O polêmico operação red Sparrow

cinema e tv

POR Karla Menezes

14/03/2018


Provavelmente o filme mais polêmico de 2018, até agora. Conta à história de uma bailarina russa, que após um acidente se vê obrigada a fazer parte do programa militar de sparrows: agentes que usam a sedução, sexo e manipulação, para conseguir informações privilegiadas para o governo russo. Diante de todo esse contexto, existe uma intensa divulgação baseada em sua atriz principal. Em um dos teasers promocionais, diz: “Jennifer Lawrence como você nunca viu!”. Sim, o cinema nunca a viu dessa forma, em uma personagem tão sexual e desnuda.



O filme é dirigido por Francis Lawrence, diretor de Jogos Vorazes, que faz um bom trabalho em Operação Red Sparrow. Existem bons movimentos de câmera, uma iluminação intencional amarelada e avermelhada sugerindo um ambiente sedutor por muitas vezes. Entretanto, engana-se quem espera grandes cenas de ação. O longa está muito mais para um spy thriller, do que o estilo de espião performático de “James Bond” (tiro, porrada e bomba), por isso tem um ar muito mais realista e inquietante com cenas de violência e tortura, do que com explosões e supercarros. 



Muito se fala da nudez de Jennifer Lawrence, que protagoniza um nu frontal, mas o que realmente incomoda são as cenas de violência sexual, que nos faz questionar se aquilo é necessário. De fato sim, fazem parte de um contexto, o que torna a protagonista muito mais sexual do que sensual, uma sobrevivente daquele meio. O problema é que isto não é empoderador, nem romântico e empobrece as motivações dos personagens principais, causando estranheza do público para com as relações definidas. 



Mesmo com essas polêmicas o filme torna-se interessante por suas reviravoltas surpreendentes e pela interpretação entregue de Jennifer Lawrence ao papel. O maior erro de Operação Red Sparrow não está no filme e sim, na divulgação em cima da nudez de uma estrela de Hollywood, dessa forma atrai um monte babacas muito mais interessados nos nudes, do que em uma história.

Comentários

Karla Menezes

Karla Menezes, 27 anos, mossoroense, pós graduada em Social Media pela Universidade Potiguar (UNP) e colunista de Cinema e TV no Portal Mossoró Notícias.