Ginástica Olímpica, em Mossoró nossas crianças também podem praticar

esportes

POR Franklin Soares

25/03/2018

A ginástica Olímpica possui dois segmentos nos jogos olímpicos, a GA ( ginástica Artística ) e a GR ( Ginástica Rítmica ).
 Em Mossoró, desde 2010 temos um projeto que é uma parceria entre a Caixa, patrocinadora oficial da ginástica no Brasil, Confederação Brasileira de Ginástica - CBG, Federação Norte riograndense de Ginástica -FNG e Prefeitura Municipal de Mossoró. 
Essa parceria proporcionou nossa cidade a receber pela primeira vez a prática da GA através do Projeto Jovem Promessa de Ginástica.


A iniciativa no início contava com 150 vagas divididas igualmente entre meninos e meninas de 5 a 9 anos de idade. A finalidade principal sempre foi a descoberta de algum talento que possa nos representar em competições internacionais e quem sabe nas olimpíadas. 
A verdade é que o objetivo "principal" tornou-se secundário. Hoje o projeto conta com 250 vagas, 100 delas pela caixa e direcionadas a crianças de 5 a 9 anos, enquanto a prefeitura municipal de Mossoró destina outras 150 vagas pra crianças de 5 a 11 anos, promovendo assim uma ampliação do projeto, garantindo a mais crianças a oportunidade de uma prática  saudável que consequentemente as tiram o tempo ocioso que poderiam está envolvendo-se com a marginalidade, além de claro aumentar a  perspectiva de trabalhar um possível talento.




O projeto em 2018 iniciará as aulas no dia 2 de abril e ainda possui vagas remanescentes. 
Apesar do objetivo principal ser a descoberta de talentos na ginástica, hoje temos muito mais que apenas talentos. O projeto que concluiu o ano de 2017 com 232 crianças, nos mostra que além da disciplina, respeito, a bagagem psicomotora que o projeto proporciona as crianças, é muito mais significativo que propriamente dito, o talento. É bem verdade que já tivemos e temos crianças surpreendentes. Algumas já se apresentaram em Meeting Internacional de Ginástica, tiveram a oportunidade de vivenciar um mundo que poucos de nós já vimos. 
No entanto, observar a superação diária de barreiras, dificuldades motoras ou não, nos faz entender que o projeto Jovem Promessa de Ginástica, tornou-se uma peça fundamental na vida das crianças que ali desenvolvem suas habilidades e também a capacidade de convívio, de desempenhar atividades do cotidiano com respeito aos amigos. Em cada treino é possível aprender lição de respeito que com certeza irá colaborar na formação de pessoas melhores, cidadãos.

 
O projeto nesse tempo de realização em nossa cidade vem contribuindo diretamente pra o desenvolvimento da modalidade em nossa cidade também. Hoje temos na cidade a prática GR em escolas e também no Complexo Biofit, com professores que iniciaram sua formação dentro do Jovem Promessa de Ginástica, que também é um fator diferencial do projeto, a formação proporcionada pela CBG aos instrutores.



Convido a você que tem criança de 5 a 11 anos em casa a conhecer o projeto e proporcionar a estas crianças uma experiência diferente de todas as outras vividas em suas vidas. A herança psicomotora que a criança levará pra sua vida poderá ser aproveitada em qualquer atividade que a mesma venha desenvolver no futuro e a formação cidadã que está implícita dentro do Projeto também irá certamente contribuir pra uma pessoa de princípios como respeito, empatia e amor ao próximo, um verdadeiro cidadão.

Comentários

Franklin Soares

Franklin Soares, 38 anos, patuense, formado em Educação Física, especialista em avaliação e prescrição de atividade física e colunista de Esporte no Portal Mossoró Notícia.

BioFit - Coluna