Dois astronautas da NASA, Butch Wilmore e Suni Williams, estão retornando à Terra após passarem nove meses na Estação Espacial Internacional (ISS). Eles viajaram em uma cápsula da empresa privada SpaceX, que deve aterrissar ainda hoje na costa da Flórida, sudeste dos Estados Unidos.
A missão, que inicialmente deveria durar apenas uma semana, começou em junho e acabou sendo prolongada devido a diversos problemas técnicos. Originalmente, Wilmore e Williams participariam do primeiro voo tripulado da Boeing com a cápsula Starliner. No entanto, complicações durante a missão fizeram com que a NASA decidisse que a cápsula retornasse vazia à Terra, deixando os dois astronautas para trás.
Outro fator que contribuiu para o atraso do retorno foi o problema identificado em uma cápsula nova da SpaceX, que deveria ter transportado os substitutos dos astronautas da NASA. A nave precisou de reparos significativos nos sistemas de baterias, o que postergou a missão por várias semanas.
Para possibilitar o resgate, uma cápsula mais antiga da SpaceX foi enviada e conseguiu cumprir com sucesso a tarefa de transporte. A operação foi concluída após a cápsula se acoplar à ISS no último domingo (16), levando a bordo quatro novos astronautas, representando os Estados Unidos, Japão e Rússia.