O cachorro Scooby, resgatado no fim de março em Fortaleza após ser encontrado em situação grave de maus-tratos, recebeu alta veterinária no último sábado (12) e agora vive em um novo lar. O animal, da raça poodle e com 14 anos de idade, foi adotado pela ativista Stefani Rodrigues, integrante do grupo Anjos da Proteção Animal (APA), responsável pelo resgate.
Scooby foi retirado de uma casa na Praia de Iracema no dia 27 de março, após denúncia anônima. A Polícia Militar encontrou o cão preso em um corredor, sem acesso a comida e água, coberto por cerca de três quilos de pelos sujos e endurecidos que impediam sua locomoção. Além disso, ele apresentava anemia, infestação por pulgas, carrapatos e miíase — infecção causada por larvas de mosca.
A tutora anterior, uma mulher de 45 anos, foi presa em flagrante e autuada pelo crime de maus-tratos. À polícia, alegou que o animal não era tosado porque era bravo e atacava os tosadores.
Durante o tratamento, Scooby passou por um processo delicado de tosa, feito manualmente com tesouras, em etapas, devido às lesões na pele. Em alguns momentos, foi necessário uso de anestesia para evitar dor e estresse no animal.
Agora sob os cuidados de Stefani, Scooby segue em recuperação. “Por conta da idade, a visão dele está afetada. Mas estamos controlando com colírio antibiótico. Fora isso, ele está ótimo. Ainda magrinho e sem muitas forças nas perninhas. Mas ele está bem! Um xodózinho”, contou a nova tutora.