Crianças encantam em Festival de Natação da UERN

esporte

POR Franklin Soares

01/07/2018

 A cidade de Mossoró ainda carente de iniciativas para o crescimento do esporte, vivenciou uma etapa do Festival de natação da UERN no dia de ontem com uma excelente participação por parte de atletas e público.


O mais interessante foi poder presenciar crianças participando do festival com apenas 10 meses de nascido. Isso mesmo, menos de 1 ano. O incentivo por parte da família propicia momentos assim, e eu que também estive na plateia, pude notar tamanha importância deste ilustre futuro atleta da natação.


Várias instituições estiveram presentes neste festival, mas o Complexo Biofit com sua equipe se destacou em número de participantes e resultados. Conversei com a professora Niágara Melo que falou um pouco sobre o evento e exaltou sua importância para o crescimento da natação em Mossoró e região. "O, I Festival de Natação - 4 estilos UERN foi um marco para a história do esporte em nossa cidade, foram cerca de 180 inscritos. Fiquei muito surpresa com o envolvimento de todos os participantes desde os nadadores ou peixinhos até os papais. Foi um dia de muita alegria e torcida. Nossa participação (Biofit) foi maior com a categoria Mini Mirim (nascidos a partir de 2012 em diante) tanto masculina como feminina. Ganhamos muitas Medalhas no Festival e ver a alegria e empolgação nos nossos peixinhos não tem preço. Mas o valor maior não está nas Medalhas, mas sim no ânimo e motivação para os nossos nadadores continuarem treinando. Para mim como profissional, que trabalho ensinando esse esporte, ver o sucesso dos nossos alunos me realiza como professora, faz o trabalho valer à pena. Sem sombra de dúvida, o Festival foi importante para fomentar a Natação na nossa cidade e região. Já aguardo ansiosamente a próxima etapa".




Os incentivos às categorias de base são o futuro dos nossos esportes. Ideias como estas devem ser difundidas e reconhecidas em todo lugar a fim de fomentar novas iniciativas assim. Que o exemplo dado pela UERN junto aos parceiros como o Complexo Biofit, Faculdade de Educação Física e demais instituições e profissionais de Educação Física ali presentes com seus alunos, seja copiado e replicado por outras modalidades e na própria natação pra que nossas crianças tenham a oportunidade de descobrir a graciosidade e aprendizado de se praticar e competir por qualquer modalidade com amor e empenho.

Pessoalmente, tive a oportunidade de ver meu filho, Luca Soares, participar na prova de 12,5m, nadando todo o percurso sem ajuda e ter ficado ansioso antes, durante e depois, ali juntinho dele. Que emoções assim possam ser vivenciadas por outras famílias. Uma descoberta do quanto isso nos faz bem e pode contribuir para uma vida melhor. Que nossas crianças aprendam o quanto é importante participar, competir, respeitar e aceitar que podemos perder e vencer, sempre.

Parabéns a UERN, a toda equipe envolvida na organização. Parabéns ao Complexo Biofit pelo incentivo a todos ali presentes no festival e claro, parabéns ao meu filhão Luca por ter deixado o papai cheio de orgulho, assim como tem sido desde que ele nasceu!

Comentários

Franklin Soares

Franklin Soares, 38 anos, patuense, formado em Educação Física, especialista em avaliação e prescrição de atividade física e colunista de Esporte no Portal Mossoró Notícia.

BioFit - Coluna