O traficante Antônio Bonfim Lopes, conhecido como Nem da Rocinha, foi transferido em uma operação secreta conduzida pela Secretaria Nacional de Políticas Penais. Uma das antigas lideranças do grupo Amigos dos Amigos, Nem deixou a Penitenciária Federal de Catanduvas, no Paraná, e agora cumpre pena na Penitenciária Federal de Mossoró.
Preso no sistema federal desde setembro de 2011, Nem estava em Catanduvas desde outubro de 2023. Segundo o governo federal, a transferência faz parte de uma estratégia para enfraquecer organizações criminosas e evitar que presos de alta periculosidade mantenham influência externa. A operação ocorreu no mês passado.
Nem foi um dos principais chefes do tráfico de drogas na Rocinha, comunidade da zona sul do Rio de Janeiro, e chegou a liderar o Terceiro Comando Puro. Hoje, ele não ocupa posição de comando em nenhuma facção. O criminoso cumpre pena de 96 anos por tráfico de drogas, associação ao tráfico e outros crimes ligados ao período em que controlava a região.









