Sesap divulga parcial de campanha de multivacinação no RN

Campanha Multivacinação
Regional

A parcial da Campanha de Multivacinação, divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), na segunda-feira (25), registrou o comparecimento às unidades de saúde do estado de um total de 138.009 pessoas, sendo 96.553 crianças e 41.456 adolescentes. Deste total, receberam vacina 61.137 pessoas, sendo 36.606 crianças e 24.531 adolescentes, totalizando na vacinação de 37,9% de crianças e 59,1% adolescentes, administrado um total de 87.036 doses neste público.

A Campanha de Multivacinação para atualização da Caderneta da Criança e do Adolescente teve início no dia 11 de setembro e se estendeu até o dia 22. Foram oferecidas 16 vacinas de rotina, a fim de melhorar a cobertura vacinal e otimizar a logística dos serviços de saúde. De acordo com a Sesap, os dados desta campanha ainda poderão ser introduzidos no Sistema de Informação até dia 02 de outubro, quando todos os municípios deverão  remeter os dados.

A campanha de multivacinação é uma intensificação das ações para conscientizar a população diante da necessidade de manter a caderneta atualizada de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos, 11 meses e 29 dias). Trata-se de uma estratégia que o Programa Nacional de Imunização vem adotando desde 2012.

A incidência das doenças imunopreveníveis mostra que mudanças importantes ocorreram no seu comportamento com o uso de vacinas e o avanço nas coberturas vacinais. Entretanto, as baixas coberturas vacinais pode contribuir para o aparecimento de doenças e requer a adoção de estratégias adicionais para o resgate e vacinação dos não vacinados.

Comentários

comentários

instagramSiga-nos @mossoronoticias