Nutri, não sei o que comer antes de dormir. Posso comer? O que comer?

Colunas

Olá pessoa! Antes de começar, queria lembrar a vocês que a votação continua rolando no Media Best, e eu a nutri/colunista de vocês estou concorrendo na categoria Nutricionista. Como votar? Vai lá no site www.mediabest.com.br, coloca seu cpf, coloca a categoria Nutricionista, Clica no meu Nome Celina Avelino e em Votar ao lado do nome, e OK, voto registrado. A votação vai até o dia 20 de dezembro, então vamos dar uma forcinha a nutri, né?

Vou falar em duas situações, na situação de treino, com pessoas que preferem fazer o jantar após o treino e quando vão deitar já estão com fomes, e pessoas que seguem uma rotina alimentar saudável e que sente bastante fome antes de dormir. Na verdade, nessas ocasiões especificas, é bem simples.

Todos já ouviram falar para não comer nada pesado antes de dormir, correto? Mas porque todo mundo diz isso? Simples, você estará parada e não em constante movimento como ao decorrer do dia. Então, o processo de digestão dos alimentos é mais lento – com isso, ao deitar, pode ocasionar (comidas pesadas) refluxo, enjoo, dificuldade ao dormir, insônia, cansaço, dificuldade em respirar… são vários sintomas relatados (inclusive) em meus consultórios diariamente. Quem nunca se sentiu assim antes de dormir?

O ideal é escolher alimentos que não te pesem para dormir, e fazer essa refeição, 40min a 1h antes de realmente deitar-se é ideal. Não é regra, mas é o recomendado para evitar esses sintomas, que até mesmo alimentos saudáveis podem causar (por comer e de imediato deitar).  Lembre-se que uma boa noite de sono é fundamental, então fazer a ceia é muito importante para quem tem insônia quando sente muita fome nesse horário, sem contar que, o sono tem o papel importantíssimo de recuperação muscular e de liberação hormonal.

Que tal uma boa fonte proteica com fibras e ou gorduras?

“NUTRI, MAS É PESADO”

Você comeria facilmente 4 fatias de pizza e não acharia pesado não é? Hmmm, tô de olho… Brincadeira a parte, esses nutrientes são fundamentais para o horário de repouso, para recuperação muscular. Segue algumas dicas!

OBSERVAÇÃO: procure sempre um profissional para poder estar realmente se alimentando de forma adequada e saudável, proporcionalmente ao seu fisiotipo e chegando ao seu objetivo.

1 – Palmito com cottage e azeite;

2 – Ovos, azeite e folhas;

3 – Omelete de claras;

4 – Iogurte desnatado batido com frutas adicionado fibras (granola/aveia/linhaça ou chia);

5 – Abacate com queijo cottage;

6 – Vitamina de abacate;

7 – Salada de frutas com fibras (granola/aveia/linhaça ou chia);

8 – Sucos detoxificantes (não é para tomar em todos os horários, mas sim em horários estratégicos como falei nesse tema para ceias);

9 – Mix de oleaginosas com frutas;

10 – Frutas avulsas (não é salada, 1 ou 2 escolhas leves antes de dormir ex: kiwi e maçã);

Além de ter uma noite tranquila e leve, você ainda estará dormindo cheia de nutrientes, fibra, proteína e oleaginosa. Além de potencializar seu organismo com nutrientes essenciais, você estará dormindo de forma tranquila, seu organismo estará mais leve, e assim, posteriormente, não ter inchaço ou algum desconforto abdominal durante a noite ou até mesmo inchaço no abdômen ao acordar. Que tal experimentar essas mudancinhas hoje?

As numerações que estão aí não significa um nível de importância, tá? É só para manter a ordem nos tópicos, e as imagens são meramente ilustrativas. A propósito, quer que sua loja ou empreendimento nutritivo seja divulgado na minha pagina? Só me mandar um e-mail ([email protected]) e quem quiser mandar dicas, fica a vontade também. Grande Beijo

Celina Avelino – CRN 20650

Nutricionista – Pós graduanda em Nutrição Esportiva e Estética

@Papodanutricionista

Facebook: Papo da Nutricionista

Comentários

comentários

Celina Avelino

Celina Avelino

instagramSiga-nos @mossoronoticias