Às vezes pagamos e não sabemos pelo que. Que tipo de profissional é o seu?!

esporte

POR Franklin Soares

25/02/2018


Nestes dias tenho vivido uma busca por parte de instituições e pessoas também, por informações a respeito de que tipo de serviço é inerente ao profissional de Educação Física.

Foram vários problemas apresentados, sendo necessária uma visão técnica é legal, ao buscar atender as leis e decisões judiciais. Enfrentar de maneira técnica, expondo leis e decisões judiciais.
Daí então trago aqui algumas informações para que ajude a todos os leitores a entender e escolher bem as pessoas que estão orientando os exercícios físicos.



Existe uma diferença entre atividade física e exercício físico, e essa diferença é a orientação. Ao praticar atividades físicas você não estará recebendo a orientação direta. É aquele momento em que você sai pra caminhar, correr, jogar futebol, dançar... Sem a presença de um profissional de Educação Física para orientar.

A realidade do exercício físico exige uma conjuntura diferente. Nele há avaliação, planejamento, objetivos e claro o acompanhamento por um profissional de Educação Física, já que esta é a finalidade principal do mesmo quando bacharelado.
Parece ser simples este tipo de definição, mas há uma invasão de pessoas que se dizem profissionais querendo orientar exercícios físicos e levam risco a saúde física e mental das pessoas que se arriscam a receber a orientação destes falsos profissionais.
É imprescindível que se compreenda que mesmo dentro da Educação Física há duas áreas distintas de atuação e são elas a licenciatura e a outra o bacharelado conforme já citado.

O licenciado é aquele professor de Educação Física que atua nas escolas, no meio pedagógico. Ele vai levar aos alunos de idade escolar toda a formação dentro e fora da sala de aula até a terceira série do ensino médio.

O bacharel, atua em academias, clubes, associações, praças, condomínios, entre outros. Estes são responsáveis pela preparação física e orientação física através de diversas maneiras de trabalho como ritmos, musculação, calistenia, treinamento funcional, crossfit, entre outros. Há alguns momentos em que as áreas se cruzam entre o licenciado e o graduado a exemplo do desporto escolar. Além de tudo isso é possível acumular as duas formações e se tornar um profissional com ampla atuação, ou seja, sem restrição a área em que decidir atuar. 

Todas estas informações são importantes na hora que você vai pôr em prática sua saúde. Quando for receber alguma orientação questione a formação dessa pessoa, peça que apresente sua cédula profissional, seu número de registro e quem sabe até a sua especialidade. 
Existe um risco altíssimo em receber orientações de pessoas não preparadas para isso, e as promessas do imediatismo podem ter um custo muito alto no futuro.

 Se você acha caro ser orientado por profissional de Educação Física, no futuro poderá descobrir que a conta por seguir orientação de uma pessoa despreparada pode ser muito mais alta, às vezes pode custar a sua vida.



Em Mossoró é possível encontrar estabelecimentos sérios e comprometidos com seus clientes. Um exemplo disso é a Biofit Academia, nela você vai encontrar o quadro de profissionais exposto na recepção, os estagiários são todos contratados via universidade e órgão responsável pelo estágio remunerado, tudo de acordo com a regência do que manda o sistema CONFEF/CREF. 

Se você chegar a algum estabelecimento que não tenha estas informações e as pessoas que se dispõem a orientar não tiverem seu registro, lembre-se, a conta a pagar no futuro poderá ser muito alta! Nesse caso é possível também encaminhar denúncias de falso profissionais e instituições que tentar enganar as pessoas com esse desserviço. Para isso basta acessar o site www.cref16.org.br e clicar no link de denuncia. 

Espero ter ajudado a esclarecer as dúvidas e me predisponho a continuar levando as informações necessárias aqueles que necessitam através da coluna e dos meus contatos pessoas.

Comentários

Franklin Soares

Franklin Soares, 38 anos, patuense, formado em Educação Física, especialista em avaliação e prescrição de atividade física e colunista de Esporte no Portal Mossoró Notícia.

BioFit - Coluna