Pela 1ª vez, Corpo de Bombeiros de Mossoró será comandado por uma mulher

A Major Márcia Martini, é a primeira mulher na história do Rio Grande do Norte, à frente do comando operacional do Corpo de Bombeiros de Mossoró. A passagem de comando aconteceu na manhã desta quinta-feira (23), no 3º Grupamento de Bombeiros Militar, em Mossoró. Ao passar o comando do 3º Grupamento de Bombeiros Militar para a major Márcia Martini, o major Joilton Cunha ressaltou a “competência, integridade e e eficiência constituem o perfil desta importante mulher”. A major Márcia Martini é Formada em Educação Física pela UFRN. Entrou na academia de oficiais em julho de 2007 e em 2010 foi declarada aspirante à oficial do Corpo de Bombeiros, em Mossoró. Participou de diversos cursos de capacitação operacionais como o Curso de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas no Chile, Curso de Salvamento Veicular, Curso de Instrutor de Combate ao Incêndio e curso de supervisor de Mergulho de Segurança Pública. “Esse momento ser realizado no mês do Agosto Lilás tornou a solenidade ainda mais grandiosa”, avaliou a major Martini ao ressaltar o objetivo, como nova comandante do 3º Grupamento de Bombeiros Militar, de “não é só trazer a segurança física para aqueles que nós atendemos, mas reduzir o medo de viver. Toda mulher tem direito de não ter medo e de ter paz, seja aonde ela estiver”. O Grupamento, que antes era comandado pelo Major Joilton Cunha, é responsável pelo planejamento, orientação normativa, coordenação, fiscalização, controle e execução das atividades operacionais no campo de atuação da Corporação. Sobre o Grupamento A Unidade de Bombeiros de Mossoró – RN (3º GBM) atende as ocorrências do município, e também as da Região Oeste e Litoral Setentrional. São 66 cidades com três unidades instaladas em Mossoró, Pau dos Ferros e Assu, com a corporação composta por 137 militares. O comando possuiu vinte viaturas disponíveis para atendimentos. A média de ocorrência no Grupamento é de 1.500 por semestre, o que equivale a 250 ocorrências mensais. De janeiro a junho de 2023, foram 1.044 ocorrências na unidade de Mossoró, 240 ocorrências em Pau dos Ferros e 232 em Assu.
Justiça suspende decisão que cassou título de doutorado da reitora da Ufersa

A Justiça Federal ordenou a imediata suspensão da decisão administrativa que revogou o título de doutorado da professora Ludimilla Carvalho Serafim, que ocupa a posição de reitora na Universidade Federal Rural do Semi-Ãrido (Ufersa). O despacho foi emitido pelo desembargador federal Edvaldo Batista da Silva Júnior, pertencente ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), no decorrer desta quarta-feira (23). O magistrado determinou que o título de doutorado permaneça válido para a reitora até que haja uma decisão definitiva sobre o caso. O título havia sido invalidado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte devido a questões de plágio em 44% do conteúdo de sua tese. Além disso, Ludimilla Carvalho enfrentou uma solicitação de destituição de seu cargo por parte do Conselho Universitário da Ufersa (Consuni), porém, os efeitos dessa resolução foram temporariamente interrompidos pela 10ª Vara da Justiça Federal do Rio Grande do Norte.
Prefeitura abre inscrições ao projeto “Jovem Promessa da Ginástica”

Inicia na próxima segunda-feira, dia 28, o novo período de inscrições para alunos interessados em participar do projeto “Jovem Promessa da Ginástica”. Ao todo, estão sendo ofertadas 83 vagas para crianças de ambos os sexos, de 5 a 9 anos. O período de inscrições segue, inicialmente, até a quarta-feira, 30. No entanto, caso as vagas sejam preenchidas antes desse prazo, as inscrições serão encerradas automaticamente. As inscrições serão feitas no Ginásio Flávio Leandro, onde também acontecem as aulas da ginástica, na Escola Municipal Raimundo Fernandes, bairro Santo Antônio, próximo ao SENAI. A partir das 8h da manhã, equipes da Secretaria Municipal de Esporte e Juventude (SEMEJ) estarão recebendo os interessados em realizar a inscrição. Na oportunidade, deverão ser apresentadas uma foto 3×4 e cópia do RG da criança, além de cópia de comprovante de residência e RG do responsável. A inscrição só será efetivada com a apresentação de toda a documentação. O projeto “Jovem Promessa da Ginástica” é executado pela Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Esporte e Juventude (SEMEJ), em parceria com a Caixa Econômica Federal, Federação Norte-rio-grandense de Ginástica e Federação Brasileira de Ginástica Olímpica. SERVIÇO Projeto “Jovem Promessa da Ginástica” Matrículas abertas Vagas: 83 Público: Crianças (ambos os sexos) – 5 a 9 anos Período de inscrições: 28 a 30 de agosto (ou antes, se preenchidas as vagas) Local de inscrição: Ginásio Flávio Leandro (Escola Municipal Raimundo Fernandes- bairro Santo Antônio). Horário: 8h Documentação necessária: Cópia da identidade da criança; uma foto 3×4; comprovante de residência; cópia da identidade do responsável Vagas por idade: 5 anos – 10 vagas 6 anos – 14 vagas 7 anos – 20 vagas 8 anos – 14 vagas 9 anos – 15 vagas
Ônibus com estudantes bate em fiação e derruba semáforo em Mossoró

