O transporte coletivo de Mossoró abraçou a campanha Setembro Amarelo, em alerta à prevenção do suicídio, ato que, de acordo com levantamento recente da Organização Mundial da Saúde (OMS), aumentou 7% no Brasil. Iniciativa da concessionária do serviço, Cidade do Sol, realizada nesta sexta-feira, 20, levou mais autoestima a centenas de pessoas que utilizam o serviço no município.
A ação beneficiou passageiros de todas as linhas que operam o serviço na cidade. Balões amarelos foram afixados no interior dos veículos, e, ao serem estourados pelos passageiros, revelavam frases positivas, de valorização às pessoas e à vida.
A iniciativa surpreendeu e agradou aos passageiros, como a dona de casa Maria Gerlane de Morais. Ela trata a depressão há três anos e lembrou a importância de ações que possam auxiliar na prevenção às mortes autoprovocadas.
Apoio
“Só quem passa por problemas como a depressão sabe o quanto é difícil e o quanto é necessário o apoio e uma palavra para evitar que a pessoa afunde. Por isso, é muito importante esse tipo de ação tão bonita”, desabafa, enquanto exibe a frase encontrada no balão.
De acordo com o diretor da Cidade do Sol, Waldemar Araújo, a ideia principal da iniciativa é valorizar as pessoas e levar apoio, especialmente àquelas que passam por dificuldades e enfrentam problemas relacionados à saúde mental.
“A depressão já é apontada como a doença mais incapacitante para 2020, e sabemos que ela pode desencadear as mortes autoprovocadas. Diante disso, estamos pensando nas pessoas e levando mensagens positivas ao maior número de pessoas através do serviço de transporte coletivo. Mostrar que elas não estão sozinhas é nosso objetivo”, frisa.