A prática das artes Marciais vai além das fronteiras em Mossoró

esportes

POR Franklin Soares

20/05/2018


O Rio Grande do Norte tem uma vasta tradição nas artes marciais. Temos campeões que passaram pelas principais competições e entidades do mundo todo.

Sempre foi comum termos campeões nas diversas artes marciais a nível nordeste, nacional e até mesmo mundial no jiu-jitsu, judô, karatê, capoeira, MMA... Entre outras que não menos importante, nos representam e nos referenciam neste mundo de disciplina e superação.
Em Mossoró o professor de artes marciais e profissional de Educação Física, Marcelo Melo ou simplesmente Marcelo Tribal, tem uma vasta experiência neste mundo e em seu currículo passou por um período na República de Chechênia onde teve a oportunidade de levar seus conhecimentos e aprender novos conceitos e ideologia de vida, acrescentando conhecimento hoje oferecido a comunidade mossoroense através das aulas de Jiu-jitsu, Muay Thai e MMA para adultos e crianças de ambos os gêneros no Complexo Biofit.

Então em um pequeno resumo podemos trazer as informações a seguir: Marcelo Melo (Tribal), graduado em Educação Física,  formação Técnica em Boxing e Wrestling, é Faixa Preta de Jiu-Jitsu Brasileiro 4° Grau, graduado em Muay-Thai, Kickboxing e Judô.



Experiência Profissional: Mais de 35 anos de prática nas artes marciais, iniciando a sua trajetória no Judô, indo posteriormente para o Jiu-Jitsu e em seguida para as lutas de contato, havendo competido em todas essas modalidades e no extinto Vale Tudo, e posteriormente, no MMA. Iniciou no ensino da Arte Suave, no ano de 1991, na Cidade de Natal-RN. Trabalhou como professor de Jiu-Jitsu em diversos clubes e academias nas cidades de Natal e Fortaleza entre 1991 e 1999, abriu a sua primeira academia na cidade de Parnamirim-RN, onde foi responsável pelo "boom" da modalidade naquela cidade, tendo formado grandes atletas, no Jiu-Jitsu e no MMA, muitos em atividade nos dias de hoje, e alguns com projeção internacional. Posteriormente trabalhou como Head Coach da Hikari, equipe profissional de MMA, recebeu um convite para ser treinador de Grappling (luta corpo a corpo) no ARKMAT FIGHT CLUB na República da Chechênia, pais da Federação Russa, onde atuou por 3 anos e 8 meses, trabalhou como professor de Jiu-Jitsu nas academias Gracie Barra, e hoje dirige uma unidade da ZR Team na cidade de Mossoró-RN,  academia de Jiu-Jitsu de destaque no cenário mundial, estando sob o comando do Mestre Zé Radiola, considerado um dos melhores professores de Jiu-Jitsu do mundo. A unidade da ZR Team na cidade de Mossoró-RN está instalada no Complexo Biofit, contando com uma infraestrutura de primeiro mundo para a prática de atividades físicas e artes marciais. O trabalho realizado pelo professor Marcelo é bastante abrangente, e atende as necessidades e anseios de indivíduos que desejam, desde condicionar-se fisicamente e melhorar a sua qualidade de vida, à pessoas que tenham interesse em se tornarem competidores. Dispõe de uma metodologia exclusiva de ensino do Jiu-Jitsu Infantil, utilizando atividades lúdico-motoras, trabalhando o desenvolvimento físico e mental de crianças dos 5 aos 11 anos. Desenvolveu um método de Defesa Pessoal para Mulheres, que lhes resgata a autoconfiança e auto-estima.

É importante o reconhecimento aos profissionais de nossa cidade e principalmente aqueles que possuem este mesmo reconhecimento em outras fronteiras. Parabéns ao professor Marcelo Melo que além das artes marciais também é profissional de Educação Física.

Aqui fica o meu agradecimento pela matéria.

Comentários

Franklin Soares

Franklin Soares, 38 anos, patuense, formado em Educação Física, especialista em avaliação e prescrição de atividade física e colunista de Esporte no Portal Mossoró Notícia.

BioFit - Coluna