Dunkirk é o Blockbuster do Oscar 2018

cinema e tv

POR Karla Menezes

27/02/2018


O filme de Christopher Nolan foi o segundo mais apontado ao Oscar de 2018, somando o total de oito indicações pela academia. Certamente uma das maiores produções envolvidas nas principais premiações do cinema mundial deste ano.



Dirigido e roteirizado por Nolan, o filme se passa em 1940, durante a Operação Dínamo, que tinha por objetivo resgatar os soldados ingleses na cidade de Dunkirk, território francês, onde estavam acuados pelos alemães nazistas, durante a Segunda Guerra. Um roteiro facilmente compreendido, mesmo para quem não conhece bem o contexto histórico. O importante é o público perceber a existência de três pontos de vista daquela situação e o valor de cada uma delas para o contexto.

O longa ainda conta belíssimos aspectos técnicos, ao começar pela fotografia (que concorre ao Oscar), qualquer momento em que você pare a imagem ela está em um plano bonito. A trilha e os efeitos sonoros, de maneira geral (também concorrem), estão incríveis e dão todo complemento de aflição que cena necessita, por vezes simulando batimentos cardíacos, uma bomba relógio...




O filme tem aspectos muito interessantes como o fato do roteiro ser mais expositivo, feito para ver através da expressividade e não dos diálogos (é ai que muitos sentem e não gostam tanto do ritmo); as diferentes timelines, que vão se cruzando; e uma perspectiva sempre crescente seja na música, na fotografia (reparem nas cenas de bombardeios) ou nos próprios acontecimentos.

Minha maior crítica é para a moral da história: trouxe o lado piegas americano, bem patriótico e sem grandes reflexões.

Em outros anos mega produções tiveram grande destaque e muitas indicações, como: Mad Max: A Estrada Da Fúria (concorreu com dez indicações em 2016), Gravidade (dez em 2014), As Aventuras de Pi (dez em 2013), Avatar (nove indicações em 2010), Senhor Dos Anéis: A Sociedade do Anel (treze indicações em 2004). Estes são alguns exemplos de filmes grandiosos, que não arrebataram o Oscar de Melhor Filme (o prêmio principal da noite), alguns desses levaram somente categorias técnicas. Dunkirk deverá ter o mesmo destino. Para os fãs de Nolan, só restam aguardar. O Oscar tarda, mas não falha.



Comentários

Karla Menezes

Karla Menezes, 27 anos, mossoroense, pós graduada em Social Media pela Universidade Potiguar (UNP) e colunista de Cinema e TV no Portal Mossoró Notícias.