O rapper Oruam teve a prisão preventiva decretada nesta terça-feira (22) pelo Plantão Judiciário do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. A decisão, assinada pela juíza Ane Cristine Scheele Santos, atende a pedido do Ministério Público após o artista ser acusado de impedir a apreensão de um adolescente foragido por tráfico e roubo, além de agredir policiais durante a ação.
Oruam é investigado por tráfico de drogas, associação para o tráfico, resistência, desacato, dano ao patrimônio público, ameaça e lesão corporal. A Polícia Civil afirma que ele e amigos atacaram agentes da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) e frustraram o cumprimento de um mandado de busca e apreensão contra um adolescente conhecido como “Menor Piu”, segurança de um dos chefes do Comando Vermelho.
“Ele é um marginal, criminoso, bandido da pior espécie”, afirmou o secretário de Polícia Civil, Felipe Curi, ao Bom Dia Rio. “Oruam é faccionado, ligado ao Comando Vermelho, facção comandada pelo pai dele, Marcinho VP, mesmo de dentro de um presídio federal.”
Entenda o caso
Na noite de segunda-feira (21), policiais monitoravam a casa de Oruam no Joá, Zona Oeste do Rio, onde o adolescente infrator estaria escondido. Quando ele saiu para a rua, foi abordado e colocado numa picape descaracterizada. Foi nesse momento que o cantor começou a reagir.
Segundo Curi, Oruam usou as redes sociais para convocar apoio: “Quem tiver de moto, brota no Joá. Me ajuda, eles estão aqui na minha porta”. De acordo com a Polícia, ele passou a atirar pedras contra os agentes e incitar a população. Um policial ficou ferido.
O adolescente conseguiu fugir e, em meio à confusão, os policiais entraram na casa de Oruam em situação de flagrante, onde um homem foi preso. Após o episódio, o rapper teria fugido para o Complexo da Penha, onde gravou vídeos desafiando as autoridades.
“Aí! Eu quero ver você vir aqui, pô! Me pegar aqui dentro do complexo! Não vai me pegar, sabe por causa de quê? Que vocês peida!”, declarou o artista nas redes sociais, em tom de provocação.
“Filho de bandido”
Em outro vídeo, Oruam afirmou: “Claro que ele vai querer prender nós! Nós é filho de bandido! Nós não é ninguém, vai entrar na nossa casa à meia-noite, vai fazer o que quiser com nós. Tudo o que eu conquistei foi com minha música!”
O MC também citou sua relação com o traficante Marcinho VP: “Ontem eu tava com o Travis Scott! E eu sou filho do Marcinho, seus filhas da p*ta!”
Prisão preventiva
Na decisão, a juíza afirmou que os requisitos legais para prisão preventiva estão presentes. “A medida é pertinente para a garantia da ordem pública, da ordem econômica, por conveniência da instrução criminal ou para assegurar a aplicação da lei penal”, escreveu Ane Cristine.
Ela destacou ainda que há indícios suficientes da autoria e do perigo gerado pela liberdade do investigado.
A defesa de Oruam disse que ainda não teve acesso ao inquérito policial e, por isso, não vai se manifestar no momento.
A Polícia Civil segue em busca do rapper, que, até a última atualização, permanecia foragido.