Qual decote ideal para o meu busto?

moda feminina

POR Renata Praxedes

04/05/2018

Um assunto bem discutido entre as mulheres, e que várias tem dúvidas sobre o assunto, é como valorizar o decote. Já discutimos em uma coluna sobre como valorizar cada tipo de corpo, mas chegou a hora de aprendermos a valorizar o decote
.
Para quem tem os seios pequenos, podemos harmonizar a silhueta afinando a cintura para causar a impressão de um busto maior, ou podemos contrastar as cores. Uma boa opção é apostar em padronagens na parte de cima: xadrez, listras ou estampas. Outra opção(apesar de que muitas pessoas pensam ao contrário) é o tomara que caia: com babados, franzidos, pregueados ou detalhes devem ter preferência, pois chamam atenção para esses pontos. O decote canoa é bem vindo, pois realça os ombros e dá a impressão de seios maiores. O decote frente única também é ótimo para quem tem seios pequenos, assim como o decote em “U”(ou redondo), em “V” também, pois alonga e dá certo com todos os tipos de seios(é preciso apenas dosar o tamanho do decote), decote tartaruga, assim como o gola alta, são alternativas também, já que aumentam o tamanho do busto.

Tome cuidado com os decotes muito profundos para não deixar nada a mostra. Tecidos armados e estruturados dão a impressão de que o tronco é quadrado. Cuidado redobrado com peças muito coladas para não achatar os seios. Blusas entrelaçadas no busto também não é uma opção boa.



Para os seios grandes, primeiramente escolha o sutiã ideal: que acomode bem o seio, sem deixar que ele sobre para os lados ou para cima, que não incomode os ombros e proporcione boa sustentação. O ideal é evitar detalhes ou coisas que possam chamar atenção para a área superior, para não dar a impressão de que o busto seja maior ainda. Devemos chamar atenção para o colo, e procurar formas de alongar o tronco. O decote quadrado é uma boa opção já que traz sustentação para os seios, assim como o tomara que caia. O decote transpassado é perfeito para quem tem os seios maiores, pois da sustentação e segurança, ele também alonga o pescoço e afina a cintura. Decote coração é ideal para todos os tipos de corpos, porém é preciso escolher o tecido ideal para não amassar os seios ou aumentar sua proporção. O “V” é uma ótima alternativa, valoriza o colo sem aumentar o volume, mas é preciso tomar cuidado com o tamanho do decote para não ficar vulgar. Prefira usar cores escuras em cima, gargantilhas ou colares curtos. Estampas verticais ou com linhas verticais, para alongar o tronco. Alças largas, e também calças com boca larga(flare). Você pode usar o colete ou blazer ao seu favor também, colocando-o na produção e assim criar uma linha vertical.

Tome cuidado com a gola alta e decote tartaruga já que aumentam o tamanho do busto, decote em “U”, estampas grandes, detalhes, pedrarias, babados e volumes na parte superior. Evite tudo que for muito fechado.



Comentários

Renata Praxedes

Renata Praxedes, 21 anos, mossoroense, acadêmica do 2º período do curso de Design de Moda na Universidade Potiguar (UNP) e colunista de Moda Feminina no Portal Mossoró Notícias.