Um ônibus colidiu com fiação elétrica e arrastou semáforos na manhã desta quinta-feira (24) no bairro Nova Betânia, em Mossoró. Após o incidente, o motorista empreendeu fuga, mas acabou sendo localizado momentos depois com a assistência da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Felizmente, ninguém ficou ferido no ocorrido. Conforme informações da direção executiva de Trânsito de Mossoró, o incidente aconteceu por volta das 6h20, no cruzamento entre as avenidas João da Escócia e Antônio Vieira de Sá. O ônibus estava realizando o transporte de estudantes universitários da região. adSenseBoxX A colisão resultou na queda da fiação elétrica e dos semáforos da avenida, que ficaram obstruindo a via. O motorista foi conduzido à delegacia para prestar depoimento. Um boletim de ocorrência foi registrado contra o motorista devido aos danos causados ao patrimônio público. A expectativa é que o conserto dos semáforos seja concluído até o final da tarde desta quinta-feira.
Senado aprova teste toxicológico para posse e porte de arma

O plenário do Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (23), em votação simbólica, o projeto de lei que passa a exigir apresentação de exame toxicológico com resultado negativo para autorização de posse ou porte de armas de fogo. O exame também será obrigatório para a renovação periódica do Certificado de Registro de Arma de Fogo (CRAF). De autoria do senador Styvenson Valentim (Podemos-RN), o PL 3.113/2019 altera o Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/2003) em três pontos. A primeira mudança inclui a necessidade de teste de detecção de uso de drogas que possua “larga janela de detecção” para que o interessado obtenha autorização para comprar ou portar arma de fogo de utilização permitida. Os detalhes desse exame estarão no decreto que regulamenta o Estatuto. As outras duas alterações obrigam o interessado a obter resultado negativo no teste para renovar o Certificado de Registro de Arma de Fogo (CRAF). Com os novos artigos do Estatuto, o possuidor de arma deverá atualizar o exame toxicológico no mínimo a cada três anos – assim como os já existentes requisitos de comprovação de idoneidade, residência lícita e capacidade técnica e psicológica. Dentro desse intervalo de três anos, os proprietários de armas também poderão ser submetidos aos testes de detecção de droga a qualquer tempo e sem aviso prévio. O projeto aprovado teve o voto contrário dos senadores Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e Cleitinho (Republicanos-MG), e segue para análise da Câmara dos Deputados. Agentes de trânsito Em outra votação, os senadores aprovaram o projeto que considera perigosas as atividades desempenhadas pelos agentes das autoridades de trânsito. A matéria, de iniciativa do ex-deputado Décio Lima (PT-SC), foi relatada pelo senador Fabiano Contarato (PT-ES) e segue agora para a sanção do presidente da República. Na prática, o projeto garante maior proteção trabalhista aos agentes de trânsito, ao acrescentar a hipótese de exposição permanente do trabalhador a colisões, atropelamentos ou outras espécies de acidentes e violências nas atividades profissionais. Até então, a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) estabelecia como atividades perigosas as que têm exposição permanente do trabalhador a inflamáveis, explosivos ou energia elétrica, por exemplo.
Casal morre após moto colidir na traseira de carro em Mossoró

Um casal morreu em um acidente de trânsito na manhã desta quinta-feira (24), na Avenida Presidente Dultra, em Mossoró. A colisão envolveu a moto em que o homem e a mulher estavam e um carro. O trágico incidente ocorreu por volta de 6h40. O condutor e a passageira, que eram marido e mulher, seguiam no sentido Centro quando colidiram com a parte traseira de um carro que estava parado em uma faixa de pedestres. adSenseBoxX Devido à força do impacto, ambos perderam a vida instantaneamente. O condutor foi identificado como Francisco Apolônio da Silva, enquanto a identidade de sua esposa ainda não foi divulgada. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) encontra-se no local para isolar a área e conduzir as devidas investigações.