Nunca mais esqueça uma senha

Tecnologia

POR Carlos Augusto

01/05/2019

Bons tempos aqueles em que nossas senhas tinham apenas quatro dígitos, para não as esquecer usávamos nossa data de aniversário como base para todas elas, ou, então, 1234, 12345 e por aí vai.

O tempo passou; com a digitalização de grande parte dos serviços, o aumento na quantidade de informações guardadas, e, crescimento no número de tentativas de fraude, os sites passaram a exigir que nossas senhas sejam cada vez mais caprichadas, ou “fortes”. 



Os critérios mais comuns exigidos pelos sites são:

mínimo de oito dígitos
Pelo menos uma letra maiúscula
Pelo menos um número
Pelo menos um caractere especial.

Atender os critérios e ainda ter que lembrar de todas as senhas está se tornando uma tarefa difícil.



Há alguns anos me vi diante de não conseguir entrar em um serviço de nuvem. Foram várias tentativas e nada de acertar a minha própria senha. Foi então que decidi criar uma forma de nunca mais esquecer uma senha, seja qual for o site ou app. Esta forma, nada mais é do que criar um padrão.

Com esse padrão, não importando qual site, app, loja virtual, seja lá o que for, nunca mais errei uma senha.

Existem apps que gerenciam senhas (como o 1passowrd) e a facilidade da biometria dos novos smartphones que facilitam o acesso aos serviços, mas quero que você aprenda a criar uma senha forte, segura e que independa do telefone.

Então vamos lá o padrão é o seguinte: 

Três primeiras letras do site + Ano que você recorda + Caractere especial

O primeiro passo é escolher uma data, mais especificamente um ano, não pode ser o ano do seu nascimento, alguns sites poderão bloquear. Escolha um ano que faça sentido para você: ano do seu casamento, início de namoro, o nascimento de seu filho(a), do cachorro, gato, papagaio etc. 

Para este exemplo vou usar o ano de casamento de meus pais, 1975. Pronto, esse é o primeiro passo.

O segundo passo é escolher um caractere especial. Os caracteres especiais podem ser:
! @ # $ % ^& * ( ) , . ; : (isso não é um xingamento ok?)

No caso, vamos utilizar a arroba “@”, sem as aspas.
Para atender os critérios da maioria dos sites, precisamos agora de letras. Utilizaremos as três primeiras letras do site/app, com uma observação importante, a primeira letra deve ser maiúscula, para atender o critério de letra maiúscula. 

Vamos ver com exemplos:

Americanas.com = [email protected]
Mercado Liver         = [email protected]
Twitter                 = [email protected]
Uber         = [email protected]

Eu uso um padrão (claro que não é o do exemplo) e nunca mais esqueci uma senha.

Este é apenas um formato, você pode montar outros padrões da maneira que desejar, alternado letras e datas, iniciando com o caractere especial. O importante é que monte o seu e não conte para ninguém, afinal, quando dois sabem, já não é mais segredo.



Nunca use “entrar com Facebook ou Google”

Existem facilidades como o TouchID ou FaceID de alguns aparelhos e alguns softwares que controlam as senhas no smartphone, mas se você perder o acesso ao aparelho, como faz? O melhor é saber a senha.

Outra dica: apesar de facilitar o cadastro para acesso a alguns apps, não vincule esse cadastro com o Facebook ou Google, pois, caso estes fiquem fora do ar, você também perderá acesso ao serviço.

Mude aos poucos, cada vez que entrar em um site, faça a alteração da senha, você não vai ser arrepender.

---------

Carlos Augusto é entusiasta de tecnologia desde que ganhou seu primeiro videogame em 1985, o Odyssey da Philips.


Tem alguma sugestão para esta coluna?

Fale comigo: [email protected]


Acompanhe-me nas redes sociais:

Comentários

Carlos Augusto

Carlos Augusto M. Costa, 42 anos, pós-Graduado em Docência do Ensino Superior e especialista em Gestão da Tecnologia da Informação, empreendeu no segmento de informática por quase 10 anos e atuou como Gerente de Tecnologia da Informação do Shopping Partage Natal por 7 anos. É Professor de Graduação e Pós-Graduação da Escola de Negócios da Universidade Potiguar,  Campus Mossoró.

-->