JERNS, podemos ir além!

Colunas

Quem aqui nunca participou do JERNS?

Motivo de orgulho ao estado do Rio Grande do Norte, o JERNS já foi a maior competição estudantil do país. Em outros tempos, a sua configuração era exemplo para o país inteiro e sim, contagiava todas as regiões do estado.

Esse contágio estava presente nas escolas desde o início das aulas quando o maior objetivo era vencer o JERNS e participar ao máximo de tudo que a competição envolvia.
A abertura do JERNS tinha uma grandiosidade desde as regionais até a fase final em Natal. A competição contava com o apoio e participação das instituições de ensino e era uma grande festa do esporte com ginásios lotados, abertura no nogueirão na regional de Mossoró, rivalidades sadias dentro das quadras e o sentimento de prazer em participar.

Tudo isto ainda existe, é bem verdade que a intensidade das emoções e a proporção das ações e estrutura foram reduzidas. Lamento pessoalmente a falta de apoio e consequentemente a queda na evolução de tal competição. Estamos em meio a fase final dos jogos em Natal e temos resultados expressivos nas participações de escolas de Mossoró nesta fase. Mas onde está à repercussão de tudo isso? Onde está a notoriedade de ter uma equipe mossoroense campeã da fase final dos JERNS? Porque não há mais o reconhecimento a isto?
Andamos valorizando ações que nem sempre contribuem pra formação dos jovens e deixando passar despercebidos momentos como este.
Que haja aos atletas o devido reconhecimento não somente pela medalha no peito. Que seja o esporte reconhecido em sua verdadeira importância, a de contribuir na formação de pessoas mais humanas e capazes de superar as dificuldades com respeito e consideração aqueles com quem compete. Que esse reconhecimento venha em forma de investimento, para valorizar as boas condutas, lhes dá condições dignas para prática, sejam elas de estrutura física ou logística.

Vamos resgatar o sentimento de valorização do que nos faz bem, tentar derrubar essa inversão de valores que estamos convivendo no dia a dia.
Em meio a toda essa instabilidade que vivemos atualmente, temos que buscar o que há de bom para ser estimulado. Vamos todos em uma corrente fazer crescer mais uma vez competições como o JERNS, mas não somente ela.
Vejo pela cidade várias competições e eventos esportivos nos mais diversos seguimentos e são estes que merecem nosso esforço pra que nossos filhos possam conhecer e se identificar com alguma modalidade para um dia poder fazer parte dela. Mas como podemos fazer isso?
Comece mostrando a seu filho o esporte que você praticou, se não praticou, mostre a ele algum esporte que ele possa e goste de praticar.
Vá à escola, veja seu filho na aula da modalidade que ele prática, valorize esse momento. Cobre da instituição que ele representa a valorização disto. Cobre a comunicação dos jogos, a presença dos representantes da escola nestes, cobre o apoio para proporcionar a torcida nos jogos.
Sim, a torcida é uma maneira de estimular os atletas e despertar naqueles que não estão ali um sentimento de reconhecimento e quem sabe de incentivo pra ele, torcedor(a), possa se tornar um atleta escolar.
Quero deixar os meus parabéns a todos os professores, pais, apoiadores do esporte escolar e principalmente aos atletas que se superam em cada edição , fazendo manter vivo o espírito esportivo. Que possamos reviver momentos de reconhecimento e voltar a ter o esporte como parte integrante da formação de cidadãos que sabem respeitar os direitos e cumprir seus deveres.

Quero fazer o convite aqueles que promovem o esporte, seja através de eventos, projetos, equipes diversas a usar a coluna como meio pra difundir este trabalho.
Pra isso basta entrar em contato direto comigo e faço questão de fazer a divulgação.

Neste fim de semana está havendo na Avenida Rio Brando um torneio de Basquete pra angariar fundos e dar apoio à família que teve sua casa incendiada.

Os jogos estão em sua fase final e iniciam às 16h.

Vamos fazer nossa parte e prestigiar este momento em que o esporte é feito da maneira mais correta, para o bem.

Vejo vocês na Rio Branco!

Comentários

comentários

Franklin Soares

Franklin Soares

instagramSiga-nos @mossoronoticias