O Governo do Estado lança nesta quinta-feira (01), às 16h, no município de Mossoró, a Ronda Integrada, operação que envolve as Polícias Militar e Civil, a Força Nacional e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), com foco em coibir os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) na região. A ação coordenada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) foi realizada inicialmente em alguns bairros de Natal, nos meses de setembro, outubro e novembro de 2017, reduzindo os índices de Crimes Violentos contra o Patrimônio em 58.5%, se comparados ao mesmo período de 2016.
De acordo com a secretária da pasta, Sheila Freitas, a Ronda Integrada não afetará a rotina policial. “É importante enfatizar que não estamos alterando as escalas de trabalho das polícias. Os policiais participarão por meio de escala extraordinária com o pagamento de diárias operacionaisâ€.
Crimes reduzem nos bairros do Ronda Cidadã
No início deste ano foi registrada uma queda de 61,53% nos índices de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), quando comparado ao mesmo período do ano passado, caindo de 13 mortes para 5, nos bairros onde o Ronda Cidadã está funcionando. Já entre os Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP), a redução foi de 42,92%, caindo de 219 para 125 casos.
Os dados analisados são de 1º de janeiro a 18 de fevereiro de 2018 comparados ao mesmo período de 2017. O Ronda Cidadã na AISP 19 (Ãrea Integrada de Segurança Pública), através do 2º Batalhão de Polícia Militar, atende aos bairros Barrocas, Santo Antônio, Bom Jardim e Paredões, que juntos totalizam 62.360 habitantes.