Mossoró tem registrado redução no número de casos da covid-19. Além dessa diminuição, houve significativa queda nas hospitalizações, aumentando a disponibilidade de leitos clínicos e críticos, conforme balanço divulgado pelo Sistema de Regulação de Leitos.
A cidade contabiliza 16 dias com vagas em leitos de UTI e de enfermaria. Hoje (27), são 21 vagas de leitos críticos e mais 14 vagas em leitos de enfermaria, totalizando 35 dos 108 destinados para o tratamento do novo coronavírus.
A ocupação de leitos de pacientes mossoroense tem reduzido e os casos contabilizados têm aumentado vindos de cidades da região Oeste, a exemplo do município de Assu com 15 internados.
O trabalho realizado em Mossoró tem sido fundamental no enfrentamento à doença. O município foi um dos primeiros do país a elaborar Plano de Contingência da Vigilância em Saúde. Além disso, ações como unidade hospitalar de campanha, centro de atendimento à covid, testagem em massa em drive-thru ou em locais de grande fluxo de pessoas como mercados com monitoramento de casos, aquisição de equipamentos de proteção individuais além de desinfecções de ruas e espaços públicos, dentre outras ações que se somaram foram importantes no controle do índice na cidade.
Até iniciativas inusitadas, porém relevantes como o serviço de conscientização da população utilizando um avião com alto-falantes e a organização das filas da entrega do auxílio emergencial em frente à Caixa com o distanciamento, marcação de locais no asfalto e tendas também tiveram sua parcela de contribuição para esse início de redução que é um grande alento para os mossoroenses, uma vez que a proximidade com Fortaleza, um dos epicentros do país no início da pandemia, chegou a colocar a região Mossoró entre as mesorregiões de saúde mais ameaçadas pela pandemia no país.