVENTOS CORPORATIVOS EM FINGER FOOD

CONSULTORIA EM A&B


- Renovação e Inovação de Cardápios

- Treinamentos em Boas Práticas e Controle Higiênico Sanitário 

- Gestão de Compras, Produção e Estoque


Instagram: FLÁVIO MAGALHÃES GASTRONOMIA

Telefones: 084 9 8869-7300 whatsapp

                  084 9 9640-0540 (TIM)


Comentários

Flâvio Magalhães

Flávio Magalhães, 30 anos, carioca, formado em Gastronomia pela Universidade Potiguar (UNP) e colunista de Gastronomia no Portal Mossoró Notícias.