aumento

Aneel aprova aumento de 8,14% nas tarifas das contas de energia do RN


Aneel aprova aumento de 8,14% nas tarifas das contas de energia do RN

Foto: Arquivo/MN

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), aprovou um reajuste tarifário para a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Neoenergia Cosern), que entrará em vigor a partir da próxima segunda-feira (22).

 

Os consumidores residenciais da Neoenergia Cosern, que abrange aproximadamente 1,58 milhão de unidades, enfrentarão um aumento médio de 8,14% em suas contas de energia elétrica. Além disso, os consumidores em baixa tensão terão um reajuste de 8,08%, enquanto os consumidores em alta tensão terão um aumento de 7,84%.

 

De acordo com a Aneel, os principais fatores que contribuíram para esse índice de reajuste foram os custos com encargos setoriais, despesas com transmissão de energia e componentes financeiros.

 

A Aneel esclarece que existem dois processos tarifários comuns previstos nos contratos de concessão: a revisão tarifária periódica (RTP) e o reajuste tarifário anual (RTA). No caso do reajuste anual, a atualização considera o índice de inflação estabelecido no contrato (como IGP-M ou IPCA) e outros índices setoriais.

 

Ambos os processos visam repassar os custos relacionados à compra e transmissão de energia, bem como os encargos setoriais que financiam políticas públicas determinadas por leis e decretos.

 

Esse reajuste reflete os custos e as políticas vigentes no setor de energia elétrica e terá impacto direto nas contas dos consumidores atendidos pela Neoenergia Cosern.


Comentários